"Criança não pode esperar": a busca de serviço de urgência e emergência por mães e suas crianças em condições não urgentes
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001200022 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender os motivos para a busca do atendimento de urgência e emergência pelas mães, para crianças em condições não urgentes, em hospital público em Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistadas 27 mães de crianças classificadas como pouco ou não urgentes. Foi realizada análise de conteúdo. Febre e problemas respiratórios foram as principais queixas. Mesmo não se tratando de urgência, as mães procuram o serviço pela sua resolutividade, qualidade, especificidade para atendimento de crianças, facilidade de acesso, experiências, recomendações de terceiros, entre outros. Os depoimentos evidenciaram o descompasso entre o sentir dessas mães e a racionalidade da organização do serviço. Este trabalho aponta questões que poderão servir de subsídios para reflexão sobre a organização dos serviços centrada no usuário, sujeito e fim do processo assistencial. |
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"Criança não pode esperar": a busca de serviço de urgência e emergência por mães e suas crianças em condições não urgentesServiços Médicos de EmergênciaDemanda aos serviços de saúdeServiços de Saúde da CriançaAcolhimentoO objetivo deste artigo é compreender os motivos para a busca do atendimento de urgência e emergência pelas mães, para crianças em condições não urgentes, em hospital público em Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistadas 27 mães de crianças classificadas como pouco ou não urgentes. Foi realizada análise de conteúdo. Febre e problemas respiratórios foram as principais queixas. Mesmo não se tratando de urgência, as mães procuram o serviço pela sua resolutividade, qualidade, especificidade para atendimento de crianças, facilidade de acesso, experiências, recomendações de terceiros, entre outros. Os depoimentos evidenciaram o descompasso entre o sentir dessas mães e a racionalidade da organização do serviço. Este trabalho aponta questões que poderão servir de subsídios para reflexão sobre a organização dos serviços centrada no usuário, sujeito e fim do processo assistencial.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001200022Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.12 2013reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232013001200022info:eu-repo/semantics/openAccessRati,Rose Meire SilvaGoulart,Lúcia Maria Horta de FigueiredoAlvim,Cristina GonçalvesMota,Joaquim Antônio Césarpor2013-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232013001200022Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2013-11-19T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
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