Programas e campanhas de promoção da atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Marcos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Najar,Alberto Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000500022
Resumo: O incentivo à prática regular da atividade física vem sendo apontado como importante ação na área da saúde pública, o que vem ensejando iniciativas de larga abrangência populacional, na forma de programas e campanhas em prol de estilos de vida ativos. Neste artigo, fazemos reflexões sobre o processo de adesão à prática regular de atividades físicas e sobre as ações costumeiramente adotadas nesse sentido em programas de promoção da atividade física (especialmente Agita São Paulo e Programa de Educação e Saúde através do Exercício Físico e do Esporte). Identificamos que os objetivos, estratégias e avaliações dos programas enfocam o aumento do nível de atividade física da população e a ampliação de seus conhecimentos sobre os benefícios da atividade física. Tendo em vista a complexidade da adesão à prática de atividades físicas, apontamos a necessidade de se ampliar o número de variáveis sobre as quais devem repousar as ações e a avaliação dos programas. A nosso ver, além do quantitativo de pessoas fisicamente ativas, é preciso considerar variáveis como oferta, acessibilidade e qualidade de espaços para traduzir melhor o desempenho das ações adotadas, tornando mais consistentes a elaboração e a avaliação desses programas de promoção da atividade física de larga abrangência populacional.
id ABRASCO-2_053c02748ceec733f7df4d4a4a37bf1b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232005000500022
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Programas e campanhas de promoção da atividade físicaExercício físicoPolíticas públicasAdesãoO incentivo à prática regular da atividade física vem sendo apontado como importante ação na área da saúde pública, o que vem ensejando iniciativas de larga abrangência populacional, na forma de programas e campanhas em prol de estilos de vida ativos. Neste artigo, fazemos reflexões sobre o processo de adesão à prática regular de atividades físicas e sobre as ações costumeiramente adotadas nesse sentido em programas de promoção da atividade física (especialmente Agita São Paulo e Programa de Educação e Saúde através do Exercício Físico e do Esporte). Identificamos que os objetivos, estratégias e avaliações dos programas enfocam o aumento do nível de atividade física da população e a ampliação de seus conhecimentos sobre os benefícios da atividade física. Tendo em vista a complexidade da adesão à prática de atividades físicas, apontamos a necessidade de se ampliar o número de variáveis sobre as quais devem repousar as ações e a avaliação dos programas. A nosso ver, além do quantitativo de pessoas fisicamente ativas, é preciso considerar variáveis como oferta, acessibilidade e qualidade de espaços para traduzir melhor o desempenho das ações adotadas, tornando mais consistentes a elaboração e a avaliação desses programas de promoção da atividade física de larga abrangência populacional.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000500022Ciência & Saúde Coletiva v.10 suppl.0 2005reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232005000500022info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Marcos SantosNajar,Alberto Lopespor2006-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232005000500022Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2006-03-17T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas e campanhas de promoção da atividade física
title Programas e campanhas de promoção da atividade física
spellingShingle Programas e campanhas de promoção da atividade física
Ferreira,Marcos Santos
Exercício físico
Políticas públicas
Adesão
title_short Programas e campanhas de promoção da atividade física
title_full Programas e campanhas de promoção da atividade física
title_fullStr Programas e campanhas de promoção da atividade física
title_full_unstemmed Programas e campanhas de promoção da atividade física
title_sort Programas e campanhas de promoção da atividade física
author Ferreira,Marcos Santos
author_facet Ferreira,Marcos Santos
Najar,Alberto Lopes
author_role author
author2 Najar,Alberto Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Marcos Santos
Najar,Alberto Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício físico
Políticas públicas
Adesão
topic Exercício físico
Políticas públicas
Adesão
description O incentivo à prática regular da atividade física vem sendo apontado como importante ação na área da saúde pública, o que vem ensejando iniciativas de larga abrangência populacional, na forma de programas e campanhas em prol de estilos de vida ativos. Neste artigo, fazemos reflexões sobre o processo de adesão à prática regular de atividades físicas e sobre as ações costumeiramente adotadas nesse sentido em programas de promoção da atividade física (especialmente Agita São Paulo e Programa de Educação e Saúde através do Exercício Físico e do Esporte). Identificamos que os objetivos, estratégias e avaliações dos programas enfocam o aumento do nível de atividade física da população e a ampliação de seus conhecimentos sobre os benefícios da atividade física. Tendo em vista a complexidade da adesão à prática de atividades físicas, apontamos a necessidade de se ampliar o número de variáveis sobre as quais devem repousar as ações e a avaliação dos programas. A nosso ver, além do quantitativo de pessoas fisicamente ativas, é preciso considerar variáveis como oferta, acessibilidade e qualidade de espaços para traduzir melhor o desempenho das ações adotadas, tornando mais consistentes a elaboração e a avaliação desses programas de promoção da atividade física de larga abrangência populacional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000500022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000500022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232005000500022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.10 suppl.0 2005
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213025246609408