Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022 |
Resumo: | O objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho. |
id |
ABRASCO-2_099ebc0064bb8b05075057d3715bf47b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232004000100022 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamentalConceito de violênciaProfessorasEscolas públicas e particularesO objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022Ciência & Saúde Coletiva v.9 n.1 2004reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232004000100022info:eu-repo/semantics/openAccessRistum,MarilenaBastos,Ana Cecília de Sousapor2007-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232004000100022Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2007-06-05T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
title |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental Ristum,Marilena Conceito de violência Professoras Escolas públicas e particulares |
title_short |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
title_full |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
title_sort |
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental |
author |
Ristum,Marilena |
author_facet |
Ristum,Marilena Bastos,Ana Cecília de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Bastos,Ana Cecília de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ristum,Marilena Bastos,Ana Cecília de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de violência Professoras Escolas públicas e particulares |
topic |
Conceito de violência Professoras Escolas públicas e particulares |
description |
O objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232004000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.9 n.1 2004 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213024498974720 |