Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Wagner Cleyton
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes,Cristina Cardoso, Fernandes,Marilda, Corseuil,Henry Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBRH (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100105
Resumo: RESUMO O aumento mundial da utilização do etanol como combustível puro ou misturado com a gasolina tem causado preocupações quanto aos possíveis impactos que possam ser causados em casos de derramamentos. Um dos pontos críticos debatidos está associado à infiltração e distribuição do etanol na subsuperfície. Um experimento de campo com a liberação de 200 L de uma mistura contendo 85% (v/v) de etanol e 15% (v/v) de gasolina (E85) na zona não saturada a 1,60 m do nível freático foi realizado em Florianópolis com o objetivo de investigar a transferência de etanol para a zona saturada em região com elevados índices pluviométricos e significativa variação do nível d’ água. Amostras de etanol, brometo (usado como traçador), acetado e metano foram coletadas em profundidades de 2 a 6 m durante 3 anos. A ocorrência de chuvas intensas e as frequentes variações do nível d’ água influenciaram diretamente na migração do etanol e brometo da zona vadosa para a zona saturada, acelerando o processo de dissolução destes compostos e ocasionando significativa transferência de massa dissolvida de etanol e brometo para a água subterrânea. Durante 3 anos de monitoramento, a presença de etanol e de seus subprodutos metabólicos (acetato e metano) até 18 m da fonte, e nas profundidades avaliadas, demonstrou a migração vertical e horizontal do álcool, respectivamente. Estes resultados indicam que em locais com elevados índices pluviométricos e variações significativas do nível d’ água, o etanol pode ser drenado para a água subterrânea e atingir regiões afastadas da fonte, por meio do transporte advectivo e dispersivo. Desta forma, em casos de derramamentos subsuperficiais, a possível presença de etanol na pluma de contaminação com os compostos monoaromáticos da gasolina pode ocasionar impactos ambientais na água subterrânea diferentes daqueles observados em regiões de menores índices pluviométricos.
id ABRH-1_b8a7b6d2642f43012b06bf5e98c14792
oai_identifier_str oai:scielo:S2318-03312016000100105
network_acronym_str ABRH-1
network_name_str RBRH (Online)
repository_id_str
spelling Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campoDerramamentosEtanolÁgua subterrâneaRESUMO O aumento mundial da utilização do etanol como combustível puro ou misturado com a gasolina tem causado preocupações quanto aos possíveis impactos que possam ser causados em casos de derramamentos. Um dos pontos críticos debatidos está associado à infiltração e distribuição do etanol na subsuperfície. Um experimento de campo com a liberação de 200 L de uma mistura contendo 85% (v/v) de etanol e 15% (v/v) de gasolina (E85) na zona não saturada a 1,60 m do nível freático foi realizado em Florianópolis com o objetivo de investigar a transferência de etanol para a zona saturada em região com elevados índices pluviométricos e significativa variação do nível d’ água. Amostras de etanol, brometo (usado como traçador), acetado e metano foram coletadas em profundidades de 2 a 6 m durante 3 anos. A ocorrência de chuvas intensas e as frequentes variações do nível d’ água influenciaram diretamente na migração do etanol e brometo da zona vadosa para a zona saturada, acelerando o processo de dissolução destes compostos e ocasionando significativa transferência de massa dissolvida de etanol e brometo para a água subterrânea. Durante 3 anos de monitoramento, a presença de etanol e de seus subprodutos metabólicos (acetato e metano) até 18 m da fonte, e nas profundidades avaliadas, demonstrou a migração vertical e horizontal do álcool, respectivamente. Estes resultados indicam que em locais com elevados índices pluviométricos e variações significativas do nível d’ água, o etanol pode ser drenado para a água subterrânea e atingir regiões afastadas da fonte, por meio do transporte advectivo e dispersivo. Desta forma, em casos de derramamentos subsuperficiais, a possível presença de etanol na pluma de contaminação com os compostos monoaromáticos da gasolina pode ocasionar impactos ambientais na água subterrânea diferentes daqueles observados em regiões de menores índices pluviométricos.Associação Brasileira de Recursos Hídricos2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100105RBRH v.21 n.1 2016reponame:RBRH (Online)instname:Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)instacron:ABRH10.21168/rbrh.v21n1.p105-117info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Wagner CleytonNunes,Cristina CardosoFernandes,MarildaCorseuil,Henry Xavierpor2016-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S2318-03312016000100105Revistahttps://www.scielo.br/j/rbrh/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbrh@abrh.org.br2318-03311414-381Xopendoar:2016-08-17T00:00RBRH (Online) - Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
title Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
spellingShingle Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
Fonseca,Wagner Cleyton
Derramamentos
Etanol
Água subterrânea
title_short Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
title_full Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
title_fullStr Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
title_full_unstemmed Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
title_sort Impactos de derramamentos de etanol em água subterrânea – Experimento de campo
author Fonseca,Wagner Cleyton
author_facet Fonseca,Wagner Cleyton
Nunes,Cristina Cardoso
Fernandes,Marilda
Corseuil,Henry Xavier
author_role author
author2 Nunes,Cristina Cardoso
Fernandes,Marilda
Corseuil,Henry Xavier
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Wagner Cleyton
Nunes,Cristina Cardoso
Fernandes,Marilda
Corseuil,Henry Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Derramamentos
Etanol
Água subterrânea
topic Derramamentos
Etanol
Água subterrânea
description RESUMO O aumento mundial da utilização do etanol como combustível puro ou misturado com a gasolina tem causado preocupações quanto aos possíveis impactos que possam ser causados em casos de derramamentos. Um dos pontos críticos debatidos está associado à infiltração e distribuição do etanol na subsuperfície. Um experimento de campo com a liberação de 200 L de uma mistura contendo 85% (v/v) de etanol e 15% (v/v) de gasolina (E85) na zona não saturada a 1,60 m do nível freático foi realizado em Florianópolis com o objetivo de investigar a transferência de etanol para a zona saturada em região com elevados índices pluviométricos e significativa variação do nível d’ água. Amostras de etanol, brometo (usado como traçador), acetado e metano foram coletadas em profundidades de 2 a 6 m durante 3 anos. A ocorrência de chuvas intensas e as frequentes variações do nível d’ água influenciaram diretamente na migração do etanol e brometo da zona vadosa para a zona saturada, acelerando o processo de dissolução destes compostos e ocasionando significativa transferência de massa dissolvida de etanol e brometo para a água subterrânea. Durante 3 anos de monitoramento, a presença de etanol e de seus subprodutos metabólicos (acetato e metano) até 18 m da fonte, e nas profundidades avaliadas, demonstrou a migração vertical e horizontal do álcool, respectivamente. Estes resultados indicam que em locais com elevados índices pluviométricos e variações significativas do nível d’ água, o etanol pode ser drenado para a água subterrânea e atingir regiões afastadas da fonte, por meio do transporte advectivo e dispersivo. Desta forma, em casos de derramamentos subsuperficiais, a possível presença de etanol na pluma de contaminação com os compostos monoaromáticos da gasolina pode ocasionar impactos ambientais na água subterrânea diferentes daqueles observados em regiões de menores índices pluviométricos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100105
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-03312016000100105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21168/rbrh.v21n1.p105-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Recursos Hídricos
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Recursos Hídricos
dc.source.none.fl_str_mv RBRH v.21 n.1 2016
reponame:RBRH (Online)
instname:Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
instacron:ABRH
instname_str Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
instacron_str ABRH
institution ABRH
reponame_str RBRH (Online)
collection RBRH (Online)
repository.name.fl_str_mv RBRH (Online) - Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
repository.mail.fl_str_mv ||rbrh@abrh.org.br
_version_ 1754734700973260800