Reabilitação vestibular na qualidade de vida e sintomatologia de tontura de idosos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000803365 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar o efeito de um protocolo estruturado de reabilitação vestibular na sintomatologia de tontura e qualidade de vida de idosos. Participaram nove idosos, quatro do gênero masculino e cinco do feminino. Utilizou-se para avaliação da qualidade de vida o Dizziness Handicap Inventory - DHI e para a sintomatologia de tontura, a escala de quantificação de tontura. Desenvolveu-se um protocolo de reabilitação vestibular constituído de atividades em grupo. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste de Wilcoxon e teste T de Student. Utilizou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman para analisar a relação entre qualidade de vida e sintomatologia de tontura. O nível de significância utilizado foi de 5%. Observou-se melhora significativa da sintomatologia de tontura, da qualidade de vida geral e dos aspectos físicos, emocionais e funcionais após a realização do programa. Verificou-se ainda, uma boa correlação positiva entre sintomatologia de tontura e qualidade de vida. Conclui-se que os participantes do programa obtiveram uma melhora significativa da tontura, qualidade de vida geral e dos seus respectivos aspectos pós-reabilitação vestibular. Observou-se ainda uma boa correlação entre sintomatologia de tontura e qualidade de vida geral. |
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