Marketing de relacionamento: análise da percepção dos alunos de uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Marcia Rohr
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santini, Fernando, Severo, Eliana Andrea, Camargo, Maria Emilia, Lenz, Geanderson Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/79
Resumo: O marketing oferece uma vasta gama de possibilidades que servem para as organizações buscarem competir no mercado em que atuam. É perceptível esta importância também para as instituições cujo negócio é a educação. O marketing de relacionamento é essencial para que a relação entre as instituições de ensino e alunos seja efetuada. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo analisar a percepção do nível de relacionamento dos alunos em uma Faculdade da Serra Gaúcha. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa descritiva utilizando como base a escala de Wilson e Vlosky (1997). Esta escala, na pesquisa foi composta pelas seguintes dimensões: a) dependência da faculdade; b) comparação com demais faculdades, onde seria demonstrado o quanto o aluno percebe que a faculdade é estrategicamente importante para ele; c) investimentos no relacionamento, etapa esta que propõem que o encerramento do relacionamento causará transtorno para o aluno; d) confiança, sendo apresentado pelos alunos como percebem a preocupação e confiança demonstrada pela Faculdade em relação aos seus alunos; e e) comprometimento, sendo relacionado a ambição de manter o relacionamento ao longo do tempo. Os resultados da investigação demonstraram uma percepção importante no nível de relacionamento entre a IES e os alunos pesquisados considerando as médias obtidas após a tabulação dos questionários. Observou-se também uma maior percepção de relacionamento das dimensões comprometimento seguido por confiança, investimento no relacionamento, dependência da faculdade e comparação com as demais faculdades.
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