Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo,Tassel Mirapalhete
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Schuch,Luís Osmar Braga, Rosenthal,Mariane D'Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100045
Resumo: Com o objetivo de avaliar o efeito do atraso da colheita na qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de aveia-branca (Avena sativa L.), foi instalado um experimento no Centro Agropecuário da Palma CAP/UFPel, no ano agrícola 1999/2000. Utilizou-se uma combinação fatorial de quatro cultivares (CTC 5, UPF 18, UFRGS 15 e UFRGS 19) e sete épocas de colheita, em delineamento experimental blocos completos casualizados, com três repetições. As colheitas iniciaram quando as panículas estavam com a umidade em torno de 30% (maturação fisiológica) e as demais colheitas a intervalos regulares de sete dias. Avaliou-se os teores de umidade, rendimento de sementes, percentagem de germinação, teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem do teste de envelhecimento acelerado, índice de velocidade de germinação, peso de mil sementes, teor de proteína e rendimento industrial, em cada época de colheita. A umidade das sementes decresceu acentuadamente até 14 dias após a maturação fisiológica, em todas as cultivares. O retardamento da colheita ocasionou uma redução do rendimento de sementes de 30kg/ha por dia de atraso, a partir da maturação fisiológica. Não se verificou efeito do retardamento da colheita na percentagem de germinação, índice de velocidade de emergência, peso de mil sementes, rendi-mento industrial e teor de proteína. O vigor das sementes de aveia-branca, medido pelos testes de envelhecimento acelerado e de primeira contagem, diminui a medida que a colheita foi atrasada.
id ABTS-1_51f4bc80a0c05d9ebe14ccecb22480d7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222002000100045
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)aveia-brancaAvena sativaépoca de colheitamaturação fisiológicaqualidade de sementesCom o objetivo de avaliar o efeito do atraso da colheita na qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de aveia-branca (Avena sativa L.), foi instalado um experimento no Centro Agropecuário da Palma CAP/UFPel, no ano agrícola 1999/2000. Utilizou-se uma combinação fatorial de quatro cultivares (CTC 5, UPF 18, UFRGS 15 e UFRGS 19) e sete épocas de colheita, em delineamento experimental blocos completos casualizados, com três repetições. As colheitas iniciaram quando as panículas estavam com a umidade em torno de 30% (maturação fisiológica) e as demais colheitas a intervalos regulares de sete dias. Avaliou-se os teores de umidade, rendimento de sementes, percentagem de germinação, teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem do teste de envelhecimento acelerado, índice de velocidade de germinação, peso de mil sementes, teor de proteína e rendimento industrial, em cada época de colheita. A umidade das sementes decresceu acentuadamente até 14 dias após a maturação fisiológica, em todas as cultivares. O retardamento da colheita ocasionou uma redução do rendimento de sementes de 30kg/ha por dia de atraso, a partir da maturação fisiológica. Não se verificou efeito do retardamento da colheita na percentagem de germinação, índice de velocidade de emergência, peso de mil sementes, rendi-mento industrial e teor de proteína. O vigor das sementes de aveia-branca, medido pelos testes de envelhecimento acelerado e de primeira contagem, diminui a medida que a colheita foi atrasada.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100045Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222002000100045info:eu-repo/semantics/openAccessCardozo,Tassel MirapalheteSchuch,Luís Osmar BragaRosenthal,Mariane D'Avilapor2011-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222002000100045Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-04-20T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
title Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
spellingShingle Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
Cardozo,Tassel Mirapalhete
aveia-branca
Avena sativa
época de colheita
maturação fisiológica
qualidade de sementes
title_short Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
title_full Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
title_fullStr Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
title_full_unstemmed Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
title_sort Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.)
author Cardozo,Tassel Mirapalhete
author_facet Cardozo,Tassel Mirapalhete
Schuch,Luís Osmar Braga
Rosenthal,Mariane D'Avila
author_role author
author2 Schuch,Luís Osmar Braga
Rosenthal,Mariane D'Avila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo,Tassel Mirapalhete
Schuch,Luís Osmar Braga
Rosenthal,Mariane D'Avila
dc.subject.por.fl_str_mv aveia-branca
Avena sativa
época de colheita
maturação fisiológica
qualidade de sementes
topic aveia-branca
Avena sativa
época de colheita
maturação fisiológica
qualidade de sementes
description Com o objetivo de avaliar o efeito do atraso da colheita na qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de aveia-branca (Avena sativa L.), foi instalado um experimento no Centro Agropecuário da Palma CAP/UFPel, no ano agrícola 1999/2000. Utilizou-se uma combinação fatorial de quatro cultivares (CTC 5, UPF 18, UFRGS 15 e UFRGS 19) e sete épocas de colheita, em delineamento experimental blocos completos casualizados, com três repetições. As colheitas iniciaram quando as panículas estavam com a umidade em torno de 30% (maturação fisiológica) e as demais colheitas a intervalos regulares de sete dias. Avaliou-se os teores de umidade, rendimento de sementes, percentagem de germinação, teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem do teste de envelhecimento acelerado, índice de velocidade de germinação, peso de mil sementes, teor de proteína e rendimento industrial, em cada época de colheita. A umidade das sementes decresceu acentuadamente até 14 dias após a maturação fisiológica, em todas as cultivares. O retardamento da colheita ocasionou uma redução do rendimento de sementes de 30kg/ha por dia de atraso, a partir da maturação fisiológica. Não se verificou efeito do retardamento da colheita na percentagem de germinação, índice de velocidade de emergência, peso de mil sementes, rendi-mento industrial e teor de proteína. O vigor das sementes de aveia-branca, medido pelos testes de envelhecimento acelerado e de primeira contagem, diminui a medida que a colheita foi atrasada.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100045
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222002000100045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820946436292608