Estudo pessoa-processo-contexto da qualidade das interações entre mãe-adolescente e seu bebê
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000500013 |
Resumo: | OBJETIVO: entender os mecanismos de transmissão das dificuldades psicossociais, diante dos processos de interação entre a mãe-adolescente e filho. A hipótese é que a qualidade das trocas mãe-filho depende de fatores de riscos associados às características da mãe e características da criança. MÉTODO: OBSERvação direta da qualidade das trocas entre 97 adolescentes primíparas e filhos, de 4 meses de idade. As adolescentes estavam na faixa de 13-18 anos na 26ª semana de gravideze. As gestantes completaram questionários relativos à preparação à maternidade e história de abusos emocional. RESULTADOS: a falta de conhecimentos sobre o desenvolvimento e a natureza dos cuidados dispensados à criança está associada a trocas maternas insensíveis com a criança aos 4 meses. Observou-se um efeito de interação entre as características da mãe (conhecimentos da maternidade e abuso sexual antes do seu nascimento) e o sexo do bebê. CONCLUSÃO: Estes efeitos de interação entre as características da mãe e de seu filho podem favorecer o ciclo de reciprocidade negativa que, com o tempo, interfere cada vez mais em relações interpessoais harmoniosas, mais freqüentemente observado quando os parceiros são reativos perante a adversidade, os quais estão em menor condições de pacificar as trocas. |
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