Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,João Almir
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pereira,Carlos Eduardo, Guimarães,Renato Mendes, Vieira,Antonio Rodrigues, Silva,João Bosco Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222003000400006
Resumo: A técnica de revestimento de sementes tem sido bastante utilizada, principalmente para as espécies que possuem sementes pequenas, como as olerícolas, forrageiras, florestais e ornamentais, pois além de aumentar o tamanho das mesmas para fins de semeadura direta, possibilita a aplicação de outros elementos essenciais ao bom desempenho da cultura em sua fase inicial. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo revestir sementes de pimentão com diferentes tipos de materiais e avaliar seu comportamento durante o armazenamento. Sementes tratadas ou não com Rovrin, na dosagem de 200g/100kg, foram submetidas ao pré-condicionamento, pela embebição das sementes em solução de KNO3 a -1,1MPa, em sistema aerado por cinco dias. Após secas, as sementes foram revestidas com uma mistura de areia + microcelulose e outra de calcário + microcelulose. As sementes revestidas, juntamente com as não revestidas, foram secadas e embaladas em envelopes de papel comum (embalagem permeável) e em papel laminado (embalagem impermeável) e armazenadas em condições de ambiente no Laboratório de Análise de Sementes da UFLA. A avaliação da qualidade das sementes foi realizada a cada quatro meses, por um período de 20 meses, utilizando as seguintes determinações: teor de água, teste de germinação, envelhecimento acelerado, deterioração controlada e emergência em solo + areia. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o revestimento de sementes reduz a velocidade, mas não afeta a taxa de germinação das sementes de pimentão antes do armazenamento; no entanto, as sementes revestidas deterioram mais rapidamente do que as não revestidas quando armazenadas em embalagem permeável. A natureza dos materiais de revestimento não influencia na qualidade das sementes de pimentão, quando armazenadas em embalagem impermeável.
id ABTS-1_ea62ecd0974c76d396e2ca8b3904c1ff
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222003000400006
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiaisrevestimentopimentãosementesqualidadeA técnica de revestimento de sementes tem sido bastante utilizada, principalmente para as espécies que possuem sementes pequenas, como as olerícolas, forrageiras, florestais e ornamentais, pois além de aumentar o tamanho das mesmas para fins de semeadura direta, possibilita a aplicação de outros elementos essenciais ao bom desempenho da cultura em sua fase inicial. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo revestir sementes de pimentão com diferentes tipos de materiais e avaliar seu comportamento durante o armazenamento. Sementes tratadas ou não com Rovrin, na dosagem de 200g/100kg, foram submetidas ao pré-condicionamento, pela embebição das sementes em solução de KNO3 a -1,1MPa, em sistema aerado por cinco dias. Após secas, as sementes foram revestidas com uma mistura de areia + microcelulose e outra de calcário + microcelulose. As sementes revestidas, juntamente com as não revestidas, foram secadas e embaladas em envelopes de papel comum (embalagem permeável) e em papel laminado (embalagem impermeável) e armazenadas em condições de ambiente no Laboratório de Análise de Sementes da UFLA. A avaliação da qualidade das sementes foi realizada a cada quatro meses, por um período de 20 meses, utilizando as seguintes determinações: teor de água, teste de germinação, envelhecimento acelerado, deterioração controlada e emergência em solo + areia. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o revestimento de sementes reduz a velocidade, mas não afeta a taxa de germinação das sementes de pimentão antes do armazenamento; no entanto, as sementes revestidas deterioram mais rapidamente do que as não revestidas quando armazenadas em embalagem permeável. A natureza dos materiais de revestimento não influencia na qualidade das sementes de pimentão, quando armazenadas em embalagem impermeável.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222003000400006Revista Brasileira de Sementes v.25 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222003000400006info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,João AlmirPereira,Carlos EduardoGuimarães,Renato MendesVieira,Antonio RodriguesSilva,João Bosco Carvalho dapor2004-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222003000400006Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2004-06-30T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
title Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
spellingShingle Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
Oliveira,João Almir
revestimento
pimentão
sementes
qualidade
title_short Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
title_full Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
title_fullStr Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
title_full_unstemmed Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
title_sort Desempenho de sementes de pimentão revestidas com diferentes materiais
author Oliveira,João Almir
author_facet Oliveira,João Almir
Pereira,Carlos Eduardo
Guimarães,Renato Mendes
Vieira,Antonio Rodrigues
Silva,João Bosco Carvalho da
author_role author
author2 Pereira,Carlos Eduardo
Guimarães,Renato Mendes
Vieira,Antonio Rodrigues
Silva,João Bosco Carvalho da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,João Almir
Pereira,Carlos Eduardo
Guimarães,Renato Mendes
Vieira,Antonio Rodrigues
Silva,João Bosco Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv revestimento
pimentão
sementes
qualidade
topic revestimento
pimentão
sementes
qualidade
description A técnica de revestimento de sementes tem sido bastante utilizada, principalmente para as espécies que possuem sementes pequenas, como as olerícolas, forrageiras, florestais e ornamentais, pois além de aumentar o tamanho das mesmas para fins de semeadura direta, possibilita a aplicação de outros elementos essenciais ao bom desempenho da cultura em sua fase inicial. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo revestir sementes de pimentão com diferentes tipos de materiais e avaliar seu comportamento durante o armazenamento. Sementes tratadas ou não com Rovrin, na dosagem de 200g/100kg, foram submetidas ao pré-condicionamento, pela embebição das sementes em solução de KNO3 a -1,1MPa, em sistema aerado por cinco dias. Após secas, as sementes foram revestidas com uma mistura de areia + microcelulose e outra de calcário + microcelulose. As sementes revestidas, juntamente com as não revestidas, foram secadas e embaladas em envelopes de papel comum (embalagem permeável) e em papel laminado (embalagem impermeável) e armazenadas em condições de ambiente no Laboratório de Análise de Sementes da UFLA. A avaliação da qualidade das sementes foi realizada a cada quatro meses, por um período de 20 meses, utilizando as seguintes determinações: teor de água, teste de germinação, envelhecimento acelerado, deterioração controlada e emergência em solo + areia. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o revestimento de sementes reduz a velocidade, mas não afeta a taxa de germinação das sementes de pimentão antes do armazenamento; no entanto, as sementes revestidas deterioram mais rapidamente do que as não revestidas quando armazenadas em embalagem permeável. A natureza dos materiais de revestimento não influencia na qualidade das sementes de pimentão, quando armazenadas em embalagem impermeável.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222003000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222003000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222003000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.25 n.2 2003
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820946507595776