Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adonias Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Paula Maria de Almeida, Santos, Wilmara de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
DOI: 10.7198/geintec.v6i2.865
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/865
Resumo: Eugenia uniflora, pertencente à família Myrtaceae, é uma espécie arbórea, nativa do Bioma Mata Atlântica e conhecida no Brasil como pitangueira. É uma planta de frutos comestíveis, o chá das folhas tem aplicação na medicina popular como hipotensor, antigota, estomáquico e hipoglicemiante. Explorada pelas indústrias alimentícias, cosméticas e medicinais, é alvo de contínuos estudos em relação à composição química do óleo essencial. Este trabalho é uma prospecção e tem como objetivos mapear as pesquisas patenteadas referentes à pitangueira. A prospecção foi realizada com base nos pedidos de patentes depositadas no European Patent Office (EPO), na World Intellectual Property Organization (WIPO), no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) com coleta de dados nos meses de agosto e setembro de 2015. USPTO foi a base de dados que apresentou o maior número de pedidos patentes e o INPI apresentou um número pouco expressivo envolvendo a E. uniflora. No período de 2006 a 2015 observou-se, de modo geral, um aumento no número de pedido de patentes, verificou-se ainda que os Estados Unidos é o maior detentor de patentes, com destaque para as seções A (Necessidades Humanas) e C (Química; Metalurgia) da classificação internacional de patentes.
id AESPI-1_45dd815525de8be7fa70724bb1a137f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)Eugenia uniflora, pertencente à família Myrtaceae, é uma espécie arbórea, nativa do Bioma Mata Atlântica e conhecida no Brasil como pitangueira. É uma planta de frutos comestíveis, o chá das folhas tem aplicação na medicina popular como hipotensor, antigota, estomáquico e hipoglicemiante. Explorada pelas indústrias alimentícias, cosméticas e medicinais, é alvo de contínuos estudos em relação à composição química do óleo essencial. Este trabalho é uma prospecção e tem como objetivos mapear as pesquisas patenteadas referentes à pitangueira. A prospecção foi realizada com base nos pedidos de patentes depositadas no European Patent Office (EPO), na World Intellectual Property Organization (WIPO), no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) com coleta de dados nos meses de agosto e setembro de 2015. USPTO foi a base de dados que apresentou o maior número de pedidos patentes e o INPI apresentou um número pouco expressivo envolvendo a E. uniflora. No período de 2006 a 2015 observou-se, de modo geral, um aumento no número de pedido de patentes, verificou-se ainda que os Estados Unidos é o maior detentor de patentes, com destaque para as seções A (Necessidades Humanas) e C (Química; Metalurgia) da classificação internacional de patentes.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCarvalho, Adonias AlmeidaSantos, Paula Maria de AlmeidaSantos, Wilmara de Carvalho2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/86510.7198/geintec.v6i2.865Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3109-31202237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/865/690info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:12.09Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
title Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
spellingShingle Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
Carvalho, Adonias Almeida
Carvalho, Adonias Almeida
title_short Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
title_full Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
title_fullStr Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
title_full_unstemmed Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
title_sort Prospecção tecnológica de Eugenia Uniflora l. (Myrtaceae)
author Carvalho, Adonias Almeida
author_facet Carvalho, Adonias Almeida
Carvalho, Adonias Almeida
Santos, Paula Maria de Almeida
Santos, Wilmara de Carvalho
Santos, Paula Maria de Almeida
Santos, Wilmara de Carvalho
author_role author
author2 Santos, Paula Maria de Almeida
Santos, Wilmara de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adonias Almeida
Santos, Paula Maria de Almeida
Santos, Wilmara de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Eugenia uniflora, pertencente à família Myrtaceae, é uma espécie arbórea, nativa do Bioma Mata Atlântica e conhecida no Brasil como pitangueira. É uma planta de frutos comestíveis, o chá das folhas tem aplicação na medicina popular como hipotensor, antigota, estomáquico e hipoglicemiante. Explorada pelas indústrias alimentícias, cosméticas e medicinais, é alvo de contínuos estudos em relação à composição química do óleo essencial. Este trabalho é uma prospecção e tem como objetivos mapear as pesquisas patenteadas referentes à pitangueira. A prospecção foi realizada com base nos pedidos de patentes depositadas no European Patent Office (EPO), na World Intellectual Property Organization (WIPO), no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) com coleta de dados nos meses de agosto e setembro de 2015. USPTO foi a base de dados que apresentou o maior número de pedidos patentes e o INPI apresentou um número pouco expressivo envolvendo a E. uniflora. No período de 2006 a 2015 observou-se, de modo geral, um aumento no número de pedido de patentes, verificou-se ainda que os Estados Unidos é o maior detentor de patentes, com destaque para as seções A (Necessidades Humanas) e C (Química; Metalurgia) da classificação internacional de patentes.
description Eugenia uniflora, pertencente à família Myrtaceae, é uma espécie arbórea, nativa do Bioma Mata Atlântica e conhecida no Brasil como pitangueira. É uma planta de frutos comestíveis, o chá das folhas tem aplicação na medicina popular como hipotensor, antigota, estomáquico e hipoglicemiante. Explorada pelas indústrias alimentícias, cosméticas e medicinais, é alvo de contínuos estudos em relação à composição química do óleo essencial. Este trabalho é uma prospecção e tem como objetivos mapear as pesquisas patenteadas referentes à pitangueira. A prospecção foi realizada com base nos pedidos de patentes depositadas no European Patent Office (EPO), na World Intellectual Property Organization (WIPO), no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) com coleta de dados nos meses de agosto e setembro de 2015. USPTO foi a base de dados que apresentou o maior número de pedidos patentes e o INPI apresentou um número pouco expressivo envolvendo a E. uniflora. No período de 2006 a 2015 observou-se, de modo geral, um aumento no número de pedido de patentes, verificou-se ainda que os Estados Unidos é o maior detentor de patentes, com destaque para as seções A (Necessidades Humanas) e C (Química; Metalurgia) da classificação internacional de patentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/865
10.7198/geintec.v6i2.865
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/865
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/865/690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3109-3120
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822063981539360768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.865