Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073 |
Resumo: | Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo. |
id |
ABRASCO-2_5f755bed1ce88c942464685cc9cb12cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232018000100073 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileiraAvaliação educacionalEducação médicaDocentes de medicinaAprendizagem baseada em problemasResumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.1 2018reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232018231.21342017info:eu-repo/semantics/openAccessBelfor,Jiulyanne AndradeSena,Iuri SilvaSilva,Dyone Karla Barbosa daLopes,Bruno Rafael da SilvaKoga Júnior,MárioSantos,Bráulio Érison França dospor2017-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232018000100073Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2017-12-19T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
title |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
spellingShingle |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira Belfor,Jiulyanne Andrade Avaliação educacional Educação médica Docentes de medicina Aprendizagem baseada em problemas |
title_short |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
title_full |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
title_fullStr |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
title_full_unstemmed |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
title_sort |
Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira |
author |
Belfor,Jiulyanne Andrade |
author_facet |
Belfor,Jiulyanne Andrade Sena,Iuri Silva Silva,Dyone Karla Barbosa da Lopes,Bruno Rafael da Silva Koga Júnior,Mário Santos,Bráulio Érison França dos |
author_role |
author |
author2 |
Sena,Iuri Silva Silva,Dyone Karla Barbosa da Lopes,Bruno Rafael da Silva Koga Júnior,Mário Santos,Bráulio Érison França dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belfor,Jiulyanne Andrade Sena,Iuri Silva Silva,Dyone Karla Barbosa da Lopes,Bruno Rafael da Silva Koga Júnior,Mário Santos,Bráulio Érison França dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação médica Docentes de medicina Aprendizagem baseada em problemas |
topic |
Avaliação educacional Educação médica Docentes de medicina Aprendizagem baseada em problemas |
description |
Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232018231.21342017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.1 2018 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213041368465408 |