Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra,Eveline Pinheiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Torres,Cibele Almeida, Pinheiro,Patrícia Neyva Costa, Alves,Maria Dalva Santos, Barroso,Maria Grasiela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700092
Resumo: As ações de promoção da saúde voltadas para o grupo de adolescentes devem contemplar a saúde sexual e reprodutiva, levando em consideração as dúvidas acerca da temática abordada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de investigar a sexualidade de adolescentes do sexo masculino com a implementação do círculo de cultura como ação educativa na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Foi realizada numa escola pública em Fortaleza (CE), com dez meninos entre catorze e dezesseis anos, no período de agosto a novembro de 2007. Adotou-se o círculo de cultura, pedagogia freireana dialógica, como percurso metodológico. Observou-se que os meninos associam o sexo à sexualidade de forma predominante e que tinham pouca compreensão das vulnerabilidades a que estavam expostos numa prática sexual desprotegida, uma vez que demonstraram ser incentivados precocemente ao início da vida sexual, muitas vezes sem reflexão prévia de suas possíveis consequências. Evidenciou-se a necessidade de ações educativas, como o círculo de cultura, que propiciam ao jovem expor suas dúvidas e conhecer os meios de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como também capacitá-los a repensar condutas a fim de alcançar melhor qualidade de vida em sua sexualidade.
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