Avaliação da concordância dos métodos de pesagem direta de alimentos em creches - São Paulo - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Ana Teresa Rodrigues
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Souza,José Maria Pacheco de, Philippi,Sonia Tucunduva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2003000300005
Resumo: Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada. Uma alimentação bem planejada pela creche deve fazer parte das metas do Estado e do município dentro de suas políticas públicas, havendo a necessidade da existência de métodos que avaliem, de forma rápida e simples, o consumo alimentar. OBJETIVO: Avaliar a concordância dos dados de consumo alimentar pelo "método da pesagem direta de alimentos-individual" e "método da pesagem direta de alimentos-total". MATERIAIS E MÉTODOS: Os dados foram obtidos em três creches pelos métodos "pesagem direta de alimentos-individual" e "pesagem direta de alimentos-total" servidos às crianças. Quantificou-se a porção em gramas dos alimentos, assim como as sobras alimentares. A comparação foi feita só por gramas (quantidade consumida). Utilizou-se o coeficiente de concordância de acordo com o Modelo de Lin e a metodologia descrita por Bland & Altman para a representação gráfica na comparação dos métodos. RESULTADOS: A concordância observada na comparação do "Método da pesagem direta de alimentos-individual" com "Método da pesagem direta de alimentos-total" foi de ro = 0,676. CONCLUSÃO: A comparação entre o "Método da pesagem direta de alimentos-individual" e o "Método da pesagem direta de alimentos-total" nas creches apresenta baixa concordância. Não se recomenda, portanto, a utilização do "Método da pesagem direta de alimentos-total" para avaliar o consumo alimentar das crianças em creches.
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