Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes Júnior,José Gedael
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Manera,Rodolfo da Silva, Tokimatsu,Ruís Camargo, Ventrella,Vicente Afonso, Gallego,Juno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista soldagem & inspeção (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242014000300009
Resumo: Equipamentos usados nas usinas sucroalcooleiras e de extração mineral são submetidos a condições severas de desgaste abrasivo. Revestimentos duros são usualmente aplicados para reparar este tipo de dano, sendo bastante empregados consumíveis de soldagem contendo altos teores de cromo e carbono. No presente trabalho visa investigar a microestrutura de revestimentos duros formados com a fusão de cavacos de titânio puro ASTM F67 grau 4, material usado na fabricação de implantes odontológicos. Misturas com diferentes formadores de carbonetos (Fe-Cr e Fe-Nb como aditivos) também foram testadas. Revestimentos feitos com duas camadas de cavacos "puros" (Ti), cavacos com Fe-Cr (Ti-Cr) e cavacos com Fe-Nb (Ti-Nb) foram depositadas sobre peças de aço-carbono por soldagem TIG/GTAW. A microestrutura das camadas foi observada com microscópio óptico e por microscópio eletrônico de varredura equipado com microanálise. A caracterização microestrutural revelou que a distribuição de carbonetos varia significativamente com a natureza química dos aditivos usados. A microanálise mostrou que houve a formação de carbonetos com composição química complexa no seio do metal de solda, cuja estequiometria foi determinada com análise por difração de raios-X. Carbonetos mistos do tipo MC e cementita foram identificados. Os resultados apresentados indicam que a aplicação de cavacos de titânio ASTM F67, como insumo para formação de carbonetos, pode contribuir para melhorar a resistência ao desgaste em comparação aos tradicionais revestimentos duros com carbonetos de cromo.
id ABS-1_9b8ba918a1425631c0cb267b5641d11e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-92242014000300009
network_acronym_str ABS-1
network_name_str Revista soldagem & inspeção (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgastesoldagem GTAWrevestimento durocarbonetosreciclagem de titâniomicroestruturaresistência ao desgasteEquipamentos usados nas usinas sucroalcooleiras e de extração mineral são submetidos a condições severas de desgaste abrasivo. Revestimentos duros são usualmente aplicados para reparar este tipo de dano, sendo bastante empregados consumíveis de soldagem contendo altos teores de cromo e carbono. No presente trabalho visa investigar a microestrutura de revestimentos duros formados com a fusão de cavacos de titânio puro ASTM F67 grau 4, material usado na fabricação de implantes odontológicos. Misturas com diferentes formadores de carbonetos (Fe-Cr e Fe-Nb como aditivos) também foram testadas. Revestimentos feitos com duas camadas de cavacos "puros" (Ti), cavacos com Fe-Cr (Ti-Cr) e cavacos com Fe-Nb (Ti-Nb) foram depositadas sobre peças de aço-carbono por soldagem TIG/GTAW. A microestrutura das camadas foi observada com microscópio óptico e por microscópio eletrônico de varredura equipado com microanálise. A caracterização microestrutural revelou que a distribuição de carbonetos varia significativamente com a natureza química dos aditivos usados. A microanálise mostrou que houve a formação de carbonetos com composição química complexa no seio do metal de solda, cuja estequiometria foi determinada com análise por difração de raios-X. Carbonetos mistos do tipo MC e cementita foram identificados. Os resultados apresentados indicam que a aplicação de cavacos de titânio ASTM F67, como insumo para formação de carbonetos, pode contribuir para melhorar a resistência ao desgaste em comparação aos tradicionais revestimentos duros com carbonetos de cromo.Associação Brasileira de Soldagem2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242014000300009Soldagem & Inspeção v.19 n.3 2014reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/0104-9224/SI1903.09info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes Júnior,José GedaelManera,Rodolfo da SilvaTokimatsu,Ruís CamargoVentrella,Vicente AfonsoGallego,Junopor2014-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242014000300009Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2014-12-05T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
title Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
spellingShingle Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
Fagundes Júnior,José Gedael
soldagem GTAW
revestimento duro
carbonetos
reciclagem de titânio
microestrutura
resistência ao desgaste
title_short Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
title_full Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
title_fullStr Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
title_full_unstemmed Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
title_sort Aplicação de cavacos de titânio para produção de revestimentos resistentes ao desgaste
author Fagundes Júnior,José Gedael
author_facet Fagundes Júnior,José Gedael
Manera,Rodolfo da Silva
Tokimatsu,Ruís Camargo
Ventrella,Vicente Afonso
Gallego,Juno
author_role author
author2 Manera,Rodolfo da Silva
Tokimatsu,Ruís Camargo
Ventrella,Vicente Afonso
Gallego,Juno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes Júnior,José Gedael
Manera,Rodolfo da Silva
Tokimatsu,Ruís Camargo
Ventrella,Vicente Afonso
Gallego,Juno
dc.subject.por.fl_str_mv soldagem GTAW
revestimento duro
carbonetos
reciclagem de titânio
microestrutura
resistência ao desgaste
topic soldagem GTAW
revestimento duro
carbonetos
reciclagem de titânio
microestrutura
resistência ao desgaste
description Equipamentos usados nas usinas sucroalcooleiras e de extração mineral são submetidos a condições severas de desgaste abrasivo. Revestimentos duros são usualmente aplicados para reparar este tipo de dano, sendo bastante empregados consumíveis de soldagem contendo altos teores de cromo e carbono. No presente trabalho visa investigar a microestrutura de revestimentos duros formados com a fusão de cavacos de titânio puro ASTM F67 grau 4, material usado na fabricação de implantes odontológicos. Misturas com diferentes formadores de carbonetos (Fe-Cr e Fe-Nb como aditivos) também foram testadas. Revestimentos feitos com duas camadas de cavacos "puros" (Ti), cavacos com Fe-Cr (Ti-Cr) e cavacos com Fe-Nb (Ti-Nb) foram depositadas sobre peças de aço-carbono por soldagem TIG/GTAW. A microestrutura das camadas foi observada com microscópio óptico e por microscópio eletrônico de varredura equipado com microanálise. A caracterização microestrutural revelou que a distribuição de carbonetos varia significativamente com a natureza química dos aditivos usados. A microanálise mostrou que houve a formação de carbonetos com composição química complexa no seio do metal de solda, cuja estequiometria foi determinada com análise por difração de raios-X. Carbonetos mistos do tipo MC e cementita foram identificados. Os resultados apresentados indicam que a aplicação de cavacos de titânio ASTM F67, como insumo para formação de carbonetos, pode contribuir para melhorar a resistência ao desgaste em comparação aos tradicionais revestimentos duros com carbonetos de cromo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242014000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242014000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-9224/SI1903.09
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
dc.source.none.fl_str_mv Soldagem & Inspeção v.19 n.3 2014
reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)
instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron:ABS
instname_str Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron_str ABS
institution ABS
reponame_str Revista soldagem & inspeção (Online)
collection Revista soldagem & inspeção (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista-si@abs-soldagem.org.br
_version_ 1754213003455102976