Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belfor,Jiulyanne Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sena,Iuri Silva, Silva,Dyone Karla Barbosa da, Lopes,Bruno Rafael da Silva, Koga Júnior,Mário, Santos,Bráulio Érison França dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073
Resumo: Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo.
id ABRASCO-2_5f755bed1ce88c942464685cc9cb12cf
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232018000100073
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileiraAvaliação educacionalEducação médicaDocentes de medicinaAprendizagem baseada em problemasResumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.1 2018reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232018231.21342017info:eu-repo/semantics/openAccessBelfor,Jiulyanne AndradeSena,Iuri SilvaSilva,Dyone Karla Barbosa daLopes,Bruno Rafael da SilvaKoga Júnior,MárioSantos,Bráulio Érison França dospor2017-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232018000100073Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2017-12-19T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
title Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
spellingShingle Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
Belfor,Jiulyanne Andrade
Avaliação educacional
Educação médica
Docentes de medicina
Aprendizagem baseada em problemas
title_short Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
title_full Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
title_fullStr Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
title_full_unstemmed Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
title_sort Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira
author Belfor,Jiulyanne Andrade
author_facet Belfor,Jiulyanne Andrade
Sena,Iuri Silva
Silva,Dyone Karla Barbosa da
Lopes,Bruno Rafael da Silva
Koga Júnior,Mário
Santos,Bráulio Érison França dos
author_role author
author2 Sena,Iuri Silva
Silva,Dyone Karla Barbosa da
Lopes,Bruno Rafael da Silva
Koga Júnior,Mário
Santos,Bráulio Érison França dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belfor,Jiulyanne Andrade
Sena,Iuri Silva
Silva,Dyone Karla Barbosa da
Lopes,Bruno Rafael da Silva
Koga Júnior,Mário
Santos,Bráulio Érison França dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação médica
Docentes de medicina
Aprendizagem baseada em problemas
topic Avaliação educacional
Educação médica
Docentes de medicina
Aprendizagem baseada em problemas
description Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação médica valorizam as metodologias ativas de ensino e a aplicação de novas competências pedagógicas no cenário atual. Nesse contexto, considera-se que a avaliação dos docentes pelos alunos constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ensino. Assim, objetivou-se identificar percepções discentes acerca das competências de docentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, por meio de pesquisa transversal e qualitativa a partir de 4 sessões de grupos focais, das quais participaram 28 alunos voluntários da primeira, segunda e terceira séries. As sessões foram gravadas e o conteúdo foi analisado em duas etapas, utilizando a plataforma Wordle.net e a técnica de Bardin. Os grupos focais discutiram cinco principais temas: competências pedagógicas dos docentes; planejamento acadêmico; avaliação das competências dos docentes pelos discentes; integração teoria-prática e processo ensino-aprendizagem. De forma geral, observou-se que todos os alunos apresentaram ideias semelhantes, porém os das séries mais avançadas demonstraram maior domínio sobre os temas. Destacaram-se a necessidade de aprimorar aspectos essenciais para a formação médica e a importância da avaliação constante desse processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232018231.21342017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.23 n.1 2018
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213041368465408