Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Luciléa Silva dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira,Messias Gonzaga, Silva,Roberto Ferreira da, Meireles,Robson Celestino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200013
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade fisiológica das sementes de genótipos selecionados de milho doce e sua relação com a heterose. Foram utilizados 14 genótipos de milho doce desenvolvidos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Os genótipos foram multiplicados no município de Campos dos Goytacazes por meio de polinização controlada para assegurar a pureza genética. A qualidade fisiológica foi avaliada por meio do teste de germinação e dos seguintes testes de vigor: primeira contagem de germinação, classificação de plântulas e emergência em areia. Pelos resultados é possível concluir que as sementes de endosperma doce foram menos vigorosas que as sementes de endosperma comum. O emprego de genótipos parentais adaptados à região de plantio proporcionou melhor vigor às sementes de endosperma doce, quando comparado ao uso de parentais não adaptados. Para todas as características avaliadas de germinação e vigor observou-se heterose nas sementes híbridas em relação aos seus parentais. O desenvolvimento de híbridos pode ser uma excelente alternativa para a obtenção de sementes de milho doce vigorosas e de qualidade fisiológica superior.
id ABTS-1_23df4af273d3e94118b24e88c3ee8dae
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222011000200013
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doceheterosemilho docesementesEste trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade fisiológica das sementes de genótipos selecionados de milho doce e sua relação com a heterose. Foram utilizados 14 genótipos de milho doce desenvolvidos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Os genótipos foram multiplicados no município de Campos dos Goytacazes por meio de polinização controlada para assegurar a pureza genética. A qualidade fisiológica foi avaliada por meio do teste de germinação e dos seguintes testes de vigor: primeira contagem de germinação, classificação de plântulas e emergência em areia. Pelos resultados é possível concluir que as sementes de endosperma doce foram menos vigorosas que as sementes de endosperma comum. O emprego de genótipos parentais adaptados à região de plantio proporcionou melhor vigor às sementes de endosperma doce, quando comparado ao uso de parentais não adaptados. Para todas as características avaliadas de germinação e vigor observou-se heterose nas sementes híbridas em relação aos seus parentais. O desenvolvimento de híbridos pode ser uma excelente alternativa para a obtenção de sementes de milho doce vigorosas e de qualidade fisiológica superior.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200013Revista Brasileira de Sementes v.33 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Luciléa Silva dosPereira,Messias GonzagaSilva,Roberto Ferreira daMeireles,Robson Celestinopor2011-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222011000200013Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-06-09T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
title Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
spellingShingle Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
Reis,Luciléa Silva dos
heterose
milho doce
sementes
title_short Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
title_full Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
title_fullStr Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
title_full_unstemmed Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
title_sort Efeito da heterose na qualidade de sementes de milho doce
author Reis,Luciléa Silva dos
author_facet Reis,Luciléa Silva dos
Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Meireles,Robson Celestino
author_role author
author2 Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Meireles,Robson Celestino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Luciléa Silva dos
Pereira,Messias Gonzaga
Silva,Roberto Ferreira da
Meireles,Robson Celestino
dc.subject.por.fl_str_mv heterose
milho doce
sementes
topic heterose
milho doce
sementes
description Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade fisiológica das sementes de genótipos selecionados de milho doce e sua relação com a heterose. Foram utilizados 14 genótipos de milho doce desenvolvidos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Os genótipos foram multiplicados no município de Campos dos Goytacazes por meio de polinização controlada para assegurar a pureza genética. A qualidade fisiológica foi avaliada por meio do teste de germinação e dos seguintes testes de vigor: primeira contagem de germinação, classificação de plântulas e emergência em areia. Pelos resultados é possível concluir que as sementes de endosperma doce foram menos vigorosas que as sementes de endosperma comum. O emprego de genótipos parentais adaptados à região de plantio proporcionou melhor vigor às sementes de endosperma doce, quando comparado ao uso de parentais não adaptados. Para todas as características avaliadas de germinação e vigor observou-se heterose nas sementes híbridas em relação aos seus parentais. O desenvolvimento de híbridos pode ser uma excelente alternativa para a obtenção de sementes de milho doce vigorosas e de qualidade fisiológica superior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222011000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.33 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820949481357312