A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000600027 |
Resumo: | A biossegurança é um campo do conhecimento que insere questões voltadas para organismos geneticamente modificados e relacionadas à proteção social e ocupacional do trabalhador. O seu processo educativo visa à formação de um agente participativo-transformador e, portanto, deve ultrapassar a simples ideia da normalização. Dessa forma, é importante contextualizar a biossegurança dentro de uma estratégia de ensino construtivista com a identificação dos seus conceitos estruturantes - risco, perigo e acidente - que permitam ao indivíduo compreender como o risco é percebido na sociedade e enfocado na academia para, em seguida, agregar múltiplas competências e enfrentá-lo. Conhecer como as relações de trabalho-saúde, suas implicações e impactos vem sendo construídas ao longo do tempo, pode formar um cidadão mais crítico e preparado para participar das decisões de ordem político-social que podem influenciar o seu futuro. |
id |
ABRASCO-2_c8b988d9f15fddc2c3e6ae4b2f05bfba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232012000600027 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurançaensino de biossegurançacontexto históricoconceitos estruturantesA biossegurança é um campo do conhecimento que insere questões voltadas para organismos geneticamente modificados e relacionadas à proteção social e ocupacional do trabalhador. O seu processo educativo visa à formação de um agente participativo-transformador e, portanto, deve ultrapassar a simples ideia da normalização. Dessa forma, é importante contextualizar a biossegurança dentro de uma estratégia de ensino construtivista com a identificação dos seus conceitos estruturantes - risco, perigo e acidente - que permitam ao indivíduo compreender como o risco é percebido na sociedade e enfocado na academia para, em seguida, agregar múltiplas competências e enfrentá-lo. Conhecer como as relações de trabalho-saúde, suas implicações e impactos vem sendo construídas ao longo do tempo, pode formar um cidadão mais crítico e preparado para participar das decisões de ordem político-social que podem influenciar o seu futuro.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000600027Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.6 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000600027info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Maria Eveline de CastroSilva,Pedro César TeixeiraCosta,Marco Antonio Ferreira daJurberg,ClaudiaBorba,Cintia de Moraespor2012-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000600027Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-06-12T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
title |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
spellingShingle |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança Pereira,Maria Eveline de Castro ensino de biossegurança contexto histórico conceitos estruturantes |
title_short |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
title_full |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
title_fullStr |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
title_full_unstemmed |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
title_sort |
A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança |
author |
Pereira,Maria Eveline de Castro |
author_facet |
Pereira,Maria Eveline de Castro Silva,Pedro César Teixeira Costa,Marco Antonio Ferreira da Jurberg,Claudia Borba,Cintia de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Pedro César Teixeira Costa,Marco Antonio Ferreira da Jurberg,Claudia Borba,Cintia de Moraes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Maria Eveline de Castro Silva,Pedro César Teixeira Costa,Marco Antonio Ferreira da Jurberg,Claudia Borba,Cintia de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de biossegurança contexto histórico conceitos estruturantes |
topic |
ensino de biossegurança contexto histórico conceitos estruturantes |
description |
A biossegurança é um campo do conhecimento que insere questões voltadas para organismos geneticamente modificados e relacionadas à proteção social e ocupacional do trabalhador. O seu processo educativo visa à formação de um agente participativo-transformador e, portanto, deve ultrapassar a simples ideia da normalização. Dessa forma, é importante contextualizar a biossegurança dentro de uma estratégia de ensino construtivista com a identificação dos seus conceitos estruturantes - risco, perigo e acidente - que permitam ao indivíduo compreender como o risco é percebido na sociedade e enfocado na academia para, em seguida, agregar múltiplas competências e enfrentá-lo. Conhecer como as relações de trabalho-saúde, suas implicações e impactos vem sendo construídas ao longo do tempo, pode formar um cidadão mais crítico e preparado para participar das decisões de ordem político-social que podem influenciar o seu futuro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000600027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000600027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232012000600027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.6 2012 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213032682061824 |