Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adriana Rolim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Custórdio, Challyany Sabino, Mesquita, Yara Nara Guilherme, Morais, Arlândia Cristina Lima Nobre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/433
Resumo: Plectranthus barbatus, (malva-santa), é utilizado pela população para o tratamento de distúrbios gástricos e está incluído no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação gastroprotetora de dois fitoterápicos à base de Plectranthus barbatus disponibilizado à população por farmácias vivas do estado do Ceará. Diferentes grupos de camundongos Swiss  (n=8) receberam doses orais das tinturas de malva-santa a 20% (0,2ml/animal), extratos secos da tintura (5 – 20 mg/0,1ml/animal) ou cimetidina (40 mg/kg). A lesão gástrica foi induzida pela administração de etanol absoluto (0,2ml/animal/v.o). As áreas, total e lesionada, do estômago foram determinadas por planimetria e expressa em termos de porcentagem. Plectranthus barbatus mostrou ação gastroprotetora em todas as concentrações analisadas, reduzindo significativamente a área lesionada pela administração do etanol absoluto. As tinturas analisadas revelaram semelhança fitoquímica qualitativa no perfil cromatográfico. Nesse contexto, o presente estudo demonstrou a eficácia do fitoterápico à base de Plectranthus barbatus. Este trabalho é o primeiro a demonstrar a ação gastroprotetora do Plectranthus barbatus (malva-santa) na forma de fitoterápico que agora é reconhecido pelo Serviço Único de Saúde e faz parte da assistência farmacêutica no Brasil.
id AESPI-1_5ab8a685502448ea97b736365fc20efe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)Plectranthus barbatus, (malva-santa), é utilizado pela população para o tratamento de distúrbios gástricos e está incluído no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação gastroprotetora de dois fitoterápicos à base de Plectranthus barbatus disponibilizado à população por farmácias vivas do estado do Ceará. Diferentes grupos de camundongos Swiss  (n=8) receberam doses orais das tinturas de malva-santa a 20% (0,2ml/animal), extratos secos da tintura (5 – 20 mg/0,1ml/animal) ou cimetidina (40 mg/kg). A lesão gástrica foi induzida pela administração de etanol absoluto (0,2ml/animal/v.o). As áreas, total e lesionada, do estômago foram determinadas por planimetria e expressa em termos de porcentagem. Plectranthus barbatus mostrou ação gastroprotetora em todas as concentrações analisadas, reduzindo significativamente a área lesionada pela administração do etanol absoluto. As tinturas analisadas revelaram semelhança fitoquímica qualitativa no perfil cromatográfico. Nesse contexto, o presente estudo demonstrou a eficácia do fitoterápico à base de Plectranthus barbatus. Este trabalho é o primeiro a demonstrar a ação gastroprotetora do Plectranthus barbatus (malva-santa) na forma de fitoterápico que agora é reconhecido pelo Serviço Único de Saúde e faz parte da assistência farmacêutica no Brasil. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCampos, Adriana RolimCustórdio, Challyany SabinoMesquita, Yara Nara GuilhermeMorais, Arlândia Cristina Lima Nobre de2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/43310.7198/geintec.v5i2.433Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2051-20572237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/433/548info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:42.134Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
title Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
spellingShingle Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
Campos, Adriana Rolim
title_short Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
title_full Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
title_fullStr Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
title_full_unstemmed Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
title_sort Efeito gastroprotetor de fitoterápicos à base de Plectranthus Barbatus (Malva-Santa)
author Campos, Adriana Rolim
author_facet Campos, Adriana Rolim
Custórdio, Challyany Sabino
Mesquita, Yara Nara Guilherme
Morais, Arlândia Cristina Lima Nobre de
author_role author
author2 Custórdio, Challyany Sabino
Mesquita, Yara Nara Guilherme
Morais, Arlândia Cristina Lima Nobre de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Adriana Rolim
Custórdio, Challyany Sabino
Mesquita, Yara Nara Guilherme
Morais, Arlândia Cristina Lima Nobre de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Plectranthus barbatus, (malva-santa), é utilizado pela população para o tratamento de distúrbios gástricos e está incluído no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação gastroprotetora de dois fitoterápicos à base de Plectranthus barbatus disponibilizado à população por farmácias vivas do estado do Ceará. Diferentes grupos de camundongos Swiss  (n=8) receberam doses orais das tinturas de malva-santa a 20% (0,2ml/animal), extratos secos da tintura (5 – 20 mg/0,1ml/animal) ou cimetidina (40 mg/kg). A lesão gástrica foi induzida pela administração de etanol absoluto (0,2ml/animal/v.o). As áreas, total e lesionada, do estômago foram determinadas por planimetria e expressa em termos de porcentagem. Plectranthus barbatus mostrou ação gastroprotetora em todas as concentrações analisadas, reduzindo significativamente a área lesionada pela administração do etanol absoluto. As tinturas analisadas revelaram semelhança fitoquímica qualitativa no perfil cromatográfico. Nesse contexto, o presente estudo demonstrou a eficácia do fitoterápico à base de Plectranthus barbatus. Este trabalho é o primeiro a demonstrar a ação gastroprotetora do Plectranthus barbatus (malva-santa) na forma de fitoterápico que agora é reconhecido pelo Serviço Único de Saúde e faz parte da assistência farmacêutica no Brasil.
description Plectranthus barbatus, (malva-santa), é utilizado pela população para o tratamento de distúrbios gástricos e está incluído no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação gastroprotetora de dois fitoterápicos à base de Plectranthus barbatus disponibilizado à população por farmácias vivas do estado do Ceará. Diferentes grupos de camundongos Swiss  (n=8) receberam doses orais das tinturas de malva-santa a 20% (0,2ml/animal), extratos secos da tintura (5 – 20 mg/0,1ml/animal) ou cimetidina (40 mg/kg). A lesão gástrica foi induzida pela administração de etanol absoluto (0,2ml/animal/v.o). As áreas, total e lesionada, do estômago foram determinadas por planimetria e expressa em termos de porcentagem. Plectranthus barbatus mostrou ação gastroprotetora em todas as concentrações analisadas, reduzindo significativamente a área lesionada pela administração do etanol absoluto. As tinturas analisadas revelaram semelhança fitoquímica qualitativa no perfil cromatográfico. Nesse contexto, o presente estudo demonstrou a eficácia do fitoterápico à base de Plectranthus barbatus. Este trabalho é o primeiro a demonstrar a ação gastroprotetora do Plectranthus barbatus (malva-santa) na forma de fitoterápico que agora é reconhecido pelo Serviço Único de Saúde e faz parte da assistência farmacêutica no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/433
10.7198/geintec.v5i2.433
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/433
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i2.433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/433/548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2051-2057
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144425250816