A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Caroline Silva de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Stefane,Claudia Aparecida, Liziero,Leonardo, Gabilan,Jarina Gomes, Paranhos Filho,Antonio Conceição, Guimarães,Fernanda Karolline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700084
Resumo: A implementação e o fortalecimento de iniciativas na atividade física e saúde são necessárias para orientar e propor práticas corporais de forma consciente e autônoma. Diante da relevância de levantamento de locais para prática de atividade física na elaboração de políticas públicas e práticas de intervenção, se faz necessário o conhecimento sobre onde e como esta atividade é desenvolvida, além das características de quem a busca. Este estudo teve por objetivos caracterizar os praticantes de atividade física na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), identificar as modalidades e motivos que os levavam a procurar aquele espaço e a importância de orientação profissional para esta prática. A coleta ocorreu por observação e entrevista com 75 indivíduos, em novembro de 2006. Os resultados indicaram que a maior parte eram homens, adultos, praticantes de caminhada e não tinham orientação profissional. Espera-se que estudos sejam realizados, pois estas informações podem colaborar para intervenções e iniciativas de políticas públicas fundamentadas, além de direcionar a elaboração de programas de incentivo à atividade física, como o Atlas do Esporte em âmbito municipal (em operacionalização).
id ABRASCO-2_86d20dd7f81b1f581dae6f2550a398ca
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232011000700084
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Atividade físicaSaúdeQualidade de vidaAtlas do esporteA implementação e o fortalecimento de iniciativas na atividade física e saúde são necessárias para orientar e propor práticas corporais de forma consciente e autônoma. Diante da relevância de levantamento de locais para prática de atividade física na elaboração de políticas públicas e práticas de intervenção, se faz necessário o conhecimento sobre onde e como esta atividade é desenvolvida, além das características de quem a busca. Este estudo teve por objetivos caracterizar os praticantes de atividade física na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), identificar as modalidades e motivos que os levavam a procurar aquele espaço e a importância de orientação profissional para esta prática. A coleta ocorreu por observação e entrevista com 75 indivíduos, em novembro de 2006. Os resultados indicaram que a maior parte eram homens, adultos, praticantes de caminhada e não tinham orientação profissional. Espera-se que estudos sejam realizados, pois estas informações podem colaborar para intervenções e iniciativas de políticas públicas fundamentadas, além de direcionar a elaboração de programas de incentivo à atividade física, como o Atlas do Esporte em âmbito municipal (em operacionalização).ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700084Ciência & Saúde Coletiva v.16 suppl.1 2011reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232011000700084info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Caroline Silva deStefane,Claudia AparecidaLiziero,LeonardoGabilan,Jarina GomesParanhos Filho,Antonio ConceiçãoGuimarães,Fernanda Karolline de Oliveirapor2011-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232011000700084Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2011-04-06T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
spellingShingle A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Oliveira,Caroline Silva de
Atividade física
Saúde
Qualidade de vida
Atlas do esporte
title_short A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_full A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_fullStr A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_full_unstemmed A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_sort A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
author Oliveira,Caroline Silva de
author_facet Oliveira,Caroline Silva de
Stefane,Claudia Aparecida
Liziero,Leonardo
Gabilan,Jarina Gomes
Paranhos Filho,Antonio Conceição
Guimarães,Fernanda Karolline de Oliveira
author_role author
author2 Stefane,Claudia Aparecida
Liziero,Leonardo
Gabilan,Jarina Gomes
Paranhos Filho,Antonio Conceição
Guimarães,Fernanda Karolline de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Caroline Silva de
Stefane,Claudia Aparecida
Liziero,Leonardo
Gabilan,Jarina Gomes
Paranhos Filho,Antonio Conceição
Guimarães,Fernanda Karolline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Saúde
Qualidade de vida
Atlas do esporte
topic Atividade física
Saúde
Qualidade de vida
Atlas do esporte
description A implementação e o fortalecimento de iniciativas na atividade física e saúde são necessárias para orientar e propor práticas corporais de forma consciente e autônoma. Diante da relevância de levantamento de locais para prática de atividade física na elaboração de políticas públicas e práticas de intervenção, se faz necessário o conhecimento sobre onde e como esta atividade é desenvolvida, além das características de quem a busca. Este estudo teve por objetivos caracterizar os praticantes de atividade física na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), identificar as modalidades e motivos que os levavam a procurar aquele espaço e a importância de orientação profissional para esta prática. A coleta ocorreu por observação e entrevista com 75 indivíduos, em novembro de 2006. Os resultados indicaram que a maior parte eram homens, adultos, praticantes de caminhada e não tinham orientação profissional. Espera-se que estudos sejam realizados, pois estas informações podem colaborar para intervenções e iniciativas de políticas públicas fundamentadas, além de direcionar a elaboração de programas de incentivo à atividade física, como o Atlas do Esporte em âmbito municipal (em operacionalização).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700084
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232011000700084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.16 suppl.1 2011
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213031270678528