Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Leandro J. da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: D’Oliveira,Ana Sofia C. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista soldagem & inspeção (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242015000100039
Resumo: A técnica de processamento é determinante sobre características de um revestimento. Isso porque o aporte térmico, que depende da técnica e dos parâmetros, tem influência sobre a diluição e a taxa de solidificação. Em ligas com baixa complexidade metalúrgica, o impacto do processamento com técnicas de deposição que impõem maior taxa de resfriamento podem se traduzir em refino da microestrutura. Espera-se que quanto mais refinada a microestrutura maior a resistência mecânica do revestimento. Entretanto, na deposição de ligas de maior complexidade metalúrgica isso nem sempre ocorre, porque a elevada taxa de resfriamento pode suprimir formação/precipitação de fases responsáveis pela resistência. Neste estudo, a influência do processamento sobre microestrutura e dureza de revestimentos da liga Colmonoy-6® foi avaliada. A liga foi processada por plasma com arco transferido (PTA) e laser de diodo de alta potência (HPDL) sobre chapas de AISI 304 com dois níveis de diluição. Em ambos os casos, revestimentos de boa qualidade e livres defeitos foram obtidos. O aumento do teor de Fe (diluição) e as diferentes taxas de resfriamento decorrem do processamento com diferentes parâmetros e técnicas. Em consequência, ocorrem mudanças significativas na microestrutura e na dureza dos revestimentos que estão associadas à distribuição, morfologia e composição química dos carbonetos e, principalmente, dos boretos.
id ABS-1_9a0d073a140f6c664d244ed991843648
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-92242015000100039
network_acronym_str ABS-1
network_name_str Revista soldagem & inspeção (Online)
repository_id_str
spelling Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a LaserRevestimentos soldadoProcessamentoPTALaser claddingA técnica de processamento é determinante sobre características de um revestimento. Isso porque o aporte térmico, que depende da técnica e dos parâmetros, tem influência sobre a diluição e a taxa de solidificação. Em ligas com baixa complexidade metalúrgica, o impacto do processamento com técnicas de deposição que impõem maior taxa de resfriamento podem se traduzir em refino da microestrutura. Espera-se que quanto mais refinada a microestrutura maior a resistência mecânica do revestimento. Entretanto, na deposição de ligas de maior complexidade metalúrgica isso nem sempre ocorre, porque a elevada taxa de resfriamento pode suprimir formação/precipitação de fases responsáveis pela resistência. Neste estudo, a influência do processamento sobre microestrutura e dureza de revestimentos da liga Colmonoy-6® foi avaliada. A liga foi processada por plasma com arco transferido (PTA) e laser de diodo de alta potência (HPDL) sobre chapas de AISI 304 com dois níveis de diluição. Em ambos os casos, revestimentos de boa qualidade e livres defeitos foram obtidos. O aumento do teor de Fe (diluição) e as diferentes taxas de resfriamento decorrem do processamento com diferentes parâmetros e técnicas. Em consequência, ocorrem mudanças significativas na microestrutura e na dureza dos revestimentos que estão associadas à distribuição, morfologia e composição química dos carbonetos e, principalmente, dos boretos.Associação Brasileira de Soldagem2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242015000100039Soldagem & Inspeção v.20 n.1 2015reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/0104-9224/SI2001.05info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Leandro J. daD’Oliveira,Ana Sofia C. M.por2015-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242015000100039Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2015-07-08T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false
dc.title.none.fl_str_mv Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
title Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
spellingShingle Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
Silva,Leandro J. da
Revestimentos soldado
Processamento
PTA
Laser cladding
title_short Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
title_full Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
title_fullStr Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
title_full_unstemmed Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
title_sort Liga NiCrSiBC: Microestrutura e Dureza de Revestimentos Processados a Arco e a Laser
author Silva,Leandro J. da
author_facet Silva,Leandro J. da
D’Oliveira,Ana Sofia C. M.
author_role author
author2 D’Oliveira,Ana Sofia C. M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Leandro J. da
D’Oliveira,Ana Sofia C. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Revestimentos soldado
Processamento
PTA
Laser cladding
topic Revestimentos soldado
Processamento
PTA
Laser cladding
description A técnica de processamento é determinante sobre características de um revestimento. Isso porque o aporte térmico, que depende da técnica e dos parâmetros, tem influência sobre a diluição e a taxa de solidificação. Em ligas com baixa complexidade metalúrgica, o impacto do processamento com técnicas de deposição que impõem maior taxa de resfriamento podem se traduzir em refino da microestrutura. Espera-se que quanto mais refinada a microestrutura maior a resistência mecânica do revestimento. Entretanto, na deposição de ligas de maior complexidade metalúrgica isso nem sempre ocorre, porque a elevada taxa de resfriamento pode suprimir formação/precipitação de fases responsáveis pela resistência. Neste estudo, a influência do processamento sobre microestrutura e dureza de revestimentos da liga Colmonoy-6® foi avaliada. A liga foi processada por plasma com arco transferido (PTA) e laser de diodo de alta potência (HPDL) sobre chapas de AISI 304 com dois níveis de diluição. Em ambos os casos, revestimentos de boa qualidade e livres defeitos foram obtidos. O aumento do teor de Fe (diluição) e as diferentes taxas de resfriamento decorrem do processamento com diferentes parâmetros e técnicas. Em consequência, ocorrem mudanças significativas na microestrutura e na dureza dos revestimentos que estão associadas à distribuição, morfologia e composição química dos carbonetos e, principalmente, dos boretos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242015000100039
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242015000100039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-9224/SI2001.05
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
dc.source.none.fl_str_mv Soldagem & Inspeção v.20 n.1 2015
reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)
instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron:ABS
instname_str Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron_str ABS
institution ABS
reponame_str Revista soldagem & inspeção (Online)
collection Revista soldagem & inspeção (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista-si@abs-soldagem.org.br
_version_ 1754213003464540160