Qualidade de vida de professores de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koetz,Lydia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rempel,Claudete, Périco,Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000400015
Resumo: Qualidade de vida é a percepção dos sujeitos sobre sua posição perante a sociedade, permeada por sua cultura, valores e cotidiano e com vistas a seu objetivo e expectativas de vida e as formas de pensar sobre sua vida. O estudo investigou a qualidade de vida de docentes de instituições de ensino superior comunitárias não confessionais, com mais de 40 anos de atuação e com mais de dez mil alunos no Rio Grande do Sul. A pesquisa, com perfil quali-quantitativo e de corte transversal, ocorreu em agosto e setembro de 2011, através de um questionário de perfil profissional e do questionário WHOQOL-bref. Participaram 203 professores, perfazendo 17% do total de docentes das três instituições analisadas. Quando analisado o índice de qualidade de vida de acordo com a titulação dos docentes, os 22 especialistas apresentam o maior escore no domínio psicológico (72,1 ± 3,1) e o menor no domínio social (69,3 ± 4,4), entre os 125 mestres e os 43 doutores os maiores escores foram no domínio físico (74,8 ± 1,3 e 75,7 ± 2,1 respectivamente) e os menores no domínio ambiental (69,4 ± 1,0 e 70,8 ± 1,8 respectivamente). Conclui-se que o índice de qualidade de vida dos docentes foi enquadrado como bom em todos os domínios analisados e sem diferença estatística significativa entre eles.
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