O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronzani,Telmo Mota
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva,Cristiane de Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100007
Resumo: OBJETIVO: Analisar a percepção dos profissionais de saúde, gestores e usuários sobre o Programa Saúde da Família (PSF) de dois municípios de Minas Gerais, Brasil. METODOLOGIA: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais e gestores com os temas: formação profissional, objetivos do PSF, equipes e dificuldades do programa no município. Foi utilizado um questionário estruturado, usando como critério de inclusão o sorteio de domicílios cadastrados em quatro unidades dos municípios. RESULTADOS: Os profissionais relataram que: os atributos pessoais de seus membros são o requisito para uma boa equipe; há insatisfação com a organização do PSF; a prevenção é o principal objetivo do PSF. Os gestores destacaram que o maior benefício do PSF é a intervenção junto às famílias. Citaram também a educação, a assistência e a promoção da saúde como pontos importantes do PSF. Os usuários revelaram que: o agente de saúde representa a categoria profissional de maior destaque; a presença de especialistas no PSF é necessária; a maior parte dos entrevistados não participa de atividade extra-consulta; o serviço especializado é preferível ao PSF. CONCLUSÃO: Os envollvidos na proposta do PSF têm expectativas diferentes quanto à estratégia, o que pode afetar a efetividade do serviço.
id ABRASCO-2_6b8fa8813a635aa775e7627f93e52480
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232008000100007
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuáriosSaúde da famíliaProfissionais de saúdeGestoresUsuáriosOBJETIVO: Analisar a percepção dos profissionais de saúde, gestores e usuários sobre o Programa Saúde da Família (PSF) de dois municípios de Minas Gerais, Brasil. METODOLOGIA: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais e gestores com os temas: formação profissional, objetivos do PSF, equipes e dificuldades do programa no município. Foi utilizado um questionário estruturado, usando como critério de inclusão o sorteio de domicílios cadastrados em quatro unidades dos municípios. RESULTADOS: Os profissionais relataram que: os atributos pessoais de seus membros são o requisito para uma boa equipe; há insatisfação com a organização do PSF; a prevenção é o principal objetivo do PSF. Os gestores destacaram que o maior benefício do PSF é a intervenção junto às famílias. Citaram também a educação, a assistência e a promoção da saúde como pontos importantes do PSF. Os usuários revelaram que: o agente de saúde representa a categoria profissional de maior destaque; a presença de especialistas no PSF é necessária; a maior parte dos entrevistados não participa de atividade extra-consulta; o serviço especializado é preferível ao PSF. CONCLUSÃO: Os envollvidos na proposta do PSF têm expectativas diferentes quanto à estratégia, o que pode afetar a efetividade do serviço.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100007Ciência & Saúde Coletiva v.13 n.1 2008reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232008000100007info:eu-repo/semantics/openAccessRonzani,Telmo MotaSilva,Cristiane de Mesquitapor2008-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232008000100007Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2008-01-15T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
title O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
spellingShingle O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
Ronzani,Telmo Mota
Saúde da família
Profissionais de saúde
Gestores
Usuários
title_short O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
title_full O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
title_fullStr O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
title_full_unstemmed O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
title_sort O Programa Saúde da Família segundo profissionais de saúde, gestores e usuários
author Ronzani,Telmo Mota
author_facet Ronzani,Telmo Mota
Silva,Cristiane de Mesquita
author_role author
author2 Silva,Cristiane de Mesquita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronzani,Telmo Mota
Silva,Cristiane de Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
Profissionais de saúde
Gestores
Usuários
topic Saúde da família
Profissionais de saúde
Gestores
Usuários
description OBJETIVO: Analisar a percepção dos profissionais de saúde, gestores e usuários sobre o Programa Saúde da Família (PSF) de dois municípios de Minas Gerais, Brasil. METODOLOGIA: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais e gestores com os temas: formação profissional, objetivos do PSF, equipes e dificuldades do programa no município. Foi utilizado um questionário estruturado, usando como critério de inclusão o sorteio de domicílios cadastrados em quatro unidades dos municípios. RESULTADOS: Os profissionais relataram que: os atributos pessoais de seus membros são o requisito para uma boa equipe; há insatisfação com a organização do PSF; a prevenção é o principal objetivo do PSF. Os gestores destacaram que o maior benefício do PSF é a intervenção junto às famílias. Citaram também a educação, a assistência e a promoção da saúde como pontos importantes do PSF. Os usuários revelaram que: o agente de saúde representa a categoria profissional de maior destaque; a presença de especialistas no PSF é necessária; a maior parte dos entrevistados não participa de atividade extra-consulta; o serviço especializado é preferível ao PSF. CONCLUSÃO: Os envollvidos na proposta do PSF têm expectativas diferentes quanto à estratégia, o que pode afetar a efetividade do serviço.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232008000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.13 n.1 2008
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213026421014529