Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giese, Ellen Cristine
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/517
Resumo: O desenvolvimento de processos biotecnológicos envolvendo o uso de enzimas ou células microbianas imobilizadas tem apresentado considerável destaque nos últimos anos, principalmente pelas vantagens que apresentam em termos de estabilidade e da possibilidade de reutilização em processos contínuos, implicando na facilidade de manuseio e redução dos custos de downstream. Devido à importância do uso de biocatalisadores imobilizados em diferentes áreas da biotecnologia, o objetivo deste trabalho foi analisar o potencial e evolução das competências tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) na última década. Entre os anos de 2005 e 2014, cerca de 800 patentes foram depositadas na Patenstcope, sendo a China o país que se destacou neste panorama mundial com 329 pedidos de patente, o que corresponde a 40,9% dos  pedidos de patentes localizados. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas aos micro-organismos ou enzimas e suas composições foram as preparações para finalidades médicas, ortodônticas e higiênicas; seguidas pelos processos fermentativos ou que utilizam enzimas para sintetizar compostos de interesse. Doravante esta prospecção de inovações tecnológicas utilizando biocatalisadores imobilizados, ficou evidente a necessidade do Brasil ampliar as políticas públicas de apoio à pesquisa básica após compreensão de como as possibilidades de inovações biotecnológicas podem promover o desenvolvimento econômico a partir do incentivo às instituições de ensino e de pesquisa.
id AESPI-1_188de33aac09cd5667604a8761391d3c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última décadaO desenvolvimento de processos biotecnológicos envolvendo o uso de enzimas ou células microbianas imobilizadas tem apresentado considerável destaque nos últimos anos, principalmente pelas vantagens que apresentam em termos de estabilidade e da possibilidade de reutilização em processos contínuos, implicando na facilidade de manuseio e redução dos custos de downstream. Devido à importância do uso de biocatalisadores imobilizados em diferentes áreas da biotecnologia, o objetivo deste trabalho foi analisar o potencial e evolução das competências tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) na última década. Entre os anos de 2005 e 2014, cerca de 800 patentes foram depositadas na Patenstcope, sendo a China o país que se destacou neste panorama mundial com 329 pedidos de patente, o que corresponde a 40,9% dos  pedidos de patentes localizados. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas aos micro-organismos ou enzimas e suas composições foram as preparações para finalidades médicas, ortodônticas e higiênicas; seguidas pelos processos fermentativos ou que utilizam enzimas para sintetizar compostos de interesse. Doravante esta prospecção de inovações tecnológicas utilizando biocatalisadores imobilizados, ficou evidente a necessidade do Brasil ampliar as políticas públicas de apoio à pesquisa básica após compreensão de como as possibilidades de inovações biotecnológicas podem promover o desenvolvimento econômico a partir do incentivo às instituições de ensino e de pesquisa.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualGiese, Ellen Cristine2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/51710.7198/geintec.v5i3.517Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 3 (2015); 2296-23072237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/517/579info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:30.373Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
title Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
spellingShingle Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
Giese, Ellen Cristine
title_short Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
title_full Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
title_fullStr Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
title_full_unstemmed Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
title_sort Biocatalisadores imobilizados: prospecção de inovações tecnológicas na última década
author Giese, Ellen Cristine
author_facet Giese, Ellen Cristine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giese, Ellen Cristine
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O desenvolvimento de processos biotecnológicos envolvendo o uso de enzimas ou células microbianas imobilizadas tem apresentado considerável destaque nos últimos anos, principalmente pelas vantagens que apresentam em termos de estabilidade e da possibilidade de reutilização em processos contínuos, implicando na facilidade de manuseio e redução dos custos de downstream. Devido à importância do uso de biocatalisadores imobilizados em diferentes áreas da biotecnologia, o objetivo deste trabalho foi analisar o potencial e evolução das competências tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) na última década. Entre os anos de 2005 e 2014, cerca de 800 patentes foram depositadas na Patenstcope, sendo a China o país que se destacou neste panorama mundial com 329 pedidos de patente, o que corresponde a 40,9% dos  pedidos de patentes localizados. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas aos micro-organismos ou enzimas e suas composições foram as preparações para finalidades médicas, ortodônticas e higiênicas; seguidas pelos processos fermentativos ou que utilizam enzimas para sintetizar compostos de interesse. Doravante esta prospecção de inovações tecnológicas utilizando biocatalisadores imobilizados, ficou evidente a necessidade do Brasil ampliar as políticas públicas de apoio à pesquisa básica após compreensão de como as possibilidades de inovações biotecnológicas podem promover o desenvolvimento econômico a partir do incentivo às instituições de ensino e de pesquisa.
description O desenvolvimento de processos biotecnológicos envolvendo o uso de enzimas ou células microbianas imobilizadas tem apresentado considerável destaque nos últimos anos, principalmente pelas vantagens que apresentam em termos de estabilidade e da possibilidade de reutilização em processos contínuos, implicando na facilidade de manuseio e redução dos custos de downstream. Devido à importância do uso de biocatalisadores imobilizados em diferentes áreas da biotecnologia, o objetivo deste trabalho foi analisar o potencial e evolução das competências tecnológicas através da análise das patentes depositadas na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) na última década. Entre os anos de 2005 e 2014, cerca de 800 patentes foram depositadas na Patenstcope, sendo a China o país que se destacou neste panorama mundial com 329 pedidos de patente, o que corresponde a 40,9% dos  pedidos de patentes localizados. As principais áreas de destaque em tecnologias correlatas aos micro-organismos ou enzimas e suas composições foram as preparações para finalidades médicas, ortodônticas e higiênicas; seguidas pelos processos fermentativos ou que utilizam enzimas para sintetizar compostos de interesse. Doravante esta prospecção de inovações tecnológicas utilizando biocatalisadores imobilizados, ficou evidente a necessidade do Brasil ampliar as políticas públicas de apoio à pesquisa básica após compreensão de como as possibilidades de inovações biotecnológicas podem promover o desenvolvimento econômico a partir do incentivo às instituições de ensino e de pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/517
10.7198/geintec.v5i3.517
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/517
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i3.517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/517/579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 3 (2015); 2296-2307
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145549324288