Ambiente domiciliar e alterações do desenvolvimento em crianças de comunidade da periferia de São Luís - MA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011001100023 |
Resumo: | Na primeira infância, os principais vínculos da criança são estabelecidos no ambiente doméstico. Este é fundamental quanto à oferta de estímulos que podem influenciar seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o ambiente domiciliar de crianças de 2 anos de idade, quanto à oferta de estímulos e à sua relação com suspeitas de atrasos de desenvolvimento, realizou-se estudo transversal, em comunidade de baixa renda na periferia de São Luis. Calculou-se amostra aleatória de 176 crianças de 2 anos de idade cadastradas em unidades de saúde da comunidade. Utilizaram-se dois instrumentos validados: o Inventory Home (medida de estímulos domiciliares) e a Gesell Scale (medida de desenvolvimento). Os dados foram coletados nas próprias casas. Foram realizadas regressões logísticas tendo como variáveis resposta o HOME (baixo ou médio/alto) e Gesell (com suspeita de atraso ou s/atraso). Renda familiar baixa, baixa escolaridade materna e paterna, nº de residentes, nº de filhos < 5 anos e baixo nº de cômodos foram fatores de risco para HOME baixo. Este, por sua vez, associou-se com a suspeita de atraso no desenvolvimento (Gesell baixo). A qualidade e a quantidade de estímulos ambientais presentes no contexto familiar mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento global das crianças avaliadas. |
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