Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Mônica Cecília Pimentel de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coelho,Edméia de Almeida Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000500025
Resumo: O pré-natal em adolescentes tem se caracterizado por ações técnicas buscando-se na atualidade qualificar o cuidado na perspectiva da integralidade. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde/Programa Saúde da Família (PACS/PSF) constitui estratégia para avançar nas mudanças requeridas, o que motivou esta investigação científica, que teve como objetivos conhecer o processo de cuidado pré-natal a adolescentes grávidas por profissionais de saúde do PACS/PSF e analisá-lo na perspectiva da integralidade. É um estudo qualitativo, tendo a integralidade como enfoque teórico. Foi desenvolvido em unidades de PACS/PSF em um município da Bahia, sendo sujeitos do estudo profissionais que cuidam de gestantes adolescentes. O material empírico foi produzido por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, em consultas e visitas domiciliárias e analisado pela técnica de análise de discurso. A análise revelou que o cuidado pré-natal à adolescente se concretiza sob o modelo biomédico, e o cumprimento de rotinas e protocolos institucionais sobrepõe-se à singularidade da adolescente. Assim, distancia-se da integralidade, na medida em que as práticas são orientadas por sujeições ideológicas a um modelo que nega às adolescentes grávidas a oportunidade de serem sujeitos.
id ABRASCO-2_96ffeaeb6d91cf5a2e396d81fefb5ff6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232011000500025
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção BásicaGravidez na adolescênciaCuidado pré-natalIntegralidadeO pré-natal em adolescentes tem se caracterizado por ações técnicas buscando-se na atualidade qualificar o cuidado na perspectiva da integralidade. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde/Programa Saúde da Família (PACS/PSF) constitui estratégia para avançar nas mudanças requeridas, o que motivou esta investigação científica, que teve como objetivos conhecer o processo de cuidado pré-natal a adolescentes grávidas por profissionais de saúde do PACS/PSF e analisá-lo na perspectiva da integralidade. É um estudo qualitativo, tendo a integralidade como enfoque teórico. Foi desenvolvido em unidades de PACS/PSF em um município da Bahia, sendo sujeitos do estudo profissionais que cuidam de gestantes adolescentes. O material empírico foi produzido por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, em consultas e visitas domiciliárias e analisado pela técnica de análise de discurso. A análise revelou que o cuidado pré-natal à adolescente se concretiza sob o modelo biomédico, e o cumprimento de rotinas e protocolos institucionais sobrepõe-se à singularidade da adolescente. Assim, distancia-se da integralidade, na medida em que as práticas são orientadas por sujeições ideológicas a um modelo que nega às adolescentes grávidas a oportunidade de serem sujeitos.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000500025Ciência & Saúde Coletiva v.16 n.5 2011reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232011000500025info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Mônica Cecília Pimentel deCoelho,Edméia de Almeida Cardosopor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232011000500025Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2011-05-24T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
title Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
spellingShingle Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
Melo,Mônica Cecília Pimentel de
Gravidez na adolescência
Cuidado pré-natal
Integralidade
title_short Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
title_full Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
title_fullStr Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
title_full_unstemmed Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
title_sort Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica
author Melo,Mônica Cecília Pimentel de
author_facet Melo,Mônica Cecília Pimentel de
Coelho,Edméia de Almeida Cardoso
author_role author
author2 Coelho,Edméia de Almeida Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Mônica Cecília Pimentel de
Coelho,Edméia de Almeida Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez na adolescência
Cuidado pré-natal
Integralidade
topic Gravidez na adolescência
Cuidado pré-natal
Integralidade
description O pré-natal em adolescentes tem se caracterizado por ações técnicas buscando-se na atualidade qualificar o cuidado na perspectiva da integralidade. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde/Programa Saúde da Família (PACS/PSF) constitui estratégia para avançar nas mudanças requeridas, o que motivou esta investigação científica, que teve como objetivos conhecer o processo de cuidado pré-natal a adolescentes grávidas por profissionais de saúde do PACS/PSF e analisá-lo na perspectiva da integralidade. É um estudo qualitativo, tendo a integralidade como enfoque teórico. Foi desenvolvido em unidades de PACS/PSF em um município da Bahia, sendo sujeitos do estudo profissionais que cuidam de gestantes adolescentes. O material empírico foi produzido por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, em consultas e visitas domiciliárias e analisado pela técnica de análise de discurso. A análise revelou que o cuidado pré-natal à adolescente se concretiza sob o modelo biomédico, e o cumprimento de rotinas e protocolos institucionais sobrepõe-se à singularidade da adolescente. Assim, distancia-se da integralidade, na medida em que as práticas são orientadas por sujeições ideológicas a um modelo que nega às adolescentes grávidas a oportunidade de serem sujeitos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000500025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000500025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232011000500025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.16 n.5 2011
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213030804062208