Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Juliane Cabral, Oliveira Junior, Raimundo Gonçalves, Ribeiro, Fernanda Pires Rodrigues de Almeida, Santos, Maria Rita Morais Chaves, Quintans Júnior, Lucindo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/477
Resumo: A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tecidual real ou potencial, sendo um problema de saúde pública mundial que causa um grande impacto econômico. O alívio ou cessar da dor é obtido pelo uso de analgésicos, porém, estes fármacos não estão dissociados de efeitos adversos importantes, justificando a busca por novas moléculas, dentre elas os alcaloides. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos e correlacionando à produção científica através dos artigos indexados. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil; bem como nas bases de dados ScienceDirect, SCOPUS e Scielo. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve uma redução de pedidos de patentes no ano de 2013, ao tempo em que neste ano 139 artigos foram indexados na base SCOPUS. Dentre os maiores depositários estão China e Estados Unidos. O Brasil não aparece como depositário, apesar de ser o oitavo país com maior número de artigos na base SCOPUS.
id AESPI-1_07650f8f5009cabdd21bdbd39256d1aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dorA dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tecidual real ou potencial, sendo um problema de saúde pública mundial que causa um grande impacto econômico. O alívio ou cessar da dor é obtido pelo uso de analgésicos, porém, estes fármacos não estão dissociados de efeitos adversos importantes, justificando a busca por novas moléculas, dentre elas os alcaloides. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos e correlacionando à produção científica através dos artigos indexados. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil; bem como nas bases de dados ScienceDirect, SCOPUS e Scielo. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve uma redução de pedidos de patentes no ano de 2013, ao tempo em que neste ano 139 artigos foram indexados na base SCOPUS. Dentre os maiores depositários estão China e Estados Unidos. O Brasil não aparece como depositário, apesar de ser o oitavo país com maior número de artigos na base SCOPUS.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAlmeida, Jackson Roberto Guedes da SilvaSilva, Juliane CabralOliveira Junior, Raimundo GonçalvesRibeiro, Fernanda Pires Rodrigues de AlmeidaSantos, Maria Rita Morais ChavesQuintans Júnior, Lucindo José2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/47710.7198/geintec.v5i3.477Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 3 (2015); 2284-22952237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/477/578info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:12.125Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
title Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
spellingShingle Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
title_short Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
title_full Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
title_fullStr Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
title_full_unstemmed Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
title_sort Prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor
author Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
author_facet Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
Silva, Juliane Cabral
Oliveira Junior, Raimundo Gonçalves
Ribeiro, Fernanda Pires Rodrigues de Almeida
Santos, Maria Rita Morais Chaves
Quintans Júnior, Lucindo José
author_role author
author2 Silva, Juliane Cabral
Oliveira Junior, Raimundo Gonçalves
Ribeiro, Fernanda Pires Rodrigues de Almeida
Santos, Maria Rita Morais Chaves
Quintans Júnior, Lucindo José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva
Silva, Juliane Cabral
Oliveira Junior, Raimundo Gonçalves
Ribeiro, Fernanda Pires Rodrigues de Almeida
Santos, Maria Rita Morais Chaves
Quintans Júnior, Lucindo José
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tecidual real ou potencial, sendo um problema de saúde pública mundial que causa um grande impacto econômico. O alívio ou cessar da dor é obtido pelo uso de analgésicos, porém, estes fármacos não estão dissociados de efeitos adversos importantes, justificando a busca por novas moléculas, dentre elas os alcaloides. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos e correlacionando à produção científica através dos artigos indexados. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil; bem como nas bases de dados ScienceDirect, SCOPUS e Scielo. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve uma redução de pedidos de patentes no ano de 2013, ao tempo em que neste ano 139 artigos foram indexados na base SCOPUS. Dentre os maiores depositários estão China e Estados Unidos. O Brasil não aparece como depositário, apesar de ser o oitavo país com maior número de artigos na base SCOPUS.
description A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tecidual real ou potencial, sendo um problema de saúde pública mundial que causa um grande impacto econômico. O alívio ou cessar da dor é obtido pelo uso de analgésicos, porém, estes fármacos não estão dissociados de efeitos adversos importantes, justificando a busca por novas moléculas, dentre elas os alcaloides. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides usados no tratamento da dor, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos e correlacionando à produção científica através dos artigos indexados. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil; bem como nas bases de dados ScienceDirect, SCOPUS e Scielo. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve uma redução de pedidos de patentes no ano de 2013, ao tempo em que neste ano 139 artigos foram indexados na base SCOPUS. Dentre os maiores depositários estão China e Estados Unidos. O Brasil não aparece como depositário, apesar de ser o oitavo país com maior número de artigos na base SCOPUS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/477
10.7198/geintec.v5i3.477
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/477
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i3.477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/477/578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 3 (2015); 2284-2295
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145210634240