Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Ana Maria Aranha Magalhães
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Kátia Silveira da, Bonan,Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800018
Resumo: A segunda metade do século vinte assistiu ao crescimento de entidades que refletiam a mobilização da sociedade civil para uma participação mais efetiva nas questões de interesse público e de cunho social. Desta forma surgiram as organizações não governamentais (ONG) que ganharam espaço como parceiros dos setores públicos e privados para a atuação em diferentes áreas, entre elas a saúde. Baseado em uma revisão da literatura, este trabalho teve como objetivo conhecer o status do conhecimento científico sobre a participação das ONG na saúde da criança e a partir da identificação e classificação de suas atividades, observar se esta atuação tem se compatibilizado com a agenda desse campo. A análise das publicações considerou a procedência dos autores, o periódico, os objetivos, a origem e o local de atuação das ONG e a procedência dos recursos aplicados nos projetos desenvolvidos. A natureza das atividades variou de acordo com o grau de desenvolvimento da região onde as ONG atuavam e os temas, parceria entre órgãos de governo e terceiro setor, sustentabilidade e impacto das ações nas comunidades beneficiárias foram os principais tópicos destacados pelos autores. Concluiu-se que as questões estão apenas se esboçando e que o impacto das intervenções das ONG na área da saúde da criança é um campo de conhecimento a ser explorado.
id ABRASCO-2_5fceb21ccfdbdb9c7d82b88c70be0b79
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232011000800018
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literaturaONGSaúdeCriançaA segunda metade do século vinte assistiu ao crescimento de entidades que refletiam a mobilização da sociedade civil para uma participação mais efetiva nas questões de interesse público e de cunho social. Desta forma surgiram as organizações não governamentais (ONG) que ganharam espaço como parceiros dos setores públicos e privados para a atuação em diferentes áreas, entre elas a saúde. Baseado em uma revisão da literatura, este trabalho teve como objetivo conhecer o status do conhecimento científico sobre a participação das ONG na saúde da criança e a partir da identificação e classificação de suas atividades, observar se esta atuação tem se compatibilizado com a agenda desse campo. A análise das publicações considerou a procedência dos autores, o periódico, os objetivos, a origem e o local de atuação das ONG e a procedência dos recursos aplicados nos projetos desenvolvidos. A natureza das atividades variou de acordo com o grau de desenvolvimento da região onde as ONG atuavam e os temas, parceria entre órgãos de governo e terceiro setor, sustentabilidade e impacto das ações nas comunidades beneficiárias foram os principais tópicos destacados pelos autores. Concluiu-se que as questões estão apenas se esboçando e que o impacto das intervenções das ONG na área da saúde da criança é um campo de conhecimento a ser explorado.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800018Ciência & Saúde Coletiva v.16 n.7 2011reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232011000800018info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Ana Maria Aranha MagalhãesSilva,Kátia Silveira daBonan,Cláudiapor2011-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232011000800018Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2011-07-21T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
title Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
spellingShingle Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
Costa,Ana Maria Aranha Magalhães
ONG
Saúde
Criança
title_short Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
title_full Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
title_fullStr Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
title_full_unstemmed Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
title_sort Organizações Não Governamentais na área da Saúde da Criança - revisão da literatura
author Costa,Ana Maria Aranha Magalhães
author_facet Costa,Ana Maria Aranha Magalhães
Silva,Kátia Silveira da
Bonan,Cláudia
author_role author
author2 Silva,Kátia Silveira da
Bonan,Cláudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Ana Maria Aranha Magalhães
Silva,Kátia Silveira da
Bonan,Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv ONG
Saúde
Criança
topic ONG
Saúde
Criança
description A segunda metade do século vinte assistiu ao crescimento de entidades que refletiam a mobilização da sociedade civil para uma participação mais efetiva nas questões de interesse público e de cunho social. Desta forma surgiram as organizações não governamentais (ONG) que ganharam espaço como parceiros dos setores públicos e privados para a atuação em diferentes áreas, entre elas a saúde. Baseado em uma revisão da literatura, este trabalho teve como objetivo conhecer o status do conhecimento científico sobre a participação das ONG na saúde da criança e a partir da identificação e classificação de suas atividades, observar se esta atuação tem se compatibilizado com a agenda desse campo. A análise das publicações considerou a procedência dos autores, o periódico, os objetivos, a origem e o local de atuação das ONG e a procedência dos recursos aplicados nos projetos desenvolvidos. A natureza das atividades variou de acordo com o grau de desenvolvimento da região onde as ONG atuavam e os temas, parceria entre órgãos de governo e terceiro setor, sustentabilidade e impacto das ações nas comunidades beneficiárias foram os principais tópicos destacados pelos autores. Concluiu-se que as questões estão apenas se esboçando e que o impacto das intervenções das ONG na área da saúde da criança é um campo de conhecimento a ser explorado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232011000800018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.16 n.7 2011
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213031319961600