Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio,Ceci Castilho
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Machado-Neto,Nelson Barbosa, Caseiro,Roseli Fátima, Ikeda,Marcelo, Bomfim,Daniel Carlini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100028
Resumo: O urucuzeiro ou urucueiro é a única espécie do gênero Bixa, sendo nativa da América tropical. Entre os corantes naturais, o urucum é o segundo em importância econômica, sendo os maiores produtores o Peru, Brasil e Quênia. A propagação por sementes vêm apresentando problemas, pois a germinação é baixa devido à dormência imposta pelo tegumento. O objetivo do trabalho foi estudar o efeito, da separação por peso, das sementes de urucum, na qualidade fisiológica, assim como, tratamentos para promover a germinação. O experimento foi conduzido separando-se o lote original em quatro frações denominadas sementes leves, médias, pesadas e extra pesadas. A seguir as sementes foram avaliadas através de determinação do peso de 100 sementes, determinação do grau de umidade, teste de germinação e avaliação de tratamentos para superar a dormência sendo eles: água quente por um, três e cinco minutos, pré-embebição por 24 horas seguido de água quente por um, três e cinco minutos e escarificação mecânica. Pôde-se concluir que a separação de sementes de urucum, por peso, influi na qualidade fisiológica, sendo que sementes mais pesadas são de qualidade superior, porém apresentam maior incidência de sementes duras, assim, o tratamento de escarificação mecânica é recomendado, na superação da dormência de sementes de urucum.
id ABTS-1_7f9b6ae83be7ad449e6c839590781dd1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222002000100028
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)pesoqualidade fisiológicadormênciaimpermeabilidadeurucumO urucuzeiro ou urucueiro é a única espécie do gênero Bixa, sendo nativa da América tropical. Entre os corantes naturais, o urucum é o segundo em importância econômica, sendo os maiores produtores o Peru, Brasil e Quênia. A propagação por sementes vêm apresentando problemas, pois a germinação é baixa devido à dormência imposta pelo tegumento. O objetivo do trabalho foi estudar o efeito, da separação por peso, das sementes de urucum, na qualidade fisiológica, assim como, tratamentos para promover a germinação. O experimento foi conduzido separando-se o lote original em quatro frações denominadas sementes leves, médias, pesadas e extra pesadas. A seguir as sementes foram avaliadas através de determinação do peso de 100 sementes, determinação do grau de umidade, teste de germinação e avaliação de tratamentos para superar a dormência sendo eles: água quente por um, três e cinco minutos, pré-embebição por 24 horas seguido de água quente por um, três e cinco minutos e escarificação mecânica. Pôde-se concluir que a separação de sementes de urucum, por peso, influi na qualidade fisiológica, sendo que sementes mais pesadas são de qualidade superior, porém apresentam maior incidência de sementes duras, assim, o tratamento de escarificação mecânica é recomendado, na superação da dormência de sementes de urucum.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100028Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222002000100028info:eu-repo/semantics/openAccessCustódio,Ceci CastilhoMachado-Neto,Nelson BarbosaCaseiro,Roseli FátimaIkeda,MarceloBomfim,Daniel Carlinipor2011-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222002000100028Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2011-04-20T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
title Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
spellingShingle Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
Custódio,Ceci Castilho
peso
qualidade fisiológica
dormência
impermeabilidade
urucum
title_short Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
title_full Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
title_fullStr Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
title_full_unstemmed Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
title_sort Germinação de sementes de urucum (Bixa orellana L.)
author Custódio,Ceci Castilho
author_facet Custódio,Ceci Castilho
Machado-Neto,Nelson Barbosa
Caseiro,Roseli Fátima
Ikeda,Marcelo
Bomfim,Daniel Carlini
author_role author
author2 Machado-Neto,Nelson Barbosa
Caseiro,Roseli Fátima
Ikeda,Marcelo
Bomfim,Daniel Carlini
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio,Ceci Castilho
Machado-Neto,Nelson Barbosa
Caseiro,Roseli Fátima
Ikeda,Marcelo
Bomfim,Daniel Carlini
dc.subject.por.fl_str_mv peso
qualidade fisiológica
dormência
impermeabilidade
urucum
topic peso
qualidade fisiológica
dormência
impermeabilidade
urucum
description O urucuzeiro ou urucueiro é a única espécie do gênero Bixa, sendo nativa da América tropical. Entre os corantes naturais, o urucum é o segundo em importância econômica, sendo os maiores produtores o Peru, Brasil e Quênia. A propagação por sementes vêm apresentando problemas, pois a germinação é baixa devido à dormência imposta pelo tegumento. O objetivo do trabalho foi estudar o efeito, da separação por peso, das sementes de urucum, na qualidade fisiológica, assim como, tratamentos para promover a germinação. O experimento foi conduzido separando-se o lote original em quatro frações denominadas sementes leves, médias, pesadas e extra pesadas. A seguir as sementes foram avaliadas através de determinação do peso de 100 sementes, determinação do grau de umidade, teste de germinação e avaliação de tratamentos para superar a dormência sendo eles: água quente por um, três e cinco minutos, pré-embebição por 24 horas seguido de água quente por um, três e cinco minutos e escarificação mecânica. Pôde-se concluir que a separação de sementes de urucum, por peso, influi na qualidade fisiológica, sendo que sementes mais pesadas são de qualidade superior, porém apresentam maior incidência de sementes duras, assim, o tratamento de escarificação mecânica é recomendado, na superação da dormência de sementes de urucum.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222002000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222002000100028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.24 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820946407981056