Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Tiago Felipe de Abreu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Torres,Edwar Andrés, Ramirez,Antonio Jose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista soldagem & inspeção (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242016000100059
Resumo: Resumo Os aços inoxidáveis duplex são bem sucedidos em uma variedade de aplicações como a indústria alimentícia, petroquímica e para plantas de dessalinização da água do mar, onde alta a resistência à corrosão e alta resistência mecânica são exigidas. Contudo, durante operações de soldagem por fusão pode haver alteração da microestrutura favorável destes materiais comprometendo seu desempenho. O processo de soldagem por atrito com pino não consumível pode gerar juntas no estado sólido evitando os típicos problemas da solidificação da poça fundida como segregação de elementos de liga, formação de trincas de solidificação e liquação; para o caso de aços inoxidáveis superduplex, pode-se evitar proporções desbalanceadas de ferrita e austenita, formação de fases secundárias deletérias e crescimento de grão ferrítico na zona termicamente afetada. Juntas consolidadas com penetração completa foram obtidas usando chapas de 6 mm de espessura para os aços inoxidáveis duplex UNS S32101 e S32205 e superduplex S32750 e S32760. As amostras foram submetidas a ensaios de tração indicando uma melhoria do desempenho mecânica das juntas soldadas com o aumento da tensão de escoamento e do limite de resistência à tração para todos os casos. Em relação à caracterização microestrutural, um pronunciado refinamento da ordem de 1 μm foi observado na junta soldada. Este refinamento foi associado à combinação de mecanismos de restauração na microestrutura bifásica promovida pela deformação severa junto com a alta temperatura durante o processo de soldagem.
id ABS-1_dd1708a4e3658523eea0b3c1841aaaeb
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-92242016000100059
network_acronym_str ABS-1
network_name_str Revista soldagem & inspeção (Online)
repository_id_str
spelling Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis DuplexSoldagem por atrito com pino não consumívelAços inoxidáveis duplexDesenvolvimento de parâmetros de soldagemResumo Os aços inoxidáveis duplex são bem sucedidos em uma variedade de aplicações como a indústria alimentícia, petroquímica e para plantas de dessalinização da água do mar, onde alta a resistência à corrosão e alta resistência mecânica são exigidas. Contudo, durante operações de soldagem por fusão pode haver alteração da microestrutura favorável destes materiais comprometendo seu desempenho. O processo de soldagem por atrito com pino não consumível pode gerar juntas no estado sólido evitando os típicos problemas da solidificação da poça fundida como segregação de elementos de liga, formação de trincas de solidificação e liquação; para o caso de aços inoxidáveis superduplex, pode-se evitar proporções desbalanceadas de ferrita e austenita, formação de fases secundárias deletérias e crescimento de grão ferrítico na zona termicamente afetada. Juntas consolidadas com penetração completa foram obtidas usando chapas de 6 mm de espessura para os aços inoxidáveis duplex UNS S32101 e S32205 e superduplex S32750 e S32760. As amostras foram submetidas a ensaios de tração indicando uma melhoria do desempenho mecânica das juntas soldadas com o aumento da tensão de escoamento e do limite de resistência à tração para todos os casos. Em relação à caracterização microestrutural, um pronunciado refinamento da ordem de 1 μm foi observado na junta soldada. Este refinamento foi associado à combinação de mecanismos de restauração na microestrutura bifásica promovida pela deformação severa junto com a alta temperatura durante o processo de soldagem.Associação Brasileira de Soldagem2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242016000100059Soldagem & Inspeção v.21 n.1 2016reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)instacron:ABS10.1590/0104-9224/SI2101.06info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Tiago Felipe de AbreuTorres,Edwar AndrésRamirez,Antonio Josepor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-92242016000100059Revistahttp://abs-soldagem.org.br/s&i/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista-si@abs-soldagem.org.br0104-92241980-6973opendoar:2016-05-03T00:00Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)false
dc.title.none.fl_str_mv Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
title Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
spellingShingle Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
Santos,Tiago Felipe de Abreu
Soldagem por atrito com pino não consumível
Aços inoxidáveis duplex
Desenvolvimento de parâmetros de soldagem
title_short Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
title_full Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
title_fullStr Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
title_full_unstemmed Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
title_sort Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível de Aços Inoxidáveis Duplex
author Santos,Tiago Felipe de Abreu
author_facet Santos,Tiago Felipe de Abreu
Torres,Edwar Andrés
Ramirez,Antonio Jose
author_role author
author2 Torres,Edwar Andrés
Ramirez,Antonio Jose
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Tiago Felipe de Abreu
Torres,Edwar Andrés
Ramirez,Antonio Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Soldagem por atrito com pino não consumível
Aços inoxidáveis duplex
Desenvolvimento de parâmetros de soldagem
topic Soldagem por atrito com pino não consumível
Aços inoxidáveis duplex
Desenvolvimento de parâmetros de soldagem
description Resumo Os aços inoxidáveis duplex são bem sucedidos em uma variedade de aplicações como a indústria alimentícia, petroquímica e para plantas de dessalinização da água do mar, onde alta a resistência à corrosão e alta resistência mecânica são exigidas. Contudo, durante operações de soldagem por fusão pode haver alteração da microestrutura favorável destes materiais comprometendo seu desempenho. O processo de soldagem por atrito com pino não consumível pode gerar juntas no estado sólido evitando os típicos problemas da solidificação da poça fundida como segregação de elementos de liga, formação de trincas de solidificação e liquação; para o caso de aços inoxidáveis superduplex, pode-se evitar proporções desbalanceadas de ferrita e austenita, formação de fases secundárias deletérias e crescimento de grão ferrítico na zona termicamente afetada. Juntas consolidadas com penetração completa foram obtidas usando chapas de 6 mm de espessura para os aços inoxidáveis duplex UNS S32101 e S32205 e superduplex S32750 e S32760. As amostras foram submetidas a ensaios de tração indicando uma melhoria do desempenho mecânica das juntas soldadas com o aumento da tensão de escoamento e do limite de resistência à tração para todos os casos. Em relação à caracterização microestrutural, um pronunciado refinamento da ordem de 1 μm foi observado na junta soldada. Este refinamento foi associado à combinação de mecanismos de restauração na microestrutura bifásica promovida pela deformação severa junto com a alta temperatura durante o processo de soldagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242016000100059
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242016000100059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-9224/SI2101.06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Soldagem
dc.source.none.fl_str_mv Soldagem & Inspeção v.21 n.1 2016
reponame:Revista soldagem & inspeção (Online)
instname:Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron:ABS
instname_str Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
instacron_str ABS
institution ABS
reponame_str Revista soldagem & inspeção (Online)
collection Revista soldagem & inspeção (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista soldagem & inspeção (Online) - Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista-si@abs-soldagem.org.br
_version_ 1754213003540037632