O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/103
Resumo: Resumo O presente trabalho tem por objetivo descrever a trajetória do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implantado no município de Santo Ângelo, RS, no ano de 1984. A relevância do trabalho evidencia-se não só pelo resgate histórico deste importante instrumento democrático de gestão ambiental em âmbito municipal, como também pelo seu significado no contexto da gestão pública do Estado visto que este foi o primeiro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente implantado no Rio Grande do Sul. Este fato se deu antes mesmo da instalação da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fepam, ocorrida a 4 de dezembro de 1991 e do próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis criado no dia 22 de fevereiro de 1989. Para sua consecução realizou-se pesquisa bibliográfica reflexiva e pesquisa documental. Como resultados principais destaca-se o alto nível de inserção e credibilidade que este conselho possui no seio da comunidade santo-angelense; a melhoria da gestão ambiental local, a elevação do nível de consciência social e promoção da melhoria da qualidade de vida no âmbito municipal, resultante do significativo trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes deste conselho desde a sua implantação.  
id AESPI-1_4a71713a11763011264840470e01af41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhadaResumo O presente trabalho tem por objetivo descrever a trajetória do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implantado no município de Santo Ângelo, RS, no ano de 1984. A relevância do trabalho evidencia-se não só pelo resgate histórico deste importante instrumento democrático de gestão ambiental em âmbito municipal, como também pelo seu significado no contexto da gestão pública do Estado visto que este foi o primeiro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente implantado no Rio Grande do Sul. Este fato se deu antes mesmo da instalação da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fepam, ocorrida a 4 de dezembro de 1991 e do próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis criado no dia 22 de fevereiro de 1989. Para sua consecução realizou-se pesquisa bibliográfica reflexiva e pesquisa documental. Como resultados principais destaca-se o alto nível de inserção e credibilidade que este conselho possui no seio da comunidade santo-angelense; a melhoria da gestão ambiental local, a elevação do nível de consciência social e promoção da melhoria da qualidade de vida no âmbito municipal, resultante do significativo trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes deste conselho desde a sua implantação.  API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualNogueira, Carmen Regina Dorneles2013-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/10310.7198/geintec.v3i1.103Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 1 (2013); 103-1122237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/103/170info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:23.69Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
title O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
spellingShingle O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
Nogueira, Carmen Regina Dorneles
title_short O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
title_full O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
title_fullStr O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
title_full_unstemmed O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
title_sort O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada
author Nogueira, Carmen Regina Dorneles
author_facet Nogueira, Carmen Regina Dorneles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Carmen Regina Dorneles
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo O presente trabalho tem por objetivo descrever a trajetória do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implantado no município de Santo Ângelo, RS, no ano de 1984. A relevância do trabalho evidencia-se não só pelo resgate histórico deste importante instrumento democrático de gestão ambiental em âmbito municipal, como também pelo seu significado no contexto da gestão pública do Estado visto que este foi o primeiro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente implantado no Rio Grande do Sul. Este fato se deu antes mesmo da instalação da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fepam, ocorrida a 4 de dezembro de 1991 e do próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis criado no dia 22 de fevereiro de 1989. Para sua consecução realizou-se pesquisa bibliográfica reflexiva e pesquisa documental. Como resultados principais destaca-se o alto nível de inserção e credibilidade que este conselho possui no seio da comunidade santo-angelense; a melhoria da gestão ambiental local, a elevação do nível de consciência social e promoção da melhoria da qualidade de vida no âmbito municipal, resultante do significativo trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes deste conselho desde a sua implantação.  
description Resumo O presente trabalho tem por objetivo descrever a trajetória do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implantado no município de Santo Ângelo, RS, no ano de 1984. A relevância do trabalho evidencia-se não só pelo resgate histórico deste importante instrumento democrático de gestão ambiental em âmbito municipal, como também pelo seu significado no contexto da gestão pública do Estado visto que este foi o primeiro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente implantado no Rio Grande do Sul. Este fato se deu antes mesmo da instalação da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fepam, ocorrida a 4 de dezembro de 1991 e do próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis criado no dia 22 de fevereiro de 1989. Para sua consecução realizou-se pesquisa bibliográfica reflexiva e pesquisa documental. Como resultados principais destaca-se o alto nível de inserção e credibilidade que este conselho possui no seio da comunidade santo-angelense; a melhoria da gestão ambiental local, a elevação do nível de consciência social e promoção da melhoria da qualidade de vida no âmbito municipal, resultante do significativo trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes deste conselho desde a sua implantação.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/103
10.7198/geintec.v3i1.103
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/103
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i1.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/103/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 1 (2013); 103-112
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144000577536