Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa,Tacianna Bandim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cáceres-Serrano,Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000100161
Resumo: Resumo O cuidado em saúde mental para a população em situação de rua (PSR) é um tema importante, mas sustentado por diversos estudos como subexplorado. Diante da complexidade desta demanda, temos diversos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que requerem trabalho intersetorial articulado em rede, não obstante, estudos apontam variadas falhas em sua execução. Neste estudo estatístico secundário, propomos a discussão desta articulação baseada nos resultados do Censo SUAS 2019. Participantes: 228 Centros Pop, de 25 estados brasileiros. Escolhidas para análise as variáveis do bloco de questões referentes à articulação do Centro Pop com CAPS e hospitais e utilizada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para estabelecer associações entre variáveis e suas categorias. Resultados apontam articulação moderadamente satisfatória com os CAPS e insatisfatória em relação aos hospitais. Conclui-se que a articulação do Centro Pop com o CAPS é relevante principalmente nos municípios de grande porte e incipiente com os hospitais, independentemente do porte populacional. Destaca-se o protocolo de fluxo como importante ferramenta para a efetiva intersetorialidade na atenção em saúde à PSR e no direito à cidade e sugere-se estudos longitudinais sobre o tema, para auxílio na tomada de decisão.
id ABRASCO-2_e4dfe937e11b25881f085a82167adfce
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232022000100161
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mentalPopulação em situação de ruaIntersetorialidadeSaúde mentalAtenção psicossocialRedesResumo O cuidado em saúde mental para a população em situação de rua (PSR) é um tema importante, mas sustentado por diversos estudos como subexplorado. Diante da complexidade desta demanda, temos diversos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que requerem trabalho intersetorial articulado em rede, não obstante, estudos apontam variadas falhas em sua execução. Neste estudo estatístico secundário, propomos a discussão desta articulação baseada nos resultados do Censo SUAS 2019. Participantes: 228 Centros Pop, de 25 estados brasileiros. Escolhidas para análise as variáveis do bloco de questões referentes à articulação do Centro Pop com CAPS e hospitais e utilizada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para estabelecer associações entre variáveis e suas categorias. Resultados apontam articulação moderadamente satisfatória com os CAPS e insatisfatória em relação aos hospitais. Conclui-se que a articulação do Centro Pop com o CAPS é relevante principalmente nos municípios de grande porte e incipiente com os hospitais, independentemente do porte populacional. Destaca-se o protocolo de fluxo como importante ferramenta para a efetiva intersetorialidade na atenção em saúde à PSR e no direito à cidade e sugere-se estudos longitudinais sobre o tema, para auxílio na tomada de decisão.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000100161Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.1 2022reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232022271.19822021info:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa,Tacianna BandimCáceres-Serrano,Pablopor2022-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232022000100161Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2022-01-12T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
title Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
spellingShingle Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
Pedrosa,Tacianna Bandim
População em situação de rua
Intersetorialidade
Saúde mental
Atenção psicossocial
Redes
title_short Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
title_full Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
title_fullStr Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
title_full_unstemmed Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
title_sort Centro Pop e Intersetorialidade: o problema da articulação com a rede de saúde mental
author Pedrosa,Tacianna Bandim
author_facet Pedrosa,Tacianna Bandim
Cáceres-Serrano,Pablo
author_role author
author2 Cáceres-Serrano,Pablo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa,Tacianna Bandim
Cáceres-Serrano,Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv População em situação de rua
Intersetorialidade
Saúde mental
Atenção psicossocial
Redes
topic População em situação de rua
Intersetorialidade
Saúde mental
Atenção psicossocial
Redes
description Resumo O cuidado em saúde mental para a população em situação de rua (PSR) é um tema importante, mas sustentado por diversos estudos como subexplorado. Diante da complexidade desta demanda, temos diversos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que requerem trabalho intersetorial articulado em rede, não obstante, estudos apontam variadas falhas em sua execução. Neste estudo estatístico secundário, propomos a discussão desta articulação baseada nos resultados do Censo SUAS 2019. Participantes: 228 Centros Pop, de 25 estados brasileiros. Escolhidas para análise as variáveis do bloco de questões referentes à articulação do Centro Pop com CAPS e hospitais e utilizada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para estabelecer associações entre variáveis e suas categorias. Resultados apontam articulação moderadamente satisfatória com os CAPS e insatisfatória em relação aos hospitais. Conclui-se que a articulação do Centro Pop com o CAPS é relevante principalmente nos municípios de grande porte e incipiente com os hospitais, independentemente do porte populacional. Destaca-se o protocolo de fluxo como importante ferramenta para a efetiva intersetorialidade na atenção em saúde à PSR e no direito à cidade e sugere-se estudos longitudinais sobre o tema, para auxílio na tomada de decisão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000100161
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232022000100161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232022271.19822021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.27 n.1 2022
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213049360711680