Influência dos Parâmetros de Soldagem no Ensaio de Torção de Solda a Ponto em um Dispositivo Automatizado Recém Desenvolvido
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista soldagem & inspeção (Online) |
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Resumo: | Resumo O principal processo de união de chapas em veículos é a soldagem por resistência elétrica a ponto (RSW – Resistance Spot Welding). Quando em trabalho os pontos de solda da estrutura do veículo sofrem esforços de tração, cisalhamento e torção, possuindo menor resistência ao esforço de torção. A correta caracterização da robustez da junta soldada é de extrema importância para garantia da segurança do veículo. Por isso é fundamental o domínio da reação aos esforços, para o correto dimensionamento do ponto. Para o esforço de tração e cisalhamento, são utilizados ensaios com modo de falha e relação entre parâmetros e esforços bem conhecidos. Para o ensaio de torção, recentemente foi proposto um equipamento automatizado, compacto e de simples manuseio. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar influência dos parâmetros: tempo e corrente de soldagem no resultado do ensaio. Foram soldados corpos de prova com 0,91mm de espessura mantendo a corrente em 4,25kA, 5,0kA e 5,75kA e variando o tempo de soldagem em 10, 30, 50, 70 e 90 ciclos. Os ensaios demostraram uma grande influência da corrente de soldagem na curva característica do ensaio de torção, fenômeno que não se repetiu para o tempo de soldagem. |
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Influência dos Parâmetros de Soldagem no Ensaio de Torção de Solda a Ponto em um Dispositivo Automatizado Recém DesenvolvidoSoldagem a pontoResistência a torçãoParâmetros de soldagemResumo O principal processo de união de chapas em veículos é a soldagem por resistência elétrica a ponto (RSW – Resistance Spot Welding). Quando em trabalho os pontos de solda da estrutura do veículo sofrem esforços de tração, cisalhamento e torção, possuindo menor resistência ao esforço de torção. A correta caracterização da robustez da junta soldada é de extrema importância para garantia da segurança do veículo. Por isso é fundamental o domínio da reação aos esforços, para o correto dimensionamento do ponto. Para o esforço de tração e cisalhamento, são utilizados ensaios com modo de falha e relação entre parâmetros e esforços bem conhecidos. Para o ensaio de torção, recentemente foi proposto um equipamento automatizado, compacto e de simples manuseio. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar influência dos parâmetros: tempo e corrente de soldagem no resultado do ensaio. Foram soldados corpos de prova com 0,91mm de espessura mantendo a corrente em 4,25kA, 5,0kA e 5,75kA e variando o tempo de soldagem em 10, 30, 50, 70 e 90 ciclos. Os ensaios demostraram uma grande influência da corrente de soldagem na curva característica do ensaio de torção, fenômeno que não se repetiu para o tempo de soldagem.Associação Brasileira de Soldagem2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242017000200228Soldagem & Inspeção v.22 n.2 2017reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/0104-9224/si2202.11info:eu-repo/semantics/openAccessAvila,Thales Lucas Diniz deBracarense,Alexandre Queirozpor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242017000200228Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2017-12-01T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false |
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