Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marcia Terezinha Ramos de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Berbert,Pedro Amorim, Pereira,Rozimar de Campos, Vieira,Henrique Duarte, Carlesso,Vinicius Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200007
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar os frutos, estudar a morfologia externa e interna das sementes e ilustrar o desenvolvimento de plântulas e de plantas jovens de Averrhoa carambola. Os frutos foram distribuídos em três categorias, de acordo com o estádio de maturação (maduros, intermediários e verdes), e em três subcategorias de acordo com o tamanho (grande, médio e pequeno). Para a caracterização dos frutos determinaram-se as dimensões, a massa, o número de sementes, a cor, o pH e os teores de água e de sólidos solúveis totais (SST) da polpa. Para a caracterização morfológica das sementes foi medido o comprimento, a largura, a espessura, a massa e determinada as dimensões do endosperma, cotilédone e eixo hipocótilo radicular. Determinou-se, também, a massa de 1000 sementes. Os frutos maduros e grandes apresentam dimensões e teor de SST próximos aos encontrados em frutos comerciais, no entanto, com menor luminosidade e maior intensidade de cor, com predominância do alaranjado. O endosperma é o órgão de reserva das sementes, que exibem cotilédones de cor branca, com leve tom esverdeado nos bordos; a germinação é epígea e a protrusão da raiz primária inicia-se 21 dias após a semeadura. Os dados obtidos na avaliação das características das sementes apresentam desvios-padrão baixos, indicando que os valores medidos podem ser usados em estudos taxonômicos e na análise da germinação.
id ABTS-1_01050dd5b09079723a88a94e5326a03d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222011000200007
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)germinaçãodesenvolvimento pós-seminalplanta jovemEste trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar os frutos, estudar a morfologia externa e interna das sementes e ilustrar o desenvolvimento de plântulas e de plantas jovens de Averrhoa carambola. Os frutos foram distribuídos em três categorias, de acordo com o estádio de maturação (maduros, intermediários e verdes), e em três subcategorias de acordo com o tamanho (grande, médio e pequeno). Para a caracterização dos frutos determinaram-se as dimensões, a massa, o número de sementes, a cor, o pH e os teores de água e de sólidos solúveis totais (SST) da polpa. Para a caracterização morfológica das sementes foi medido o comprimento, a largura, a espessura, a massa e determinada as dimensões do endosperma, cotilédone e eixo hipocótilo radicular. Determinou-se, também, a massa de 1000 sementes. Os frutos maduros e grandes apresentam dimensões e teor de SST próximos aos encontrados em frutos comerciais, no entanto, com menor luminosidade e maior intensidade de cor, com predominância do alaranjado. O endosperma é o órgão de reserva das sementes, que exibem cotilédones de cor branca, com leve tom esverdeado nos bordos; a germinação é epígea e a protrusão da raiz primária inicia-se 21 dias após a semeadura. Os dados obtidos na avaliação das características das sementes apresentam desvios-padrão baixos, indicando que os valores medidos podem ser usados em estudos taxonômicos e na análise da germinação.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200007Revista Brasileira de Sementes v.33 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcia Terezinha Ramos deBerbert,Pedro AmorimPereira,Rozimar de CamposVieira,Henrique DuarteCarlesso,Vinicius Oliveirapor2011-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222011000200007Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-06-09T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
title Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
spellingShingle Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
Oliveira,Marcia Terezinha Ramos de
germinação
desenvolvimento pós-seminal
planta jovem
title_short Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
title_full Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
title_fullStr Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
title_full_unstemmed Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
title_sort Características biométricas e físico-químicas do fruto, morfologia da semente e da plântula de Averrhoa carambola l. (oxalidaceae)
author Oliveira,Marcia Terezinha Ramos de
author_facet Oliveira,Marcia Terezinha Ramos de
Berbert,Pedro Amorim
Pereira,Rozimar de Campos
Vieira,Henrique Duarte
Carlesso,Vinicius Oliveira
author_role author
author2 Berbert,Pedro Amorim
Pereira,Rozimar de Campos
Vieira,Henrique Duarte
Carlesso,Vinicius Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marcia Terezinha Ramos de
Berbert,Pedro Amorim
Pereira,Rozimar de Campos
Vieira,Henrique Duarte
Carlesso,Vinicius Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv germinação
desenvolvimento pós-seminal
planta jovem
topic germinação
desenvolvimento pós-seminal
planta jovem
description Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar os frutos, estudar a morfologia externa e interna das sementes e ilustrar o desenvolvimento de plântulas e de plantas jovens de Averrhoa carambola. Os frutos foram distribuídos em três categorias, de acordo com o estádio de maturação (maduros, intermediários e verdes), e em três subcategorias de acordo com o tamanho (grande, médio e pequeno). Para a caracterização dos frutos determinaram-se as dimensões, a massa, o número de sementes, a cor, o pH e os teores de água e de sólidos solúveis totais (SST) da polpa. Para a caracterização morfológica das sementes foi medido o comprimento, a largura, a espessura, a massa e determinada as dimensões do endosperma, cotilédone e eixo hipocótilo radicular. Determinou-se, também, a massa de 1000 sementes. Os frutos maduros e grandes apresentam dimensões e teor de SST próximos aos encontrados em frutos comerciais, no entanto, com menor luminosidade e maior intensidade de cor, com predominância do alaranjado. O endosperma é o órgão de reserva das sementes, que exibem cotilédones de cor branca, com leve tom esverdeado nos bordos; a germinação é epígea e a protrusão da raiz primária inicia-se 21 dias após a semeadura. Os dados obtidos na avaliação das características das sementes apresentam desvios-padrão baixos, indicando que os valores medidos podem ser usados em estudos taxonômicos e na análise da germinação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222011000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.33 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820949471920128