Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Jacqueline Soares de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida,Ana Paula Gonçalves de, Brandão,Patrícia Martins Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700054
Resumo: O objetivo do estudo é demonstrar os efeitos do método Ai Chi como forma alternativa de abordagem hidroterapêutica em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica. Foram estudados dez pacientes; quatro fizeram parte do grupo experimento e cinco, do grupo controle, com uma desistência. As pacientes foram avaliadas através do Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF) e da Escala de Intensidade e Índice de dor nos Pontos Sensíveis. Foram realizadas duas avaliações, uma antes e outra após o tratamento. As pacientes foram submetidas a dez sessões do método Ai Chi, com duração de quarenta minutos. Houve melhora na intensidade da dor, de acordo com a escala da intensidade de dor nos pontos sensíveis, após a intervenção; já a qualidade de vida manteve-se sem alteração. Na qualidade de vida, observou-se que os grupos obtiveram resultados semelhantes; isso se deve ao fato que as pacientes não apresentaram melhora no seu estado depressivo. No índice dos pontos sensíveis, verificou-se diferença entre os grupos. A explicação para essa diferença deve-se possivelmente aos benefícios da imersão em água aquecida e aos efeitos do método Ai Chi. Não houve diferença significativa entre os grupos, o que pode ser atribuído às limitações do estudo. Desta forma, torna-se relevante a realização de novos estudos referentes à aplicação do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica.
id ABRASCO-2_6992df7d88ad0a23ca000bc95f036360
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232010000700054
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgicaSíndrome fibromiálgicaMétodo Ai ChiFisioterapia aquáticaO objetivo do estudo é demonstrar os efeitos do método Ai Chi como forma alternativa de abordagem hidroterapêutica em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica. Foram estudados dez pacientes; quatro fizeram parte do grupo experimento e cinco, do grupo controle, com uma desistência. As pacientes foram avaliadas através do Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF) e da Escala de Intensidade e Índice de dor nos Pontos Sensíveis. Foram realizadas duas avaliações, uma antes e outra após o tratamento. As pacientes foram submetidas a dez sessões do método Ai Chi, com duração de quarenta minutos. Houve melhora na intensidade da dor, de acordo com a escala da intensidade de dor nos pontos sensíveis, após a intervenção; já a qualidade de vida manteve-se sem alteração. Na qualidade de vida, observou-se que os grupos obtiveram resultados semelhantes; isso se deve ao fato que as pacientes não apresentaram melhora no seu estado depressivo. No índice dos pontos sensíveis, verificou-se diferença entre os grupos. A explicação para essa diferença deve-se possivelmente aos benefícios da imersão em água aquecida e aos efeitos do método Ai Chi. Não houve diferença significativa entre os grupos, o que pode ser atribuído às limitações do estudo. Desta forma, torna-se relevante a realização de novos estudos referentes à aplicação do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700054Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232010000700054info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Jacqueline Soares deAlmeida,Ana Paula Gonçalves deBrandão,Patrícia Martins Carvalhopor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232010000700054Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2010-07-08T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
title Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
spellingShingle Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
Santana,Jacqueline Soares de
Síndrome fibromiálgica
Método Ai Chi
Fisioterapia aquática
title_short Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
title_full Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
title_fullStr Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
title_full_unstemmed Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
title_sort Os efeitos do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica
author Santana,Jacqueline Soares de
author_facet Santana,Jacqueline Soares de
Almeida,Ana Paula Gonçalves de
Brandão,Patrícia Martins Carvalho
author_role author
author2 Almeida,Ana Paula Gonçalves de
Brandão,Patrícia Martins Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Jacqueline Soares de
Almeida,Ana Paula Gonçalves de
Brandão,Patrícia Martins Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome fibromiálgica
Método Ai Chi
Fisioterapia aquática
topic Síndrome fibromiálgica
Método Ai Chi
Fisioterapia aquática
description O objetivo do estudo é demonstrar os efeitos do método Ai Chi como forma alternativa de abordagem hidroterapêutica em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica. Foram estudados dez pacientes; quatro fizeram parte do grupo experimento e cinco, do grupo controle, com uma desistência. As pacientes foram avaliadas através do Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF) e da Escala de Intensidade e Índice de dor nos Pontos Sensíveis. Foram realizadas duas avaliações, uma antes e outra após o tratamento. As pacientes foram submetidas a dez sessões do método Ai Chi, com duração de quarenta minutos. Houve melhora na intensidade da dor, de acordo com a escala da intensidade de dor nos pontos sensíveis, após a intervenção; já a qualidade de vida manteve-se sem alteração. Na qualidade de vida, observou-se que os grupos obtiveram resultados semelhantes; isso se deve ao fato que as pacientes não apresentaram melhora no seu estado depressivo. No índice dos pontos sensíveis, verificou-se diferença entre os grupos. A explicação para essa diferença deve-se possivelmente aos benefícios da imersão em água aquecida e aos efeitos do método Ai Chi. Não houve diferença significativa entre os grupos, o que pode ser atribuído às limitações do estudo. Desta forma, torna-se relevante a realização de novos estudos referentes à aplicação do método Ai Chi em pacientes portadoras da síndrome fibromiálgica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700054
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232010000700054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213029580374016