Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancan,Lenira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matida,Álvaro Hideyoshi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275
Resumo: ResumoO artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (19361993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida.
id ABRASCO-2_b2c08eef418e7c60cef6205e662e91ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232015001003275
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vidaEducaçãoTrabalho em saúdeSaúde coletivaJoaquim Alberto Cardoso de MeloResumoO artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (19361993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.10 2015reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-812320152010.14622015info:eu-repo/semantics/openAccessZancan,LeniraMatida,Álvaro Hideyoshipor2015-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232015001003275Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-10-13T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
title Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
spellingShingle Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Zancan,Lenira
Educação
Trabalho em saúde
Saúde coletiva
Joaquim Alberto Cardoso de Melo
title_short Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
title_full Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
title_fullStr Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
title_full_unstemmed Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
title_sort Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
author Zancan,Lenira
author_facet Zancan,Lenira
Matida,Álvaro Hideyoshi
author_role author
author2 Matida,Álvaro Hideyoshi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancan,Lenira
Matida,Álvaro Hideyoshi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho em saúde
Saúde coletiva
Joaquim Alberto Cardoso de Melo
topic Educação
Trabalho em saúde
Saúde coletiva
Joaquim Alberto Cardoso de Melo
description ResumoO artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (19361993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-812320152010.14622015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.20 n.10 2015
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213037935427584