Configuration of the relationship between universities, technologial incubators and parks in the State of Paraná
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1349 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a cooperação universidade-empresa no contexto de parques e incubadoras tecnológicos no Estado do Paraná. Para tanto, caracteriza-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário. As instituições participantes da pesquisa foram incubadoras e parques tecnológicos. Os resultados revelam que a relação entre universidades e incubadoras e parques tecnológicos encontra-se em estágio inicial. As principais atividades que evidenciam essa interação são palestras, workshops, conferências, treinamentos, registro de patentes e formação de redes. Ademais, há necessidade de superar algumas barreiras, como a falta de estímulo ao empreendedorismo pelas universidades e maior participação destas nos projetos desenvolvidos pelas incubadoras e parques tecnológicos. Esses resultados indicam ainda a importância de ações por parte de dirigentes de incubadoras e parques, bem como de núcleos de inovação tecnológica de universidades, voltadas a fortalecer a relação entre universidade-empresa. |
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Configuration of the relationship between universities, technologial incubators and parks in the State of Paranácooperação universidade-empresa; parques tecnológicos; incubadoras de empresas.Este artigo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a cooperação universidade-empresa no contexto de parques e incubadoras tecnológicos no Estado do Paraná. Para tanto, caracteriza-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário. As instituições participantes da pesquisa foram incubadoras e parques tecnológicos. Os resultados revelam que a relação entre universidades e incubadoras e parques tecnológicos encontra-se em estágio inicial. As principais atividades que evidenciam essa interação são palestras, workshops, conferências, treinamentos, registro de patentes e formação de redes. Ademais, há necessidade de superar algumas barreiras, como a falta de estímulo ao empreendedorismo pelas universidades e maior participação destas nos projetos desenvolvidos pelas incubadoras e parques tecnológicos. Esses resultados indicam ainda a importância de ações por parte de dirigentes de incubadoras e parques, bem como de núcleos de inovação tecnológica de universidades, voltadas a fortalecer a relação entre universidade-empresa. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualPinto, DanieliSartori, RejaneMachado, Hilka Pelizza Vier2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/134910.7198/geintec.v9i3.1349Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 3 (2019); 5008-50232237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1349/917Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1349Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:19.457Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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Este artigo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a cooperação universidade-empresa no contexto de parques e incubadoras tecnológicos no Estado do Paraná. Para tanto, caracteriza-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário. As instituições participantes da pesquisa foram incubadoras e parques tecnológicos. Os resultados revelam que a relação entre universidades e incubadoras e parques tecnológicos encontra-se em estágio inicial. As principais atividades que evidenciam essa interação são palestras, workshops, conferências, treinamentos, registro de patentes e formação de redes. Ademais, há necessidade de superar algumas barreiras, como a falta de estímulo ao empreendedorismo pelas universidades e maior participação destas nos projetos desenvolvidos pelas incubadoras e parques tecnológicos. Esses resultados indicam ainda a importância de ações por parte de dirigentes de incubadoras e parques, bem como de núcleos de inovação tecnológica de universidades, voltadas a fortalecer a relação entre universidade-empresa. |
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Este artigo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a cooperação universidade-empresa no contexto de parques e incubadoras tecnológicos no Estado do Paraná. Para tanto, caracteriza-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário. As instituições participantes da pesquisa foram incubadoras e parques tecnológicos. Os resultados revelam que a relação entre universidades e incubadoras e parques tecnológicos encontra-se em estágio inicial. As principais atividades que evidenciam essa interação são palestras, workshops, conferências, treinamentos, registro de patentes e formação de redes. Ademais, há necessidade de superar algumas barreiras, como a falta de estímulo ao empreendedorismo pelas universidades e maior participação destas nos projetos desenvolvidos pelas incubadoras e parques tecnológicos. Esses resultados indicam ainda a importância de ações por parte de dirigentes de incubadoras e parques, bem como de núcleos de inovação tecnológica de universidades, voltadas a fortalecer a relação entre universidade-empresa. |
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