Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ristum,Marilena
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bastos,Ana Cecília de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022
Resumo: O objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho.
id ABRASCO-2_099ebc0064bb8b05075057d3715bf47b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232004000100022
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamentalConceito de violênciaProfessorasEscolas públicas e particularesO objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022Ciência & Saúde Coletiva v.9 n.1 2004reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232004000100022info:eu-repo/semantics/openAccessRistum,MarilenaBastos,Ana Cecília de Sousapor2007-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232004000100022Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2007-06-05T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
title Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
spellingShingle Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
Ristum,Marilena
Conceito de violência
Professoras
Escolas públicas e particulares
title_short Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
title_full Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
title_fullStr Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
title_sort Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental
author Ristum,Marilena
author_facet Ristum,Marilena
Bastos,Ana Cecília de Sousa
author_role author
author2 Bastos,Ana Cecília de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ristum,Marilena
Bastos,Ana Cecília de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de violência
Professoras
Escolas públicas e particulares
topic Conceito de violência
Professoras
Escolas públicas e particulares
description O objetivo principal foi descrever e contextualizar o conceito de violência de professoras do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, comparar os resultados obtidos com professoras de escolas públicas com os de escolas particulares. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com 47 professoras de quatro escolas, duas públicas e duas particulares. Um Sistema de Categorias, extraído dos dados, permitiu descrever e contextualizar o conceito de violência que, de acordo com os resultados, se caracteriza, preponderantemente, pelas classes violência de delinqüência e estrutural; pelas modalidades violência de marginais, escolar e familiar; pelas formas agressão física, assalto e agressão verbal. As diferenças entre professoras de escolas públicas e particulares foram relacionadas a características de seus ambientes de trabalho.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232004000100022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.9 n.1 2004
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213024498974720