Terpenos com aplicação cardiovascular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Américo Azevedo de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Sheyla Alves, Menezes Filho, José Evaldo Rodrigues de, Vasconcelos, Carla Maria Lins de, Serafini, Mairim Russo, Quintan Junior, Lucindo José, Estevam, Charles dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/497
Resumo: O uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é tão antigo quanto a própria existência humana. Desta maneira, a procura por moléculas com efetividade para aplicações cardiovasculares é uma alternativa para as pesquisas farmacológicas. Nesta gama de moléculas estão inseridos os terpenos, constituintes de óleos essenciais que estão contidos em todos os órgãos das plantas e que apresentam diversas aplicações farmacológicas, inclusive propriedades cardiovasculares. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma triagem nos depósitos de patentes sobre a aplicação cardiovascular de terpenos até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Escritório Europeu de Patentes, na Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Escritório Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. O maior número de pedidos de patentes encontrados foi no Escritório Americano de Marcas e Patentes. Os maiores depositantes foram Estados Unidos e China. Os maiores requerentes de propriedade intelectual foram empresas e pessoas físicas. O Brasil não apresentou pedido de registro de patente. A classificação internacional que mais ocorreu nessa prospecção foi a A61K.
id AESPI-1_08fd64b186dc65d07f2252f7c38ad5d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/497
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Terpenos com aplicação cardiovascularO uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é tão antigo quanto a própria existência humana. Desta maneira, a procura por moléculas com efetividade para aplicações cardiovasculares é uma alternativa para as pesquisas farmacológicas. Nesta gama de moléculas estão inseridos os terpenos, constituintes de óleos essenciais que estão contidos em todos os órgãos das plantas e que apresentam diversas aplicações farmacológicas, inclusive propriedades cardiovasculares. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma triagem nos depósitos de patentes sobre a aplicação cardiovascular de terpenos até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Escritório Europeu de Patentes, na Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Escritório Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. O maior número de pedidos de patentes encontrados foi no Escritório Americano de Marcas e Patentes. Os maiores depositantes foram Estados Unidos e China. Os maiores requerentes de propriedade intelectual foram empresas e pessoas físicas. O Brasil não apresentou pedido de registro de patente. A classificação internacional que mais ocorreu nessa prospecção foi a A61K.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSouza, Américo Azevedo deRodrigues, Sheyla AlvesMenezes Filho, José Evaldo Rodrigues deVasconcelos, Carla Maria Lins deSerafini, Mairim RussoQuintan Junior, Lucindo JoséEstevam, Charles dos Santos2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/49710.7198/geintec.v5i2.497Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 1948-19542237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/497/540info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/497Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:22.733Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Terpenos com aplicação cardiovascular
title Terpenos com aplicação cardiovascular
spellingShingle Terpenos com aplicação cardiovascular
Souza, Américo Azevedo de
title_short Terpenos com aplicação cardiovascular
title_full Terpenos com aplicação cardiovascular
title_fullStr Terpenos com aplicação cardiovascular
title_full_unstemmed Terpenos com aplicação cardiovascular
title_sort Terpenos com aplicação cardiovascular
author Souza, Américo Azevedo de
author_facet Souza, Américo Azevedo de
Rodrigues, Sheyla Alves
Menezes Filho, José Evaldo Rodrigues de
Vasconcelos, Carla Maria Lins de
Serafini, Mairim Russo
Quintan Junior, Lucindo José
Estevam, Charles dos Santos
author_role author
author2 Rodrigues, Sheyla Alves
Menezes Filho, José Evaldo Rodrigues de
Vasconcelos, Carla Maria Lins de
Serafini, Mairim Russo
Quintan Junior, Lucindo José
Estevam, Charles dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Américo Azevedo de
Rodrigues, Sheyla Alves
Menezes Filho, José Evaldo Rodrigues de
Vasconcelos, Carla Maria Lins de
Serafini, Mairim Russo
Quintan Junior, Lucindo José
Estevam, Charles dos Santos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é tão antigo quanto a própria existência humana. Desta maneira, a procura por moléculas com efetividade para aplicações cardiovasculares é uma alternativa para as pesquisas farmacológicas. Nesta gama de moléculas estão inseridos os terpenos, constituintes de óleos essenciais que estão contidos em todos os órgãos das plantas e que apresentam diversas aplicações farmacológicas, inclusive propriedades cardiovasculares. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma triagem nos depósitos de patentes sobre a aplicação cardiovascular de terpenos até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Escritório Europeu de Patentes, na Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Escritório Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. O maior número de pedidos de patentes encontrados foi no Escritório Americano de Marcas e Patentes. Os maiores depositantes foram Estados Unidos e China. Os maiores requerentes de propriedade intelectual foram empresas e pessoas físicas. O Brasil não apresentou pedido de registro de patente. A classificação internacional que mais ocorreu nessa prospecção foi a A61K.
description O uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é tão antigo quanto a própria existência humana. Desta maneira, a procura por moléculas com efetividade para aplicações cardiovasculares é uma alternativa para as pesquisas farmacológicas. Nesta gama de moléculas estão inseridos os terpenos, constituintes de óleos essenciais que estão contidos em todos os órgãos das plantas e que apresentam diversas aplicações farmacológicas, inclusive propriedades cardiovasculares. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma triagem nos depósitos de patentes sobre a aplicação cardiovascular de terpenos até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Escritório Europeu de Patentes, na Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Escritório Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. O maior número de pedidos de patentes encontrados foi no Escritório Americano de Marcas e Patentes. Os maiores depositantes foram Estados Unidos e China. Os maiores requerentes de propriedade intelectual foram empresas e pessoas físicas. O Brasil não apresentou pedido de registro de patente. A classificação internacional que mais ocorreu nessa prospecção foi a A61K.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/497
10.7198/geintec.v5i2.497
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/497
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i2.497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/497/540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 1948-1954
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145331220480