Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Sônia Aparecida dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva,Roberto Ferreira da, Pereira,Messias Gonzaga, Alves,Eduardo, Machado,José da Cruz, Borém,Flávio Meira, Guimarães,Renato Mendes, Marques,Elizabeth Rosemeire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Sementes (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200013
Resumo: A propagação do mamoeiro Carica papaya L. é realizada por meio de mudas oriundas das sementes. Apesar da importância da semente do mamoeiro para a formação dos pomares comerciais, estudos morfológicos e anatômicos neste sentido são raros. O presente trabalho descreve aspectos morfológicos e anatômicos das estruturas que constituem as sementes de dois genótipos do mamoeiro, Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45. Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45 pertencem aos dois grandes grupos 'Solo' e 'Formosa' respectivamente. Os referidos genótipos foram oriundos do banco de germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com Empresa Caliman Agrícola S.A. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG.Para a caracterização morfológica procedeu-se a dissecação e observação das estruturas utilizando bisturi, pinças e sexploradora sob microscópio estereoscópio. Para a caracterização anatômica utilizou-se a microscopia eletrônica de varredura. As amostras foram preparadas de acordo com a metodologia de rotina do Laboratório de Microscopia Eletrônica da UFLA e observadas a alto vácuo em diversos aumentos no microscópio Leo Evo 40, à distância de trabalho de 10 mm. As medições foram realizadas usando-se o Software Leo User Interface (versão Leo 3.2). Os estudos morfológicos permitiram identificar as estruturas que compõem a semente do mamoeiro e os estudos anatômicos permitiram observar a existência de diferenças estruturais e dimensionais entre as células dos dois genótipos estudados.
id ABTS-1_eb5df31d303ccb6369377da5128408ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31222009000200013
network_acronym_str ABTS-1
network_name_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository_id_str
spelling Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)Carica papaya L.morfologiaanatomiasementesA propagação do mamoeiro Carica papaya L. é realizada por meio de mudas oriundas das sementes. Apesar da importância da semente do mamoeiro para a formação dos pomares comerciais, estudos morfológicos e anatômicos neste sentido são raros. O presente trabalho descreve aspectos morfológicos e anatômicos das estruturas que constituem as sementes de dois genótipos do mamoeiro, Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45. Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45 pertencem aos dois grandes grupos 'Solo' e 'Formosa' respectivamente. Os referidos genótipos foram oriundos do banco de germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com Empresa Caliman Agrícola S.A. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG.Para a caracterização morfológica procedeu-se a dissecação e observação das estruturas utilizando bisturi, pinças e sexploradora sob microscópio estereoscópio. Para a caracterização anatômica utilizou-se a microscopia eletrônica de varredura. As amostras foram preparadas de acordo com a metodologia de rotina do Laboratório de Microscopia Eletrônica da UFLA e observadas a alto vácuo em diversos aumentos no microscópio Leo Evo 40, à distância de trabalho de 10 mm. As medições foram realizadas usando-se o Software Leo User Interface (versão Leo 3.2). Os estudos morfológicos permitiram identificar as estruturas que compõem a semente do mamoeiro e os estudos anatômicos permitiram observar a existência de diferenças estruturais e dimensionais entre as células dos dois genótipos estudados.Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200013Revista Brasileira de Sementes v.31 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)instacron:ABTS10.1590/S0101-31222009000200013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Sônia Aparecida dosSilva,Roberto Ferreira daPereira,Messias GonzagaAlves,EduardoMachado,José da CruzBorém,Flávio MeiraGuimarães,Renato MendesMarques,Elizabeth Rosemeirepor2009-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31222009000200013Revistahttp://www.abrates.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abrates@abrates.org.br1806-99750101-3122opendoar:2009-10-19T00:00Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
title Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
spellingShingle Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
Santos,Sônia Aparecida dos
Carica papaya L.
morfologia
anatomia
sementes
title_short Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
title_full Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
title_fullStr Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
title_full_unstemmed Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
title_sort Estudos morfo-anatômicos de sementes de dois genótipos de mamão(Carica papaya L.)
author Santos,Sônia Aparecida dos
author_facet Santos,Sônia Aparecida dos
Silva,Roberto Ferreira da
Pereira,Messias Gonzaga
Alves,Eduardo
Machado,José da Cruz
Borém,Flávio Meira
Guimarães,Renato Mendes
Marques,Elizabeth Rosemeire
author_role author
author2 Silva,Roberto Ferreira da
Pereira,Messias Gonzaga
Alves,Eduardo
Machado,José da Cruz
Borém,Flávio Meira
Guimarães,Renato Mendes
Marques,Elizabeth Rosemeire
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Sônia Aparecida dos
Silva,Roberto Ferreira da
Pereira,Messias Gonzaga
Alves,Eduardo
Machado,José da Cruz
Borém,Flávio Meira
Guimarães,Renato Mendes
Marques,Elizabeth Rosemeire
dc.subject.por.fl_str_mv Carica papaya L.
morfologia
anatomia
sementes
topic Carica papaya L.
morfologia
anatomia
sementes
description A propagação do mamoeiro Carica papaya L. é realizada por meio de mudas oriundas das sementes. Apesar da importância da semente do mamoeiro para a formação dos pomares comerciais, estudos morfológicos e anatômicos neste sentido são raros. O presente trabalho descreve aspectos morfológicos e anatômicos das estruturas que constituem as sementes de dois genótipos do mamoeiro, Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45. Sunrise Solo 783 e Formosa Roxo 45 pertencem aos dois grandes grupos 'Solo' e 'Formosa' respectivamente. Os referidos genótipos foram oriundos do banco de germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com Empresa Caliman Agrícola S.A. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG.Para a caracterização morfológica procedeu-se a dissecação e observação das estruturas utilizando bisturi, pinças e sexploradora sob microscópio estereoscópio. Para a caracterização anatômica utilizou-se a microscopia eletrônica de varredura. As amostras foram preparadas de acordo com a metodologia de rotina do Laboratório de Microscopia Eletrônica da UFLA e observadas a alto vácuo em diversos aumentos no microscópio Leo Evo 40, à distância de trabalho de 10 mm. As medições foram realizadas usando-se o Software Leo User Interface (versão Leo 3.2). Os estudos morfológicos permitiram identificar as estruturas que compõem a semente do mamoeiro e os estudos anatômicos permitiram observar a existência de diferenças estruturais e dimensionais entre as células dos dois genótipos estudados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222009000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-31222009000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes v.31 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Sementes (Online)
instname:Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron:ABTS
instname_str Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
instacron_str ABTS
institution ABTS
reponame_str Revista Brasileira de Sementes (Online)
collection Revista Brasileira de Sementes (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes (Online) - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES)
repository.mail.fl_str_mv ||abrates@abrates.org.br
_version_ 1754820948570144768