Contribuições epistemológicas/metodológicas para o fortalecimento de uma (cons)ciência emancipadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014001004103 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise reflexiva-crítica acerca da trajetória de elaboração, sistematização e comunicação dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em parceria com universidades, movimentos sociais e sujeitos dos territórios estudados. Para tanto, adota como eixo condutor analítico o processo de produção compartilhada de conhecimentos, tanto no âmbito epistêmico-metodológico como em relação à sua destinação social. Como metodologia, adotou-se o Estudo de Caso, precedido do uso de grupos focais e entrevistas em profundidade como técnicas. Para a análise do material qualitativo, adotou-se a Análise de Discurso em conformidade com os pressupostos da Hermenêutica de Profundidade. Os resultados são apresentados em dois momentos. No primeiro, discutem-se novas possibilidades para uma reorientação paradigmática a partir de uma interlocução permanente e processual com o campo empírico e seus diferentes contextos e atores. No segundo, analisa na dimensão praxiológica as distintas formas de apropriação do conhecimento produzido em diálogo com movimentos sociais e sujeitos dos territórios estudados. Conclui apontando caminhos alternativos e inovadores para uma prática acadêmica edificante, solidária e sensível às demandas das populações mais vulneráveis. |
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