Compreensão das prescrições pediátricas de antimicrobianos em Unidades de Saúde em um município do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de epidemiologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2009000300016 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar a compreensão da prescrição de antimicrobianos por acompanhantes de crianças após consulta pediátrica, descrevendo seu perfil de prescrição em Unidades de Saúde, em um município do sul do Brasil. Trata-se de um delineamento transversal, no qual a população-alvo foram acompanhantes das crianças que tiveram prescrição de antimicrobianos (n = 209) entre maio e julho de 2007. Foi gerado um escore de compreensão (4-12 pontos) embasado em afirmativas corretas, incorretas ou ignoradas, relativas às informações da prescrição. A compreensão foi considerada adequada quando o valor do escore foi menor do que 6,5 pontos. Verificou-se que a escolaridade (p = 0,05), renda (p = 0,03), cor da pele (p = 0,007) do acompanhante e o tempo de consulta (p = 0,05) estiveram diretamente associados com a melhor compreensão da prescrição. A compreensão adequada representou 58,9% das prescrições. Os antimicrobianos mais prescritos foram a amoxicilina e a associação de sulfametoxazol/trimetoprima. Os resultados do estudo apontam a necessidade da padronização da informação escrita por prescritores e implantação de medidas educativas aos acompanhantes das crianças, tais como o fornecimento de orientações verbais e escritas quanto ao correto uso dos antimicrobianos. Assim, assegura-se uma melhor compreensão da prescrição, o que favorece o sucesso do tratamento, evitando também o fenômeno de resistência microbiana. |
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