Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slomp Junior,Helvo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Feuerwerker,Laura Camargo Macruz, Land,Marcelo Gerardin Poirot
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200537
Resumo: Pesquisa que teve como objetivo geral compreender as possibilidades de contribuição da homeopatia na construção de projetos terapêuticos cuidadores, em oficinas multiprofissionais de educação permanente em saúde, no contexto da atenção básica. Como analisadores foram escolhidos os incômodos que os trabalhadores da saúde manifestaram com relação ao seu processo de trabalho e a emergência, nos primeiros encontros com as equipes, do tema da educação em saúde, que motivou a produção deste artigo. Discute-se o território existencial “ser profissional de saúde” como sendo instituído a partir de uma concepção de educação como referente significante, e de certa missão intervencionista como valor transcendente. Observou-se ao longo das oficinas um esvaecimento da importância do tema da educação em saúde, por vezes até desaparecendo das discussões, na medida em que os projetos terapêuticos cuidadores se constituíam. Conclui-se que tal esvaecimento consistiu em um processo de desterritorialização no sentido de uma pactuação com o usuário, tido ao final como um interlocutor válido; e que o cuidado ultrapassa a dimensão estritamente pedagógica.
id ABRASCO-2_5601ee3091dde9bb8d4e67aa40f87be7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232015000200537
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógicaEducação permanente em saúdeEducação em saúdeProjeto terapêuticoPesquisa que teve como objetivo geral compreender as possibilidades de contribuição da homeopatia na construção de projetos terapêuticos cuidadores, em oficinas multiprofissionais de educação permanente em saúde, no contexto da atenção básica. Como analisadores foram escolhidos os incômodos que os trabalhadores da saúde manifestaram com relação ao seu processo de trabalho e a emergência, nos primeiros encontros com as equipes, do tema da educação em saúde, que motivou a produção deste artigo. Discute-se o território existencial “ser profissional de saúde” como sendo instituído a partir de uma concepção de educação como referente significante, e de certa missão intervencionista como valor transcendente. Observou-se ao longo das oficinas um esvaecimento da importância do tema da educação em saúde, por vezes até desaparecendo das discussões, na medida em que os projetos terapêuticos cuidadores se constituíam. Conclui-se que tal esvaecimento consistiu em um processo de desterritorialização no sentido de uma pactuação com o usuário, tido ao final como um interlocutor válido; e que o cuidado ultrapassa a dimensão estritamente pedagógica.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200537Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.2 2015reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232015202.00512014info:eu-repo/semantics/openAccessSlomp Junior,HelvoFeuerwerker,Laura Camargo MacruzLand,Marcelo Gerardin Poirotpor2016-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232015000200537Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2016-02-16T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
title Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
spellingShingle Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
Slomp Junior,Helvo
Educação permanente em saúde
Educação em saúde
Projeto terapêutico
title_short Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
title_full Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
title_fullStr Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
title_full_unstemmed Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
title_sort Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica
author Slomp Junior,Helvo
author_facet Slomp Junior,Helvo
Feuerwerker,Laura Camargo Macruz
Land,Marcelo Gerardin Poirot
author_role author
author2 Feuerwerker,Laura Camargo Macruz
Land,Marcelo Gerardin Poirot
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slomp Junior,Helvo
Feuerwerker,Laura Camargo Macruz
Land,Marcelo Gerardin Poirot
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente em saúde
Educação em saúde
Projeto terapêutico
topic Educação permanente em saúde
Educação em saúde
Projeto terapêutico
description Pesquisa que teve como objetivo geral compreender as possibilidades de contribuição da homeopatia na construção de projetos terapêuticos cuidadores, em oficinas multiprofissionais de educação permanente em saúde, no contexto da atenção básica. Como analisadores foram escolhidos os incômodos que os trabalhadores da saúde manifestaram com relação ao seu processo de trabalho e a emergência, nos primeiros encontros com as equipes, do tema da educação em saúde, que motivou a produção deste artigo. Discute-se o território existencial “ser profissional de saúde” como sendo instituído a partir de uma concepção de educação como referente significante, e de certa missão intervencionista como valor transcendente. Observou-se ao longo das oficinas um esvaecimento da importância do tema da educação em saúde, por vezes até desaparecendo das discussões, na medida em que os projetos terapêuticos cuidadores se constituíam. Conclui-se que tal esvaecimento consistiu em um processo de desterritorialização no sentido de uma pactuação com o usuário, tido ao final como um interlocutor válido; e que o cuidado ultrapassa a dimensão estritamente pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200537
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232015202.00512014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.2 2015
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213036757876736