Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez,Denise Machado Duran
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Minayo,Maria Cecília de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700062
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma revisão de literatura sobre a produção de cuidados de saúde no âmbito da família. Realizamos uma pesquisa bibliográfica consultando as bases de dados SciELO, MEDLINE Lilacs, com a utilização das seguintes Palavras-chave:: cuidados de saúde na família, cuidador familiar, cuidado informal e cuidado domiciliar, considerando o período de 1995 a 2007. Verificamos que existem poucos estudos sobre o tema e alguns se referem a ele de modo apenas tangencial. Privilegiamos os seguintes eixos de compreensão: tipos de metodologia empregada, perspectiva teórica, conceito de "cuidados", papel da cultura e classe social, referência a redes de apoio e gênero, consensos e lacunas dos estudos. Os resultados apontam que grande parte dos estudos assume uma metodologia qualitativa e mostram referenciais de caráter compreensivista explorando sentidos e significados. A discussão do papel da cultura, das diferenciações de classe e relações de gênero aparece muitas vezes sem o devido aprofundamento. A importância do papel da mulher mãe na produção e no provimento de cuidados em saúde é reconhecida, porém de modo acrítico. Observa-se ainda a tendência de adoção de conceitos de cuidados abrangentes, que sintetizam aspectos materiais, afetivos e sociais, sem, no entanto, uma discussão em termos concretos.
id ABRASCO-2_e7f4b2b8a050c5da75f5bf905032ea4f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232010000700062
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da famíliaCuidados em saúdeFamília e saúdeSaúde da famíliaConceito de cuidadoNeste artigo, apresentamos uma revisão de literatura sobre a produção de cuidados de saúde no âmbito da família. Realizamos uma pesquisa bibliográfica consultando as bases de dados SciELO, MEDLINE Lilacs, com a utilização das seguintes Palavras-chave:: cuidados de saúde na família, cuidador familiar, cuidado informal e cuidado domiciliar, considerando o período de 1995 a 2007. Verificamos que existem poucos estudos sobre o tema e alguns se referem a ele de modo apenas tangencial. Privilegiamos os seguintes eixos de compreensão: tipos de metodologia empregada, perspectiva teórica, conceito de "cuidados", papel da cultura e classe social, referência a redes de apoio e gênero, consensos e lacunas dos estudos. Os resultados apontam que grande parte dos estudos assume uma metodologia qualitativa e mostram referenciais de caráter compreensivista explorando sentidos e significados. A discussão do papel da cultura, das diferenciações de classe e relações de gênero aparece muitas vezes sem o devido aprofundamento. A importância do papel da mulher mãe na produção e no provimento de cuidados em saúde é reconhecida, porém de modo acrítico. Observa-se ainda a tendência de adoção de conceitos de cuidados abrangentes, que sintetizam aspectos materiais, afetivos e sociais, sem, no entanto, uma discussão em termos concretos.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700062Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232010000700062info:eu-repo/semantics/openAccessGutierrez,Denise Machado DuranMinayo,Maria Cecília de Souzapor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232010000700062Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2010-07-08T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
title Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
spellingShingle Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
Gutierrez,Denise Machado Duran
Cuidados em saúde
Família e saúde
Saúde da família
Conceito de cuidado
title_short Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
title_full Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
title_fullStr Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
title_full_unstemmed Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
title_sort Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família
author Gutierrez,Denise Machado Duran
author_facet Gutierrez,Denise Machado Duran
Minayo,Maria Cecília de Souza
author_role author
author2 Minayo,Maria Cecília de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez,Denise Machado Duran
Minayo,Maria Cecília de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados em saúde
Família e saúde
Saúde da família
Conceito de cuidado
topic Cuidados em saúde
Família e saúde
Saúde da família
Conceito de cuidado
description Neste artigo, apresentamos uma revisão de literatura sobre a produção de cuidados de saúde no âmbito da família. Realizamos uma pesquisa bibliográfica consultando as bases de dados SciELO, MEDLINE Lilacs, com a utilização das seguintes Palavras-chave:: cuidados de saúde na família, cuidador familiar, cuidado informal e cuidado domiciliar, considerando o período de 1995 a 2007. Verificamos que existem poucos estudos sobre o tema e alguns se referem a ele de modo apenas tangencial. Privilegiamos os seguintes eixos de compreensão: tipos de metodologia empregada, perspectiva teórica, conceito de "cuidados", papel da cultura e classe social, referência a redes de apoio e gênero, consensos e lacunas dos estudos. Os resultados apontam que grande parte dos estudos assume uma metodologia qualitativa e mostram referenciais de caráter compreensivista explorando sentidos e significados. A discussão do papel da cultura, das diferenciações de classe e relações de gênero aparece muitas vezes sem o devido aprofundamento. A importância do papel da mulher mãe na produção e no provimento de cuidados em saúde é reconhecida, porém de modo acrítico. Observa-se ainda a tendência de adoção de conceitos de cuidados abrangentes, que sintetizam aspectos materiais, afetivos e sociais, sem, no entanto, uma discussão em termos concretos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700062
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232010000700062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213029594005504