Orientação para aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional sob a ótica de empresas internacionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werlang, Nathalia Berger
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Orth, Daiane Follman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/866
Resumo: A orientação para aprendizagem e a inovatividade organizacional vem contribuindo para que as empresas obtenham melhor desempenho organizacional. Afirma-se que estes elementos são importantes para que a empresa torne-se inovadora e receba destaque no mercado. Este trabalho teve como objetivo identificar a importância da orientação para aprendizagem e da inovatividade para o desempenho organizacional de empresas internacionalizadas do Estado de Santa Catarina. Para atingir os objetivos propostos por esta pesquisa, foi utilizada a abordagem quantitativa e descritiva. Para a coleta de dados, adotou-se a técnica survey, e como ferramenta de aplicação, foi empregado o questionário de Likert 5 pontos. Obteve-se como amostra final da pesquisa 15 questionários válidos, tabulados com o auxílio do Google Drive e Microsoft Excel. Para análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e univariada com auxílio do software IBM SPSS Statistics 21.0. Os resultados apontam que as empresas exportadoras encontram-se no município de Joinville, são indústrias que atuam principalmente no setor de têxteis/ calçado/moda e madeira/mobiliário. As empresas em sua maioria exportam para o Paraguai e Uruguai, por meio da exportação direta, utilizando a modalidade de transporte rodoviário. Quanto a orientação para aprendizagem, pode-se concluir que o gestor possui acesso aos dados que precisa para desempenhar o trabalho de maneira eficiente e eficaz. As dimensões da inovatividade organizacional com maior destaque foram a criatividade, abertura para mudanças, orientação futura e proatividade. Finalizando, pode-se afirmar que os gestores encontram-se satisfeitos com o desempenho organizacional dos seus negócios.
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