Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Bárbara França
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares,Franklim Sales de Jesus, Lúcio,Aldenir Alves, Aragão,Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222008000200027
Resumo: Schinopsis brasiliensis Engl. é uma espécie nativa da catinga de grande potencial econômico. A germinação das suas sementes compreende uma série de processos, que começa com a embebição de água e termina com a emergência da plântula através do tegumento. Pouco se conhece, no entanto, sobre a velocidade de embebição e metabolismo germinativo desta espécie. O objetivo deste trabalho foi obter a curva de embebição e avaliar as alterações bioquímicas que ocorrem nas sementes de baraúna durante a germinação. As sementes foram separadas em três repetições de 10 sementes e submetidas à embebição por até 200 horas. Foram avaliados o volume de água embebida pelas sementes, os teores de açucarar solúveis totais (AST), açucares redutores (AR), amido e proteínas de reserva. Pela curva de embebição das sementes de baraúna pode ser observado um modelo trifásico, onde a fase (F) I é completada em 48h e a FIII tem inicio após 152h de embebição, com protrusão da raiz. Os teores de AR e AST nas sementes aumentam durante a embebição, enquanto os teores de amido diminuíram após a FII. Os teores de albuminas, globulinas e prolaminas permaneceram constantes durante as FI e FII e diminuíram após a protrusão da raiz e os teores de glutelinas foram praticamente nulos durante a germinação de sementes de baraúna.
id ABTS-1_dcba1eb6ece487a85975707758f5ba60
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222008000200027
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)metabolismogerminaçãomobilização de reservascaatingaSchinopsis brasiliensis Engl. é uma espécie nativa da catinga de grande potencial econômico. A germinação das suas sementes compreende uma série de processos, que começa com a embebição de água e termina com a emergência da plântula através do tegumento. Pouco se conhece, no entanto, sobre a velocidade de embebição e metabolismo germinativo desta espécie. O objetivo deste trabalho foi obter a curva de embebição e avaliar as alterações bioquímicas que ocorrem nas sementes de baraúna durante a germinação. As sementes foram separadas em três repetições de 10 sementes e submetidas à embebição por até 200 horas. Foram avaliados o volume de água embebida pelas sementes, os teores de açucarar solúveis totais (AST), açucares redutores (AR), amido e proteínas de reserva. Pela curva de embebição das sementes de baraúna pode ser observado um modelo trifásico, onde a fase (F) I é completada em 48h e a FIII tem inicio após 152h de embebição, com protrusão da raiz. Os teores de AR e AST nas sementes aumentam durante a embebição, enquanto os teores de amido diminuíram após a FII. Os teores de albuminas, globulinas e prolaminas permaneceram constantes durante as FI e FII e diminuíram após a protrusão da raiz e os teores de glutelinas foram praticamente nulos durante a germinação de sementes de baraúna.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222008000200027Revista Brasileira de Sementes v.30 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222008000200027info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Bárbara FrançaSoares,Franklim Sales de JesusLúcio,Aldenir AlvesAragão,Carlos Albertopor2008-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222008000200027Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2008-12-01T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
title Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
spellingShingle Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
Dantas,Bárbara França
metabolismo
germinação
mobilização de reservas
caatinga
title_short Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
title_full Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
title_fullStr Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
title_full_unstemmed Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
title_sort Alterações bioquímicas durante a embebição de sementes de baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
author Dantas,Bárbara França
author_facet Dantas,Bárbara França
Soares,Franklim Sales de Jesus
Lúcio,Aldenir Alves
Aragão,Carlos Alberto
author_role author
author2 Soares,Franklim Sales de Jesus
Lúcio,Aldenir Alves
Aragão,Carlos Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Bárbara França
Soares,Franklim Sales de Jesus
Lúcio,Aldenir Alves
Aragão,Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv metabolismo
germinação
mobilização de reservas
caatinga
topic metabolismo
germinação
mobilização de reservas
caatinga
description Schinopsis brasiliensis Engl. é uma espécie nativa da catinga de grande potencial econômico. A germinação das suas sementes compreende uma série de processos, que começa com a embebição de água e termina com a emergência da plântula através do tegumento. Pouco se conhece, no entanto, sobre a velocidade de embebição e metabolismo germinativo desta espécie. O objetivo deste trabalho foi obter a curva de embebição e avaliar as alterações bioquímicas que ocorrem nas sementes de baraúna durante a germinação. As sementes foram separadas em três repetições de 10 sementes e submetidas à embebição por até 200 horas. Foram avaliados o volume de água embebida pelas sementes, os teores de açucarar solúveis totais (AST), açucares redutores (AR), amido e proteínas de reserva. Pela curva de embebição das sementes de baraúna pode ser observado um modelo trifásico, onde a fase (F) I é completada em 48h e a FIII tem inicio após 152h de embebição, com protrusão da raiz. Os teores de AR e AST nas sementes aumentam durante a embebição, enquanto os teores de amido diminuíram após a FII. Os teores de albuminas, globulinas e prolaminas permaneceram constantes durante as FI e FII e diminuíram após a protrusão da raiz e os teores de glutelinas foram praticamente nulos durante a germinação de sementes de baraúna.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222008000200027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222008000200027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222008000200027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.30 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820948444315648