Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/558 |
Resumo: | Embora a atividade de comunicação social e particularmente o jornalismo sejam diretamente condicionados por estruturas e processos tecnológicos, o termo ‘inovação’ tem estado pouco presente nesses estudos científicos. Esse distanciamento é ainda mais significativo se considerarmos que o campo da comunicação se encontra dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, portanto mais próximo a uma dimensão prática e operacional do conhecimento. Da mesma forma, é significativo perceber que a constituição das indústrias de mídia a partir do século XIX teve, na tecnologia, um dos marcos fundamentais para estruturação dos grandes veículos de comunicação e suas rotinas de produção e circulação de produtos. O objetivo deste artigo é investigar as razões deste distanciamento, mesmo sendo o jornalismo uma atividade social que poderia se beneficiar diretamente da aplicação do conhecimento científico e, ao mesmo tempo possibilitar a compreensão de especificidades de processos inovativos no ambiente jornalístico. Buscaremos também demonstrar que, com um novo padrão produtivo baseado nas novas tecnologias da comunicação e da informação, o fator tecnológico tem sido estruturante das novas práticas, principalmente com a digitalização ampla de todas as dimensões do jornalismo e sua disponibilização em redes digitais online com crescente atuação social. Portanto, a inovação tecnológica é central nessas transformações, mas teoricamente frágil em uma perspectiva acadêmica. |
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Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitaisEmbora a atividade de comunicação social e particularmente o jornalismo sejam diretamente condicionados por estruturas e processos tecnológicos, o termo ‘inovação’ tem estado pouco presente nesses estudos científicos. Esse distanciamento é ainda mais significativo se considerarmos que o campo da comunicação se encontra dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, portanto mais próximo a uma dimensão prática e operacional do conhecimento. Da mesma forma, é significativo perceber que a constituição das indústrias de mídia a partir do século XIX teve, na tecnologia, um dos marcos fundamentais para estruturação dos grandes veículos de comunicação e suas rotinas de produção e circulação de produtos. O objetivo deste artigo é investigar as razões deste distanciamento, mesmo sendo o jornalismo uma atividade social que poderia se beneficiar diretamente da aplicação do conhecimento científico e, ao mesmo tempo possibilitar a compreensão de especificidades de processos inovativos no ambiente jornalístico. Buscaremos também demonstrar que, com um novo padrão produtivo baseado nas novas tecnologias da comunicação e da informação, o fator tecnológico tem sido estruturante das novas práticas, principalmente com a digitalização ampla de todas as dimensões do jornalismo e sua disponibilização em redes digitais online com crescente atuação social. Portanto, a inovação tecnológica é central nessas transformações, mas teoricamente frágil em uma perspectiva acadêmica.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualFranciscato, Carlos Eduardo2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/55810.7198/geintec.v4i4.558Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 4 (2014): Edição Especial - Inovação Tecnológica; 1329-13392237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/558/466info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/558Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:22.237Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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Embora a atividade de comunicação social e particularmente o jornalismo sejam diretamente condicionados por estruturas e processos tecnológicos, o termo ‘inovação’ tem estado pouco presente nesses estudos científicos. Esse distanciamento é ainda mais significativo se considerarmos que o campo da comunicação se encontra dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, portanto mais próximo a uma dimensão prática e operacional do conhecimento. Da mesma forma, é significativo perceber que a constituição das indústrias de mídia a partir do século XIX teve, na tecnologia, um dos marcos fundamentais para estruturação dos grandes veículos de comunicação e suas rotinas de produção e circulação de produtos. O objetivo deste artigo é investigar as razões deste distanciamento, mesmo sendo o jornalismo uma atividade social que poderia se beneficiar diretamente da aplicação do conhecimento científico e, ao mesmo tempo possibilitar a compreensão de especificidades de processos inovativos no ambiente jornalístico. Buscaremos também demonstrar que, com um novo padrão produtivo baseado nas novas tecnologias da comunicação e da informação, o fator tecnológico tem sido estruturante das novas práticas, principalmente com a digitalização ampla de todas as dimensões do jornalismo e sua disponibilização em redes digitais online com crescente atuação social. Portanto, a inovação tecnológica é central nessas transformações, mas teoricamente frágil em uma perspectiva acadêmica. |
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