Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200509 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações da violência entre pares no contexto escolar, do clima escolar e da percepção dos contextos de desenvolvimento no bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes. A amostra é composta por 910 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de 27 escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais do Ceará. Trata-se de um estudo transversal quantitativo que utilizou os instrumentos escala de vitimização e agressão entre pares e de clima escolar; três índices de percepção dos contextos de desenvolvimento (casa, escola, bairro); três escalas de bem-estar (satisfação com a vida para estudantes, índice de bem-estar pessoal e item único de satisfação com a vida) para coleta de dados. Os dados passaram por análise de variância multivariada com nível de significância não superior a 0,01. Os resultados indicam que a tipologia bullying, isoladamente ou em interação com as variáveis analisadas, é a que mais impacto exerce sobre o bem-estar da população estudada, sendo os envolvidos os que apresentam as menores médias de bem-estar. Níveis baixos de percepção dos contextos casa, escola, bairro, e do clima escolar, bem como estudar em escola pública e/ou morar em zona rural, estão igualmente associados a bem-estar subjetivo baixo. |
id |
ABRASCO-2_0f55c49699a103aa9a5ce55e2b861fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232019000200509 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estarViolênciaBullyingQualidade de vidaCriançaAdolescenteResumo O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações da violência entre pares no contexto escolar, do clima escolar e da percepção dos contextos de desenvolvimento no bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes. A amostra é composta por 910 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de 27 escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais do Ceará. Trata-se de um estudo transversal quantitativo que utilizou os instrumentos escala de vitimização e agressão entre pares e de clima escolar; três índices de percepção dos contextos de desenvolvimento (casa, escola, bairro); três escalas de bem-estar (satisfação com a vida para estudantes, índice de bem-estar pessoal e item único de satisfação com a vida) para coleta de dados. Os dados passaram por análise de variância multivariada com nível de significância não superior a 0,01. Os resultados indicam que a tipologia bullying, isoladamente ou em interação com as variáveis analisadas, é a que mais impacto exerce sobre o bem-estar da população estudada, sendo os envolvidos os que apresentam as menores médias de bem-estar. Níveis baixos de percepção dos contextos casa, escola, bairro, e do clima escolar, bem como estudar em escola pública e/ou morar em zona rural, estão igualmente associados a bem-estar subjetivo baixo.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200509Ciência & Saúde Coletiva v.24 n.2 2019reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232018242.01302017info:eu-repo/semantics/openAccessAlcantara,Stefania Carneiro deGonzález-Carrasco,MònicaMontserrat,CarmeCasas,FerranViñas-Poch,FerranAbreu,Desirée Pereira depor2019-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232019000200509Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2019-01-29T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
title |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
spellingShingle |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar Alcantara,Stefania Carneiro de Violência Bullying Qualidade de vida Criança Adolescente |
title_short |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
title_full |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
title_fullStr |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
title_full_unstemmed |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
title_sort |
Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar |
author |
Alcantara,Stefania Carneiro de |
author_facet |
Alcantara,Stefania Carneiro de González-Carrasco,Mònica Montserrat,Carme Casas,Ferran Viñas-Poch,Ferran Abreu,Desirée Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
González-Carrasco,Mònica Montserrat,Carme Casas,Ferran Viñas-Poch,Ferran Abreu,Desirée Pereira de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcantara,Stefania Carneiro de González-Carrasco,Mònica Montserrat,Carme Casas,Ferran Viñas-Poch,Ferran Abreu,Desirée Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Bullying Qualidade de vida Criança Adolescente |
topic |
Violência Bullying Qualidade de vida Criança Adolescente |
description |
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações da violência entre pares no contexto escolar, do clima escolar e da percepção dos contextos de desenvolvimento no bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes. A amostra é composta por 910 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de 27 escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais do Ceará. Trata-se de um estudo transversal quantitativo que utilizou os instrumentos escala de vitimização e agressão entre pares e de clima escolar; três índices de percepção dos contextos de desenvolvimento (casa, escola, bairro); três escalas de bem-estar (satisfação com a vida para estudantes, índice de bem-estar pessoal e item único de satisfação com a vida) para coleta de dados. Os dados passaram por análise de variância multivariada com nível de significância não superior a 0,01. Os resultados indicam que a tipologia bullying, isoladamente ou em interação com as variáveis analisadas, é a que mais impacto exerce sobre o bem-estar da população estudada, sendo os envolvidos os que apresentam as menores médias de bem-estar. Níveis baixos de percepção dos contextos casa, escola, bairro, e do clima escolar, bem como estudar em escola pública e/ou morar em zona rural, estão igualmente associados a bem-estar subjetivo baixo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200509 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232018242.01302017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.24 n.2 2019 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213043105955840 |