Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Lucas Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34
Resumo: A política externa se configurou como uma agenda distante da vida partidária brasileira, no entanto, alguns estudos recentes demonstram que essa participação partidária em relação aos assuntos internacionais se intensifica. Nossa pesquisa, no entanto, procura entender um vazio explicativo sobre o tema. De atores apáticos, os partidos hoje importam na política externa, mas quais fatores foram responsáveis por essa mudança comportamental em relação a política externa. Trabalharemos com a conjugação de quatro hipóteses, que ao final se conjugam na tentativa de explicar a mudança comportamental partidária no período pós-redemocratização. A primeira hipótese versa sob o processo de democratização nas políticas públicas brasileira; a segunda hipótese entende a maior inserção internacional brasileira como catalisador da participação partidária; a seguinte defende que a competição partidária possibilitou que partidos anteriormente despreocupados iniciassem um “pensamento” sobre a política externa; e por fim, a final discorre sobre as mudanças organizacionais internas ao próprio partido.
id ABRI_56dd9f458695d14a52147d44606b3b11
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/34
network_acronym_str ABRI
network_name_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEBA política externa se configurou como uma agenda distante da vida partidária brasileira, no entanto, alguns estudos recentes demonstram que essa participação partidária em relação aos assuntos internacionais se intensifica. Nossa pesquisa, no entanto, procura entender um vazio explicativo sobre o tema. De atores apáticos, os partidos hoje importam na política externa, mas quais fatores foram responsáveis por essa mudança comportamental em relação a política externa. Trabalharemos com a conjugação de quatro hipóteses, que ao final se conjugam na tentativa de explicar a mudança comportamental partidária no período pós-redemocratização. A primeira hipótese versa sob o processo de democratização nas políticas públicas brasileira; a segunda hipótese entende a maior inserção internacional brasileira como catalisador da participação partidária; a seguinte defende que a competição partidária possibilitou que partidos anteriormente despreocupados iniciassem um “pensamento” sobre a política externa; e por fim, a final discorre sobre as mudanças organizacionais internas ao próprio partido.Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 117-126Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 117-126Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 117-1262526-9038reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)instacron:ABRIporhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34/41Mesquita, Lucas Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-20T20:51:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/34Revistahttps://www.cartainternacional.abri.org.br/CartaONGhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/oaicartainternacional@abri.org.brhttps://doi.org/10.215302526-90382526-9038opendoar:2020-11-20T20:51:01Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
title Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
spellingShingle Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
Mesquita, Lucas Ribeiro
title_short Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
title_full Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
title_fullStr Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
title_full_unstemmed Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
title_sort Hipóteses para a mudança comportamental dos partidos políticos em relação a PEB
author Mesquita, Lucas Ribeiro
author_facet Mesquita, Lucas Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Lucas Ribeiro
description A política externa se configurou como uma agenda distante da vida partidária brasileira, no entanto, alguns estudos recentes demonstram que essa participação partidária em relação aos assuntos internacionais se intensifica. Nossa pesquisa, no entanto, procura entender um vazio explicativo sobre o tema. De atores apáticos, os partidos hoje importam na política externa, mas quais fatores foram responsáveis por essa mudança comportamental em relação a política externa. Trabalharemos com a conjugação de quatro hipóteses, que ao final se conjugam na tentativa de explicar a mudança comportamental partidária no período pós-redemocratização. A primeira hipótese versa sob o processo de democratização nas políticas públicas brasileira; a segunda hipótese entende a maior inserção internacional brasileira como catalisador da participação partidária; a seguinte defende que a competição partidária possibilitou que partidos anteriormente despreocupados iniciassem um “pensamento” sobre a política externa; e por fim, a final discorre sobre as mudanças organizacionais internas ao próprio partido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34
url https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/34/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
dc.source.none.fl_str_mv Carta Internacional; Vol. 7 No. 2 (2012); 117-126
Carta Internacional; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 117-126
Carta Internacional; v. 7 n. 2 (2012); 117-126
2526-9038
reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron:ABRI
instname_str Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron_str ABRI
institution ABRI
reponame_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
collection Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
repository.mail.fl_str_mv cartainternacional@abri.org.br
_version_ 1797066958774992896