Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó,Fernanda de Matos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carraro,Deborah Filippini, Cuervo,Maria Rita Macedo, Hagen,Martine Elisabeth Kienzle, Spiandorello,Wilson Paloschi, Pizzato,Alessandra Campani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000400010
Resumo: OBJETIVO: Verificar associações entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo caso-controle com mães de crianças com idade entre zero e cinco anos, moradoras da área de abrangência de uma unidade básica de saúde, no município de Porto Alegre. O cálculo de tamanho amostral foi estimado em 152 mães, sendo 76 mães com filhos em risco nutricional/desnutrição (casos) e 76 mães com filhos eutróficos (controles). Foram coletadas informações referentes à qualidade de vida das mães, medida através do instrumento da Organização Mundial da Saúde, e analisada a associação entre a qualidade de vida materna e o estado nutricional de seus filhos. RESULTADOS: Em relação ao domínio psíquico, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 5,4 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. No domínio ambiental, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 2,9 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. Em relação ao nível educacional, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 4,2 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. CONCLUSÕES: A baixa qualidade de vida materna mostrou-se associada ao risco nutricional/desnutrição infantil e pode ser um fator de risco para o estado nutricional dos filhos.
id ABRASCO-1_bd28ad20bf99ff345372dc32e0097e4b
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2011000400010
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhosTranstornos da nutrição infantilVigilância nutricionalFatores de riscoDesnutriçãoQualidade de vidaEstado nutricionalOBJETIVO: Verificar associações entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo caso-controle com mães de crianças com idade entre zero e cinco anos, moradoras da área de abrangência de uma unidade básica de saúde, no município de Porto Alegre. O cálculo de tamanho amostral foi estimado em 152 mães, sendo 76 mães com filhos em risco nutricional/desnutrição (casos) e 76 mães com filhos eutróficos (controles). Foram coletadas informações referentes à qualidade de vida das mães, medida através do instrumento da Organização Mundial da Saúde, e analisada a associação entre a qualidade de vida materna e o estado nutricional de seus filhos. RESULTADOS: Em relação ao domínio psíquico, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 5,4 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. No domínio ambiental, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 2,9 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. Em relação ao nível educacional, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 4,2 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. CONCLUSÕES: A baixa qualidade de vida materna mostrou-se associada ao risco nutricional/desnutrição infantil e pode ser um fator de risco para o estado nutricional dos filhos.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000400010Revista Brasileira de Epidemiologia v.14 n.4 2011reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2011000400010info:eu-repo/semantics/openAccessFeijó,Fernanda de MatosCarraro,Deborah FilippiniCuervo,Maria Rita MacedoHagen,Martine Elisabeth KienzleSpiandorello,Wilson PaloschiPizzato,Alessandra Campanipor2012-01-02T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2011000400010Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2012-01-02T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
title Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
spellingShingle Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
Feijó,Fernanda de Matos
Transtornos da nutrição infantil
Vigilância nutricional
Fatores de risco
Desnutrição
Qualidade de vida
Estado nutricional
title_short Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
title_full Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
title_fullStr Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
title_full_unstemmed Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
title_sort Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos
author Feijó,Fernanda de Matos
author_facet Feijó,Fernanda de Matos
Carraro,Deborah Filippini
Cuervo,Maria Rita Macedo
Hagen,Martine Elisabeth Kienzle
Spiandorello,Wilson Paloschi
Pizzato,Alessandra Campani
author_role author
author2 Carraro,Deborah Filippini
Cuervo,Maria Rita Macedo
Hagen,Martine Elisabeth Kienzle
Spiandorello,Wilson Paloschi
Pizzato,Alessandra Campani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó,Fernanda de Matos
Carraro,Deborah Filippini
Cuervo,Maria Rita Macedo
Hagen,Martine Elisabeth Kienzle
Spiandorello,Wilson Paloschi
Pizzato,Alessandra Campani
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da nutrição infantil
Vigilância nutricional
Fatores de risco
Desnutrição
Qualidade de vida
Estado nutricional
topic Transtornos da nutrição infantil
Vigilância nutricional
Fatores de risco
Desnutrição
Qualidade de vida
Estado nutricional
description OBJETIVO: Verificar associações entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo caso-controle com mães de crianças com idade entre zero e cinco anos, moradoras da área de abrangência de uma unidade básica de saúde, no município de Porto Alegre. O cálculo de tamanho amostral foi estimado em 152 mães, sendo 76 mães com filhos em risco nutricional/desnutrição (casos) e 76 mães com filhos eutróficos (controles). Foram coletadas informações referentes à qualidade de vida das mães, medida através do instrumento da Organização Mundial da Saúde, e analisada a associação entre a qualidade de vida materna e o estado nutricional de seus filhos. RESULTADOS: Em relação ao domínio psíquico, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 5,4 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. No domínio ambiental, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 2,9 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. Em relação ao nível educacional, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 4,2 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. CONCLUSÕES: A baixa qualidade de vida materna mostrou-se associada ao risco nutricional/desnutrição infantil e pode ser um fator de risco para o estado nutricional dos filhos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2011000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.14 n.4 2011
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212952533106688