Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignotti,Eliane
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Hacon,Sandra de Souza, Silva,Ageo Mario Cândido, Junger,Washington Leite, Castro,Hermano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400003
Resumo: INTRODUÇÃO: Na Amazônia é intensa a queima de biomassa decorrente do desmatamento nos meses de seca. No entanto, os efeitos à saúde humana decorrentes da poluição atmosférica derivada das queimadas são pouco estudados. OBJETIVOS: Descrever o método de seleção dos municípios prioritários, orientado pelos indicadores de morbidade e mortalidade por doenças respiratórias para o estudo da "avaliação do efeito das queimadas do desmatamento à saúde humana" na região da Amazônia. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo ecológico dos indicadores de morbidade hospitalar e mortalidade por doenças do aparelho respiratório em menores de cinco de idade no período de 2000 a 2004. Análise de: proporção de óbitos; taxa de internação e proporção de internações por doença do aparelho respiratório em menores de 5 anos para o cálculo dos escores e definição do ranking dos municípios. Foi considerada a localização geográfica dos municípios, tipo de bioma, estrutura da rede de serviços de saúde, número de habitantes, registros de dados ambientais prévios sobre poluentes atmosféricos e de dados meteorológicos. RESULTADOS: Foram selecionados os municípios de Alta Floresta e de Tangará da Serra no Estado de Mato Grosso para o desenvolvimento da pesquisa em razão destes alcançarem as piores classificações em termos de morbimortalidade. CONCLUSÃO: Os indicadores de saúde mostram consistência e orientam a análise integrada de saúde e ambiente.
id ABRASCO-1_bb054641228695cd106bc3ae023a3065
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2007000400003
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúdeEstudo ecológicoPoluição do arDoenças respiratóriasQueimadasAmazôniaINTRODUÇÃO: Na Amazônia é intensa a queima de biomassa decorrente do desmatamento nos meses de seca. No entanto, os efeitos à saúde humana decorrentes da poluição atmosférica derivada das queimadas são pouco estudados. OBJETIVOS: Descrever o método de seleção dos municípios prioritários, orientado pelos indicadores de morbidade e mortalidade por doenças respiratórias para o estudo da "avaliação do efeito das queimadas do desmatamento à saúde humana" na região da Amazônia. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo ecológico dos indicadores de morbidade hospitalar e mortalidade por doenças do aparelho respiratório em menores de cinco de idade no período de 2000 a 2004. Análise de: proporção de óbitos; taxa de internação e proporção de internações por doença do aparelho respiratório em menores de 5 anos para o cálculo dos escores e definição do ranking dos municípios. Foi considerada a localização geográfica dos municípios, tipo de bioma, estrutura da rede de serviços de saúde, número de habitantes, registros de dados ambientais prévios sobre poluentes atmosféricos e de dados meteorológicos. RESULTADOS: Foram selecionados os municípios de Alta Floresta e de Tangará da Serra no Estado de Mato Grosso para o desenvolvimento da pesquisa em razão destes alcançarem as piores classificações em termos de morbimortalidade. CONCLUSÃO: Os indicadores de saúde mostram consistência e orientam a análise integrada de saúde e ambiente.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400003Revista Brasileira de Epidemiologia v.10 n.4 2007reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2007000400003info:eu-repo/semantics/openAccessIgnotti,ElianeHacon,Sandra de SouzaSilva,Ageo Mario CândidoJunger,Washington LeiteCastro,Hermanopor2008-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2007000400003Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2008-01-11T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
title Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
spellingShingle Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
Ignotti,Eliane
Estudo ecológico
Poluição do ar
Doenças respiratórias
Queimadas
Amazônia
title_short Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
title_full Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
title_fullStr Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
title_full_unstemmed Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
title_sort Efeitos das queimadas na Amazônia: método de seleção dos municípios segundo indicadores de saúde
author Ignotti,Eliane
author_facet Ignotti,Eliane
Hacon,Sandra de Souza
Silva,Ageo Mario Cândido
Junger,Washington Leite
Castro,Hermano
author_role author
author2 Hacon,Sandra de Souza
Silva,Ageo Mario Cândido
Junger,Washington Leite
Castro,Hermano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignotti,Eliane
Hacon,Sandra de Souza
Silva,Ageo Mario Cândido
Junger,Washington Leite
Castro,Hermano
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo ecológico
Poluição do ar
Doenças respiratórias
Queimadas
Amazônia
topic Estudo ecológico
Poluição do ar
Doenças respiratórias
Queimadas
Amazônia
description INTRODUÇÃO: Na Amazônia é intensa a queima de biomassa decorrente do desmatamento nos meses de seca. No entanto, os efeitos à saúde humana decorrentes da poluição atmosférica derivada das queimadas são pouco estudados. OBJETIVOS: Descrever o método de seleção dos municípios prioritários, orientado pelos indicadores de morbidade e mortalidade por doenças respiratórias para o estudo da "avaliação do efeito das queimadas do desmatamento à saúde humana" na região da Amazônia. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo ecológico dos indicadores de morbidade hospitalar e mortalidade por doenças do aparelho respiratório em menores de cinco de idade no período de 2000 a 2004. Análise de: proporção de óbitos; taxa de internação e proporção de internações por doença do aparelho respiratório em menores de 5 anos para o cálculo dos escores e definição do ranking dos municípios. Foi considerada a localização geográfica dos municípios, tipo de bioma, estrutura da rede de serviços de saúde, número de habitantes, registros de dados ambientais prévios sobre poluentes atmosféricos e de dados meteorológicos. RESULTADOS: Foram selecionados os municípios de Alta Floresta e de Tangará da Serra no Estado de Mato Grosso para o desenvolvimento da pesquisa em razão destes alcançarem as piores classificações em termos de morbimortalidade. CONCLUSÃO: Os indicadores de saúde mostram consistência e orientam a análise integrada de saúde e ambiente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2007000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.10 n.4 2007
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212951164715008