Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764 |
Resumo: | O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema. |
id |
AESPI-1_1f77075a35c401990d9aaf799fe73c56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqPacheco, Diego Augusto de JesusBarros, Roger2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/76410.7198/geintec.v6i2.764Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3019-30342237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764/651info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:16.377Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
title |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
spellingShingle |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho Pacheco, Diego Augusto de Jesus |
title_short |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
title_full |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
title_fullStr |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
title_full_unstemmed |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
title_sort |
Gestão de serviços de saúde: uma abordagem para melhoria do desempenho |
author |
Pacheco, Diego Augusto de Jesus |
author_facet |
Pacheco, Diego Augusto de Jesus Barros, Roger |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Roger |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Diego Augusto de Jesus Barros, Roger |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema. |
description |
O principal objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de matriz de importância e desempenho de Slack (1994) para compreender os aspectos de competitividade de uma entidade prestadora de serviços de saúde pública que tem como principais clientes hospitais públicos. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por questionários semiestruturados com gestores e clientes, nos quais se buscou identificar a importância avaliada pelos clientes e o desempenho da empresa em diferentes critérios competitivos. Os resultados ajudaram a esclarecer, sob o ponto de vista da entidade, os pontos que necessitam de ações no longo e curto prazo, gerando informações que podem influenciar diretamente na tomada de decisão pelos gestores da instituição. A abordagem permitiu identificar os critérios competitivos em que a entidade não atende às expectativas dos hospitais conveniados. O estudo contribui para ampliar o uso de abordagens válidas para a melhoria da gestão de saúde pública ao validar a aplicação e demonstrou a necessidade de mais pesquisas no tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764 10.7198/geintec.v6i2.764 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v6i2.764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/764/651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3019-3034 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121143704879104 |