Os economistas e a crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiori, José Luís
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455
Resumo: O artigo parte da conjuntura da crise que começou em 2008, e das medidas anti-cíclcias tomadas pelos governos de quase todas as grandes potencias capitalistas, para discutir a opinião dominante dos economistas ortodoxos e keynesianos sobre a origem e dos desdobramentos prováveis desta nova turbulencia financeira do novo sistema monetário e financeiro internacional que se construiu depois do fim do Sistema de Bretton Woods. Em seguida o artigo propõe uma leitura dos acontecimentos que privilegia as relações virtuosos do estados e dos capitais financeiros norte-americanos durante o ciclo expansivo da última “bolha financeira”, para entender porque que els se defenderão em conjunto, ultrapassando mais esta turbulencia sem que isto signifique o fim do poder americano, e muito menos, do capitalismo.Palavras-chave: crise econômica, ordem financeira, capitalismo.
id ABRI_573d16826ba2d209040afd1f93f8db2a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/455
network_acronym_str ABRI
network_name_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Os economistas e a criseO artigo parte da conjuntura da crise que começou em 2008, e das medidas anti-cíclcias tomadas pelos governos de quase todas as grandes potencias capitalistas, para discutir a opinião dominante dos economistas ortodoxos e keynesianos sobre a origem e dos desdobramentos prováveis desta nova turbulencia financeira do novo sistema monetário e financeiro internacional que se construiu depois do fim do Sistema de Bretton Woods. Em seguida o artigo propõe uma leitura dos acontecimentos que privilegia as relações virtuosos do estados e dos capitais financeiros norte-americanos durante o ciclo expansivo da última “bolha financeira”, para entender porque que els se defenderão em conjunto, ultrapassando mais esta turbulencia sem que isto signifique o fim do poder americano, e muito menos, do capitalismo.Palavras-chave: crise econômica, ordem financeira, capitalismo.Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)2009-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455Carta Internacional; Vol. 4 No. 1 (2009); 15-17Carta Internacional; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 15-17Carta Internacional; v. 4 n. 1 (2009); 15-172526-9038reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)instacron:ABRIporhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455/223Fiori, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-20T15:00:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/455Revistahttps://www.cartainternacional.abri.org.br/CartaONGhttps://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/oaicartainternacional@abri.org.brhttps://doi.org/10.215302526-90382526-9038opendoar:2020-11-20T15:00:13Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)false
dc.title.none.fl_str_mv Os economistas e a crise
title Os economistas e a crise
spellingShingle Os economistas e a crise
Fiori, José Luís
title_short Os economistas e a crise
title_full Os economistas e a crise
title_fullStr Os economistas e a crise
title_full_unstemmed Os economistas e a crise
title_sort Os economistas e a crise
author Fiori, José Luís
author_facet Fiori, José Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiori, José Luís
description O artigo parte da conjuntura da crise que começou em 2008, e das medidas anti-cíclcias tomadas pelos governos de quase todas as grandes potencias capitalistas, para discutir a opinião dominante dos economistas ortodoxos e keynesianos sobre a origem e dos desdobramentos prováveis desta nova turbulencia financeira do novo sistema monetário e financeiro internacional que se construiu depois do fim do Sistema de Bretton Woods. Em seguida o artigo propõe uma leitura dos acontecimentos que privilegia as relações virtuosos do estados e dos capitais financeiros norte-americanos durante o ciclo expansivo da última “bolha financeira”, para entender porque que els se defenderão em conjunto, ultrapassando mais esta turbulencia sem que isto signifique o fim do poder americano, e muito menos, do capitalismo.Palavras-chave: crise econômica, ordem financeira, capitalismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455
url https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/455/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
dc.source.none.fl_str_mv Carta Internacional; Vol. 4 No. 1 (2009); 15-17
Carta Internacional; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 15-17
Carta Internacional; v. 4 n. 1 (2009); 15-17
2526-9038
reponame:Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
instname:Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron:ABRI
instname_str Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
instacron_str ABRI
institution ABRI
reponame_str Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
collection Carta Internacional (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Carta Internacional (Belo Horizonte. Online) - Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)
repository.mail.fl_str_mv cartainternacional@abri.org.br
_version_ 1797066959808888832